Barra Urgente

Barra Urgente


Resultado da busca pelo arquivo de "01/2018"

Guanambi: Jovem é preso em flagrante acusado de trafico de drogas

Terça | 23.01.2018 | 20h55
Autor: Barra Urgente


Foto: Divulgação | Polícia Civil

Na noite desta segunda-feira (21), policiais do Serviço de Inteligência da Policia Civil da 22ª Coordenadoria Regional de Policia do Interior faziam patrulhamento quando identificaram um homem em atitude suspeita. Ao abordarem ele, foram encontrados 19 tabletes de maconha, balança de precisão, celulares, baterias. O jovem de 21 anos foi autuado em flagrante e encaminhado para a carceragem da cidade onde está a disposição da justiça.

Bom Jesus da Lapa: Prefeitura firma TAC com MP-BA para proteção da Gruta da Lapa

Terça | 23.01.2018 | 19h00


Foto: Reprodução / Trip Advisor

A fim de preservar a região da Gruta da Lapa no município de Bom de Jesus da Lapa, a prefeitura local e o Ministério Público da Bahia (MP-BA) firmaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Com o documento, a gestão municipal se compromete a impedir novas construções em desacordo com as normas da região, promover o tombamento da gruta, elaborar o mapa do centro histórico e realizar campanhas educativas. Para a promotora de Justiça Regional Ambiental, Luciana Espinheira Khoury, o TAC foi um avanço para a proteção do patrimônio histórico da cidade. "O município já possui uma lei específica de proteção da gruta, que limita as construções. Mas, para que isso seja respeitado, a prefeitura precisa fiscalizar e isso é garantido pelo TAC", afirmou. Ela aponta que essas constantes irregularidades são responsáveis pela perda de parte significativa da história do município. De acordo com o MP-BA, o TAC foi firmado com base em inspeções feitas pelo órgão durante a 36ª Fiscalização Preventiva Integrada (FPI). Além disso, um inquérito civil havia sido aberto para apurar agressões e construções irregulares, "totalmente contrárias" aos parâmetros estabelecidos em lei e sem fiscalização.

Malária tem 21 casos no sul do estado; número é maior que média anual de toda a Bahia

Terça | 23.01.2018 | 18h00


Foto: Reprodução / Forte da Notícia

Cresceu o número de casos de malária confirmados na zona rural de Wenceslau Guimarães, no Baixo Sul do Estado. De acordo com a Secretaria de Saúde Pública do Estado (Sesab), 21 pessoas foram contaminadas e um óbito foi registrado. Até a última sexta-feira (19), 9 casos tinham sido confirmados pelo órgão. O número de contaminados no município já é superior ao de casos registrados no estado no último ano.  Entre 2007 e 2016, foram 185 registros de malária - média de 18,5 casos por ano - em toda a Bahia. Em 2017, nove casos foram notificados, sendo oito em Salvador, em que todos os pacientes contraíram a doença em outras localidades, dentre elas o estado do Amazonas e países como Filipinas, Congo, Costa do Marfim e Angola. O último registro baiano da doença autóctone, ou seja, que surgiu no local onde foi manifestada, ocorreu em 2010, quando dois casos foram registrados em Porto Seguro. De 2007 a 2017 a Bahia teve foi 193 confirmações, mas todos casos importados (a pessoa contraiu a doença em outro local). Com o “surto localizado” de malária na região sul, a Sesab fez uma intervenção imediata para evitar a proliferação da doença. Técnicos da vigilância à saúde estão no local fazendo busca ativa de casos, trabalho de educação em saúde com a população. Está sendo feita também a borrifação nas casas da localidade e pesquisa entomológica. Os moradores do município devem ficar atentos aos sintomas da doença e procurar uma unidade médica em caso de mal-estar, calafrios, seguido de suor intenso e prostração, sintomas característicos da doença. A malária é uma doença infecciosa causada pelo parasita Plasmodium. É transmitida pela picada do mosquito de gênero Anopheles ou por contato pelo sangue, como o compartilhamento de seringas. Nos quadros mais graves, pessoas com a doença podem apresentar quadro grave de anemia, potencialmente fatal.

IPCA-15 fica em 0,39% em janeiro, ante 0,35% em dezembro, revela IBGE

Terça | 23.01.2018 | 17h00


O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - 15 (IPCA-15) registrou alta de 0,39% em janeiro, após ter avançado 0,35% em dezembro de 2017, informou na manhã desta terça-feira, 26, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado ficou dentro do intervalo das estimativas dos analistas do mercado financeiro consultados pelo Projeções Broadcast, que esperavam uma alta entre 0,33% e 0,50%, e abaixo da mediana prevista (0,42%).Com o resultado agora anunciado, o IPCA-15 acumulou nos 12 meses encerrados em janeiro alta de 3,02%, segundo o IBGE. No mês de janeiro do ano passado, o IPCA-15 havia sido de 0,31%.

Após inundações, governo decreta situação de emergência em Vitória da Conquista

Terça | 23.01.2018 | 16h00


Por conta dos estragos causados pela chuva em Vitória da Conquista neste início de ano, o governador Rui Costa (PT) declarou situação de emergência por 90 dias nas áreas afetadas pelo município. A decisão, publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (23), homologa o decreto já feito pelo prefeito Herzem Gusmão (PMDB), no dia 4 de janeiro. No entanto, a determinação municipal é válida por 180 dias, sob a justificativa de que a cidade "não conta com um sistema eficiente de drenagem e, por esta razão, os danos causados pelas enxurradas são expressivamente amplificados". De acordo com o texto, o governador considerou as informações passadas pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec) e também os "danos decorrentes das inundações que estão a afetar as atividades econômicas e a atingir a população do município". As tempestades que acometeram Vitória da Conquista nos primeiros dias do ano alagaram ruas, arrastaram carros e derrubaram árvores. A sede da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), na Rua Siqueira Campos, precisou suspender o atendimento, pois a chuva danificou a estrutura física e equipamentos da loja.

Aprovado o projeto do parque da cidade em Brumado

Terça | 23.01.2018 | 15h00


Brumado já tem o projeto de um parque para cidade aprovado junto à Caixa Econômica Federal. Em busca de uma cidade mais bonita e com novas opções de lazer, a prefeitura de Brumado está colocando em prática mais uma obra para o desenvolvimento do município. O processo licitatório já está aberto para a contratação da empresa responsável pela construção do parque.

Sisu 2018 abre inscrições para 239 mil vagas em universidades públicas

Terça | 23.01.2018 | 14h00


As inscrições para a edição do primeiro semestre de 2018 do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) começaram por volta da 0h desta terça-feira (23) no site do MEC (Ministério da Educação). No total, são oferecidas 239.601 vagas em 130 instituições públicas de ensino superior federais e estaduais – universidades, institutos, centros universitários, faculdades e centros de educação tecnológica. Para se inscrever, os candidatos devem ter participado em 2017 do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e não ter zerado a redação. Os estudantes precisam entrar no site, informar o número de inscrição do Enem e a senha cadastrada no site. Não é cobrado taxas. As inscrições terminam às 23h59 da próxima sexta-feira (26). O Sisu foi desenvolvido pelo ministério para selecionar candidatos às vagas das instituições públicas de ensino superior que utilizarão a nota do Enem como única fase de seu processo seletivo. A seleção é feita com base na nota obtida pelo candidato. No site do MEC, o estudante pode consultar as vagas disponíveis, pesquisando as instituições e os seus respectivos cursos participantes. O sistema mostra durante o período de inscrição uma nota de corte parcial diariamente com base no número de vagas disponíveis e as notas do inscritos.

Brumado: Sorteio eletrônico para vagas das escolas municipais é realizado

Terça | 23.01.2018 | 13h39
Autor: Barra Urgente


Foi realizado, na manhã desta terça-feira (23), no auditório da Prefeitura Municipal de Brumado, o sorteio para as vagas para os Colégios municipais na cidade. O sorteio aconteceu com a presença de representantes da prefeitura municipal de Brumado, Ministério Público e imprensa. A lista, distribuída por escolas, com os nomes das crianças pode ser acessado aqui.

Conquista: Homem sofre infarto dentro de ônibus durante manifestação na BR-116 e morre

Terça | 23.01.2018 | 13h00
Autor: Barra Urgente


Foto: Blog do Rodrigo Ferraz

Durante as manifestações ocorridas na manhã desta terça-feira (23) em Vitória da Conquista, em apoio ao ex-presidente lula, onde dezenas de representantes de movimentos sociais bloquearam o trecho da BR-116,  um homem acabou sofrendo um infarto fulminante. O homem, identificado como Óseas Lopes de Souza estava dentro de um ônibus quando sofreu o infarto. A vitima foi levada de carro até o fim da manifestação e socorrido por uma viatura da Via Bahia. Apesar do socorro Oséas não resistiu e veio a óbito no local.

Lula será julgado em segunda instância nesta quarta-feira (24)

Terça | 23.01.2018 | 12h00


Foto: Nelson Antoine/Folhapress

O ano de 2018 começou com incerteza tanto para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva quanto para o cenário eleitoral brasileiro. A sessão da 8ª Turma do TRF4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), em Porto Alegre, vai analisar um recurso da defesa de Lula que contesta a condenação de nove anos e meio por corrupção e lavagem de dinheiro, determinada pelo juiz Sérgio Moro em 12 de julho do ano passado. Quem abre a sessão é o presidente da 8ª Turma, desembargador federal Leandro Paulsen. Em seguida, o relator, desembargador federal João Pedro Gebran Neto, faz a leitura do relatório do processo. Depois, ocorre a manifestação do Ministério Público Federal (MPF) que, levando em conta que recorre quanto à situação de diversos réus, terá o tempo de 30 minutos. Após a manifestação do MPF, será a vez dos advogados de defesa, com tempo máximo de 15 minutos cada réu, o que deve levar em torno de duas horas para o conjunto de sustentações orais da defesa. Cumprida essa etapa, o relator do caso, o desembargador João Pedro Gebran Neto, lerá o voto dele. O colegiado é composto por outros dois desembargadores federais. A decisão deles abrirá algumas possibilidades, que incluem manutenção da condenação, com aumento ou redução da pena, absolvição e a inelegibilidade de Lula. O petista enfrenta um julgamento decisivo nesta quarta-feira (24), que poderá levá-lo à cadeia e ainda torná-lo inelegível.

Serviço de Internação Domiciliar está sendo implantado no município de Brumado

Terça | 23.01.2018 | 11h00
Autor: ASCOM - Prefeitura Municipal de Brumado


O Melhor em Casa é um Serviço de Internação Domiciliar proposto pelo Ministério da Saúde e está sendo implantado no município de Brumado com o objetivo de implementar melhorias na qualidade da atenção e cuidado integral à saúde. A atenção domiciliar consiste numa modalidade de atenção à saúde substitutiva ou complementar às já existentes, caracterizada por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação prestadas em domicílio, com garantia de continuidade de cuidados e integrada às redes de atenção à saúde . Assim, o ambiente domiciliar e as relações familiares aí instituídas, que diferem da relação estabelecida entre equipe de saúde e paciente, tendem a humanizar o cuidado, (re) colocando o usuário no lugar mais de sujeito do processo e menos de objeto de intervenção A modalidade da atenção domiciliar implantada em Brumado destina-se aos usuários que possuem problemas de saúde e dificuldade ou impossibilidade física de locomoção até uma unidade de saúde e que necessitem de maior frequência de cuidado, recursos de saúde e acompanhamento contínuos, podendo ser oriundos de diferentes serviços da rede de atenção. A equipe é composta por médico, técnico de enfermagem, fisioterapeuta, nutricionista, assistente social e enfermeiro .

Taisan Auto: Venha conferir a Saveiro 2015/2016

Terça | 23.01.2018 | 09h30


Na Taisan Auto você pode conferir esse belíssimo carro Saveiro (2015/2016), 1.6, cabine dupla, completa. É isso mesmo, uma bela oportunidade para adquirir um veículo de excelente qualidade e as melhores condições de pagamento, ideal para você e sua família. Venha ver de perto esse carro que está disponível aqui na nossa loja. Estamos localizados na Av. Centenário, 853, Novo Brumado- Brumado-Bahia, fone; (77) 3441-5551. Para conhecer nossa linha completa de veículos disponíveis acesse  www.taisanauto.com.br.

Caculé: Mulher é presa em flagrante acusada de aliciar menores

Terça | 23.01.2018 | 08h15
Autor: Barra Urgente


Foto: Aloísio Costa

Uma mulher, identificada como Zenaide Cangussu Lopes, de 45 anos, foi presa em flagrante na cidade de Caculé, por policiais da 94ª CIPM, por suspeita de corrupção de menores. De acordo com informações, a suspeita utilizava adolescentes para cometer roubos e furtos em troca de moradia. Zenaide foi presa enquanto recebia uma mochila com pertences e uma quantia de aproximadamente R$600,00. Todo material apreendido e os acusados, foram encaminhados para a delegacia. A acusada fica a disposição das autoridades e o menor sob responsabilidade do Conselho Tutelar.

Inscrições para o Sisu começam nesta terça-feira (23)

Segunda | 22.01.2018 | 19h00


As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começam nesta terça-feira (23) e vão até a próxima sexta-feira (26) no site do Ministério da Educação (MEC). Ao todo, serão 239.601 vagas oferecidas em 130 instituições, entre universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e instituições estaduais. Podem se inscrever estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017, que obtiveram nota na redação diferente de zero e que não sejam treineiros (participantes menores de 18 anos no primeiro dia de realização da prova). É necessário informar o número de inscrição do Enem 2017 e a senha mais atual cadastrada no site. O Sisu foi desenvolvido pelo ministério para selecionar candidatos às vagas das instituições públicas de ensino superior que utilizarão a nota do Enem como única fase de seu processo seletivo. A seleção é feita com base na nota obtida pelo candidato. No site do MEC, é possível consultar as vagas disponíveis, pesquisando as instituições e os seus respectivos cursos participantes.

Confira o cronograma completo do Sisu abaixo:

- 23/1 a 26/1: período de inscrições (as notas de corte serão divulgada nos dias 24, 25 e 26)

- 29/1: resultado da chamada regular

- 29/1 a 7/2: prazo para participar da lista de espera

- 30/1 a 7/2: matrícula da chamada regular

- 9/2: convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições a partir desta data

Petrobras anuncia queda de 1,40% no preço da gasolina e 0,2% no valor do diesel

Segunda | 22.01.2018 | 18h00


A Petrobras anunciou nesta segunda-feira (22) redução de 1,40% no preço da gasolina e de 0,2% no valor do diesel comercializado nas refinarias. De acordo com o Estadão, as novas taxas valem a partir desta terça (23). O reajuste frequente no preço da gasolina e do diesel é parte de uma nova política da Petrobras, adotada desde 30 de junho. A ideia é acompanhar as condições do mercado e enfrentar a concorrência de importadores.

Brumado: Prefeitura divulga lista de contemplados com a Bolsa Estudantil

Segunda | 22.01.2018 | 17h00


Foto: Ilustrativa

A Prefeitura Municipal de Brumado, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania – SESOC, torna público a relação dos estudantes aptos a receberem a Bolsa Estudantil, haja vista terem atendidos os critérios estabelecidos no Programa de Acesso Estudantil ao Ensino Superior - PAEES, instituído pela Lei nº 1.810, de 28 de setembro de 2017 e regulamentado pelo Decreto nº 5.011 de 2017. No período definido, 198 (cento e noventa e oito) estudantes realizaram as inscrições online, sendo que destes apenas 42 (quarenta e dois) entregaram a documentação exigida na Lei/Decreto que regem o referido Programa. Assim, de acordo a avaliação da assistente social, técnica de referência do Programa, feita através de análise de documentos e visitas domiciliares, bem como, análise dos documentos e deliberação do Conselho de Acompanhamento do Programa de Bolsa de Estudo Rotativo, concluiu-se o processo de avaliação com o seguinte resultado: 35 (trinta e cinco) estudantes aptos a receberem a Bolsa Estudantil; 07 (sete) estudantes fora do perfil, sendo 06 (seis) referente à renda acima do perfil e 01 (um) concludente da graduação. Para receber a Bolsa Estudantil, os estudantes aptos deverão entregar o comprovante de matrícula do semestre atual; 01 (uma) foto 3x4 e comprovante de conta bancária do Banco Bradesco. Confira a relação dos 35 (trinta e cinco) estudantes aprovados!

Biometria: Títulos cancelados poderão ser regularizados até 9 de maio

Segunda | 22.01.2018 | 16h00


As pessoas que não conseguirem fazer o recadastramento biométrico até o final do prazo (31 de janeiro) terão os títulos cancelados, o que poderá ser regularizado até o dia 9 de maio. Segundo informações do jornal A Tarde, ainda não está definido quando o prazo para regularização do título será aberto. O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), José Edivaldo Rotondano, afirma que a questão deverá ser decidida após a homologação do recadastramento biométrico, que está sendo realizado em Salvador e outros 50 municípios do estado. O TRE voltou a confirmar que não há uma meta mínima para que o procedimento seja homologado – notícias falsas circularam recentemente nas redes sociais informando que a biometria seria cancelada se a meta de 60% não fosse alcançada, o que não é verdade. Até a última sexta-feira (19) o balanço na capital baiana foi de 1,2 eleitores recadastrados, o que corresponde a 63,09% dos eleitores. No estado, já foi alcançado 67,87% dos 3 milhões de eleitores dos 51 municípios onde a biometria é obrigatória. Considerando todo o estado, apenas 47,9% já se recadastraram. 

Vitória da Conquista: Detento é encontrado morto dentro de novo presidio

Segunda | 22.01.2018 | 15h00
Autor: Brumado Urgente


Na madrugada desta segunda-feira(22), foi encontrado um corpo de um detento que estava custodiado no conjunto penal de Vitória da Conquista. O detento, identificado como Paterson, foi encontrado na manhã de hoje (22), de acordo com informações, o crime teria acontecido por volta das 4h da manhã. Uma equipe do Instituto Médico Legal (IML) esteve no local e removeram o corpo. As causas da morte não foram divulgadas.

Bahia: Três irmãos são mortos após ataque a bar na tarde deste domingo em Ribeira do Pombal

Segunda | 22.01.2018 | 14h00


Três irmãos foram mortos quando estavam em um bar na tarde de domingo (21), em Ribeira do Pombal, cidade a cerca de 300 quilômetros de Salvador. De acordo com a Polícia Civil, um deles foi decapitado e a cabeça não foi encontrada. A quarta vítima foi atingida na virilha quando saía do banheiro. Ela foi identificada como Alaelson Santos, de 27 anos. Segundo a polícia, o rapaz não era alvo dos atiradores. Não há detalhes do estado de saúde dele. A polícia não especificou se há grau de parentesco entre o quarto baleado e os irmãos mortos. Os autores dos disparos ainda não foram identificados, mas segundo a polícia, três homens chegaram armados em um carro e ordenaram que as pessoas que estavam no bar se afastassem.Em seguida, o trio começou a disparar contra os irmãos. As vítimas foram identificadas como Reures dos Santos Matos, de 29 anos; Cláudio José dos Santos Matos, de 27 anos, e Bruno José dos Santos Matos, de 27 anos. A polícia detalhou que Claúdio morreu no bar, Reures morreu próximo ao local e Bruno conseguiu fugir. Entretanto, ao ser perseguido, ele foi atingido e depois decapitado. Segundo a polícia, a cabeça dele não foi encontrada. Após o crime, os três homens que efetuaram os disparos fugiram do local. As testemunhas que presenciaram a ação não identificaram os autores. G1 Bahia.

Bahia: Bandido invade delegacia e mata detido a tiros

Segunda | 22.01.2018 | 13h00
Autor: Brumado Urgente


Na madrugada desta segunda-feira (22), um preso, identificado como Rosenildo Santos Barbosa, detido na tarde deste domingo (21), foi assassinado a tiros dentro da delegacia, após um homem invadir a carceragem e disparar contra ele. O crime aconteceu na cidade de Itiruçu, região sudoeste da Bahia. O detido foi socorrido e encaminhado para o Hospital Municipal de Itiruçu, mas não resistiu aos ferimentos. Rosenildo havia sido detido por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. A policia investiga a motivação do crime e o autor dos disparos que rendeu o plantonista e foi a cela efetuar os disparos contra o preso.