Barra Urgente

Barra Urgente


Resultado da busca pelo arquivo de "03/2015"

Homem dá tiro no próprio pênis durante assalto a loja no Rio Grande do Sul

Terça | 31.03.2015 | 20h00
Autor: Bahia Notícias


Foto Reprodução

Um assaltante deu um tiro no próprio pênis durante um roubo a uma loja na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, na tarde deste domingo (29). Segundo informações do Terra, o dono da loja de ferragens mora no fundo do estabelecimento e encontrou o bandido quando chegou ao local, por volta de 12h. O assaltante ameaçou o proprietário do imóvel e enquanto fugia disparou acidentalmente em si mesmo. A polícia o prendeu em flagrante e encontrou com ele um revólver e R$ 6 mil furtados da loja. Ainda de acordo com o Terra, o criminoso foi encaminhado para o Hospital Universitário de Santa Maria. Ele é vigiado pela polícia e não corre risco de morte.

Arrecadação preocupa Rui: ‘Não sei nem se vou conseguir cumprir o orçamento dos poderes’

Terça | 31.03.2015 | 18h02
Autor: Bahia Notícias


Foto Reprodução

Presente no ato de posse do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Marcos Presídio, nesta segunda-feira (30), o governador Rui Costa (PT) voltou a falar sobre a crise orçamentária do executivo. De acordo com o petista, em janeiro de 2015 a arrecadação foi similar ao mesmo período do ano passado; em fevereiro deste ano, o valor nominal recolhido foi menor do que em fevereiro de 2014. O balanço do mês de março ainda não foi fechado, mas, "na melhor das hipóteses", deve empatar com o mesmo período do último ano. "Avaliando o trimestre, eu arrecadei menos do que arrecadou o trimestre de 2014. Portanto, se o orçamento desse ano é maior do que o orçamento do ano passado e eu estou arrecadando menos, não precisa ser nenhum matemático para saber que eu não sei nem se vou conseguir cumprir o orçamento dos poderes, incluindo o orçamento do Executivo", analisou Rui Costa. O governador concluiu que "não há que se falar de suplementação orçamentária, uma vez que nem o atual orçamento o executivo está conseguindo arrecadar". A declaração foi feita após ser questionado sobre a suplementação orçamentária do legislativo, já que foi autorizado o aumento de verba de gabinete dos deputados da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). O governador prometeu convocar uma reunião com os presidentes de todos os poderes - entre eles Ministério Público, Tribunal de Contas do Estado, Tribunal de Constas dos Municípios, Defensoria Pública e Assembleia Legislativa - para expor o quadro "preocupante" e "grave" de arrecadação. No início da tarde desta segunda, o governador se reuniu com o presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Eserval Rocha, para falar sobre o assunto. "Todos sem exceção devem dar sua parcela de contribuição sob pena de não ter recurso em outubro, novembro, dezembro, para pagar a folha de salário", alarmou Rui. A perspectiva do governador para este ano é, no máximo, conseguir chegar ao valor que está no orçamento. "Ultrapassar em nenhuma hipótese", finalizou.

Senador sugere que 50% dos homens e mulheres sejam heteros e evitem a extinção da espécie

Terça | 31.03.2015 | 16h03
Autor: Bahia Notícias


Foto Reprodução

O senador Roberto Requião (PMDB-PR) utilizou sua conta no Twitter para uma sugestão polêmica nesta segunda-feira (30). "Para evitar a extinção da espécie", o senador recomendou que "pelo menos 50% dos homens e mulheres deveriam compor a COTA (sic) de casamento hetero". A declaração repercutiu entre os internautas, que em sua maioria se posicionaram contra a postura do parlamentar. "O @requiaopmdb deveria estar correndo atrás de dinheiro pro estado, mas prefere falar asneira no Twitter", escreveu o internauta Henrique Gonçalves. Em outra publicação, o senador chegou a conclamar pela "marcha com Deus para a preservação da cota mínima de 50% de casamentos heteros".

Cientistas criam método de visão nortuna em olhos humanos

Terça | 31.03.2015 | 14h00
Autor: Bahia Notícias


Foto Reprodução

Um grupo de pesquisadores de biologia desenvolveu uma forme de “criar” um modo de visão noturna temporário para seres humanos em um experimento divulgado na semana passada, liderado por Gabriel Licina, na Califórnia, Estados Unidos Responsável pelo site Science for The Masses, o grupo utilizou uma clorofila química, a Clorina e6, normalmente utilizada em tratamentos de câncer e também em casos de cegueira noturna. A fórmula final consistia em uma mistura da Clorina e6 com dimetilsulfóxido, insulina e soro fisiológico. De acordo com o Correio Braziliense, o produto foi aplicado diretamente nos olhos de Licina, que se voluntariou para ser a cobaia do experimento. Ao ser absorvida, a mistura altera a forma como os bastonetes (células sensíveis à luz) trabalham no escuro. Para testar a eficiência do procedimento, os pesquisadores fizeram diferentes testes. Primeiramente, foram pendurados objetos a dez metros de distância no escuro para que Licina tentasse reconhecê-los. Com o passar do tempo, a distância era aumentada. E o biohacker conseguiu identificá-los com facilidade.  Em uma segunda etapa, o grupo foi a uma floresta à noite. Pessoas ficavam entre as árvores para que Licina tentasse localizá-las apenas com a visão. “A 50 metros, conseguíamos identificar onde elas estavam, mesmo se elas estivessem encostadas em uma árvore”, relata Licina. No fim, o pesquisador teve sucesso em 100% das tentativas, enquanto pessoas que passaram pelo mesmo teste, mas sem a mistura com Clorina e6, conseguiram uma taxa de sucesso de apenas um terço, em média. No dia seguinte, a visão de Licina já havia voltado ao normal. Além disso, ele não teve nenhum efeito colateral nos 20 seguintes ao experimento.

Dilma defende Levy e diz que ministro foi 'mal interpretado'

Terça | 31.03.2015 | 11h59
Autor: Bahia Notícias


Foto Reprodução

A presidente Dilma Rousseff comentou nesta segunda-feira (30), de acordo com a Agência Brasil, as declarações do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, sobre sua gestão e disse que o ministro foi “mal interpretado”. Em palestra a membros do setor financeiro na última semana, Levy disse que Dilma tem “um desejo genuíno de acertar as coisas, não da maneira mais efetiva, mas há um desejo genuíno”, de acordo com gravação obtida pelo jornal Folha de S.Paulo. “Não tem por que criar maiores complicações por isso, ele [Levy] já explicou isso exaustivamente. Ele ficou bastante triste com isso e me explicou. Tenho clareza de que ele foi mal interpretado”, disse a presidenta em entrevista após evento do Programa Minha Casa, Minha Vida, em Capanema, no Pará. Neste domingo (29), o ministro contestou a interpretação negativa dada a sua declaração pelo jornal. Dilma disse que Levy tem trabalhado na negociação das medidas do ajuste fiscal que dependem de aprovação do Congresso Nacional e reforçou os argumentos do governo em defesa dos cortes de gastos. Segundo a presidenta, o país depende do ajuste para voltar a crescer. “Você tem que adequar a política econômica e toda a sua ação às mudanças da realidade, estamos fazendo isso. Tenho certeza [de] que o Brasil volta a crescer se a gente fizer essa movimentação”, avaliou. Dilma voltou a dizer que o governo absorveu os impactos da crise nos últimos anos e que agora é preciso reduzir os subsídios para garantir o equilíbrio das contas. “Nós fomos até onde pudemos, absorvendo no Orçamento Geral do país todos os efeitos da crise: desoneramos folha, demos para financiamento de investimento juros de 2%, enfim, fizemos uma porção de desonerações. O que estamos fazendo agora? Estamos reajustando desonerações que fizemos”, acrescentou.

Pai desabafa após matar filha de 11 meses atropelada: 'Deus, me dê forças´

Terça | 31.03.2015 | 09h59
Autor: Bahia Notícias


Foto Reprodução

O comerciante Jhoney de Silva Lima, 32 anos, usou o Facebook para lamentar a morte de sua filha de 11 anos, que foi atropelada por ele próprio no último sábado (28). Segundo o G1, o caso aconteceu em Praia Grande, no litoral de São Paulo. Jhoney estava estacionando o seu carro quando a menina, que estava engatinhando, foi atingida pelo veículo. "Deus, me dê forças", escreveu o pai na rede social, após receber alta do hospital, para onde foi levado em estado de choque. Depois do acidente, a criança ainda foi encaminhada para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e depois transferida para o Hospital Irmã Dulce, mas não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no sábado. A menina completaria um ano de vida no próximo dia 15 de abril.

Câmara retira da pauta projeto que suspende licitação simplificada da Petrobras

Terça | 31.03.2015 | 07h59
Autor: Bahia Notícias


Foto Reprodução

O governo conseguiu uma vitória na reunião de líderes partidários na Câmara dos Deputados ao obter acordo para retirar do regime de urgência o projeto que suspendia o sistema simplificado de licitação da Petrobras. O projeto iria ser votado em plenário. "O projeto que trata da questão da Petrobras, que sustava os efeitos do decreto (2.745/1998) que permitia o regime simplificado de compras, será levado para a comissão especial que estuda reformas na Lei 8.666/1993 (Lei de Licitações)", disse o líder governista, José Guimarães (PT-CE). O petista definiu a retirada do envio projeto como uma "construção política boa, que preserva a Petrobras", evitando mensagem negativa para o mercado envolvendo a estatal. "Isso sinaliza que Câmara está ajudando a Petrobras a se recuperar desse momento de dificuldade que ela vive por conta da operação Lava Jato", disse. Guimarães avaliou que a mudança do regime simplificado geraria impacto negativo contra a empresa. "A preocupação do governo era não sinalizar negativamente para o mercado a questão da Petrobras. Eu acho que conseguimos uma vitória importante que preserva a empresa e o ambiente que ela está tentando construir, que é de restabelecer a política de recuperação dos seus ativos e, principalmente, das suas ações no mercado", considerou. Guimarães, contudo, creditou a retirada de pauta como coletiva da base governista na Câmara e não isoladamente do governo, cuja relação com o Congresso está fragilizada. "Foi uma vitória do Parlamento, uma vitória do diálogo que fizemos", sugeriu.

Governo apresenta programa Pacto pela Educação nesta segunda

Segunda | 30.03.2015 | 20h01
Autor: Bahia Notícias


Foto: Cláudia Cardozo/Bahia Notícias

O governador, Rui Costa, lança nesta segunda-feira (30) o Programa Pacto pela Educação na Bahia. Segundo o governo, o programa busca melhorar a educação no estado, a partir da formação de uma rede de parceria com municípios, educadores, estudantes, gestores e empresários, além de instituições públicas e privadas, universidades e, principalmente, as famílias. No evento, os prefeitos devem assinar um termo de compromisso ao programa. O Pacto busca também garantir a alfabetização de todas as crianças até o 3º ano do ensino fundamental, além de desempenho adequado às séries cursadas na Bahia.

Detran leva ações educativas para a população no aniversário de Salvador

Segunda | 30.03.2015 | 18h03
Autor: Bahia Notícias


Foto: Ascom Detran

A Escola Pública de Trânsito do Detran foi instalada na praça Ana Lúcia Magalhães, na Pituba, neste domingo (29), como parte da programação do aniversário de 466 anos de Salvador. Crianças participaram de atividades educativas e recreativas, com noções sobre trânsito e interatividade. O diretor-geral do órgão, Maurício Bacelar (PTN), disse que a escola móvel visitará municípios do interior, a partir de abril. “ Depois de presentear a nossa capital, estaremos em Camaçari, no dia 6 de abril, onde daremos a largada para a Caravana do Detran, que percorrerá todas as regiões do estado com ações educativas e de fiscalização ”, disse Bacelar. A iniciativa reúne no mesmo espaço, lazer, gastronomia, música e moda.

Carregada de álcool anidro, carreta tomba e pega fogo em Vitória da Conquista

Segunda | 30.03.2015 | 16h02
Autor: Bahia Notícias


Foto: Reprodução / G1

Uma carreta que transportava álcool anidro, com quase 100% de pureza, tombou e pegou fogo em um trecho da BR 116, na manhã deste domingo (29), na região do município de Vitoria da Conquista, no sudoeste da Bahia. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o condutor do veículo sofreu ferimentos leves e relatou que perdeu a direção da carreta em uma curva. Agentes da Via Bahia, concessionária que opera a rodovia, foram acionados e prestaram socorro a vitima, que foi encaminhada para um hospital da região. O motorista saiu de Minas Gerais e seguia para Candeias, na Região Metropolitana de Salvador. O acidente aconteceu por volta das 9h30, e, de acordo com a PRF, o fluxo de veículos no local foi deslocado para o anel rodoviário sem gerar congestionamento.

Parque de diversões inaugura montanha-russa mais alta e rápida do mundo nos EUA

Segunda | 30.03.2015 | 14h00
Autor: Bahia Notícias


Foto Reprodução

O parque de diversões Carowinds, localizado no estado da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, inaugurou neste sábado (28) a montanha-russa mais alta e rápida do mundo. Batizada como Fury 325, o brinquedo alcança uma velocidade de até 150 quilômetros por hora, tem vagões com capacidade para 32 pessoas e um percurso de quase dois quilômetros que simula "o voo espontâneo de uma vespa". No brinquedo, os passageiros chegam a uma altura de 98 metros, que equivale a um prédio de 30 andares, e fazem o trajeto em 3 minutos e 25 segundos. "Estamos fazendo história hoje e dando mais uma razão de orgulho aos moradores das Carolinas", disse o vice-presidente e gerente geral do parque, Mike Fehnel. A construção da nova atração do parque custou 50 milhões de dólares e, de acordo com o parque, pelo menos 50 pessoas trabalharam no projeto da Fury 325.

Estado Islâmico divulga vídeo de execução de muçulmanos xiitas

Segunda | 30.03.2015 | 11h57
Autor: Bahia Notícias


Foto Reprodução

O grupo extremista Estado Islâmico divulgou um vídeo em que mostra a execução de oito homens, que seriam muçulmanos xiitas. O vídeo foi publicado em redes sociais neste domingo (29) e diz que os homens foram decapitados na província síria de Hama. Os homens aparecem vestindo uniformes laranja e têm as mãos amarradas. Eles são conduzidos por adolescentes, que os entregam a integrantes do Estado Islâmico. Os adolescentes então entregam facas aos soldados, que decapitam os reféns. Segundo a Associated Press, um homem do Estado Islâmico fala no vídeo e chama os xiitas de "infieis impuros". 

Feira: Domingo de Ramos lembra desastre aéreo na França e assassinados no Brasil

Segunda | 30.03.2015 | 09h58
Autor: Bahia Notícias


Foto: Ney Silva / Acorda Cidade

Na celebração do Domingo de Ramos, festa católica realizada uma semana antes da Páscoa, neste domingo (29), em Feira de Santana, o Arcebispo Metropolitano Dom Itamar Vian solicitou aos fiéis que fizessem um minuto de silêncio em memória dos mortos no desastre do avião nos Alpes Franceses, ocorrido na teça-feira (24). De acordo com o site Acorda Cidade, o arcebispo disse que a queda do avião comoveu o mundo, mas pediu aos fiéis que não se esquecessem do fato de que no Brasil morrem por dia em torno de 172 pessoas assassinadas. “É como se um avião desses, caísse diariamente em nosso país”, afirmou. Dom Itamar, que presidiu a celebração com o arcebispo coadjuntor Dom Zanoni e vários sacerdotes, ainda pediu que as pessoas não só rezassem pelos mortos do acidente com o avião, mas por todos os jovens que são assassinados no Brasil. “Cada pessoa que morre dessa forma, é o próprio Jesus que estamos matando. Foi ele que disse: ‘tudo que fizeres ao menor dos meus irmãos, é a mim que fazeis’”, declarou Dom Itamar.

Xique Xique: PM destrói 43 mil pés de maconha e apreende 20 kg de droga

Segunda | 30.03.2015 | 07h59
Autor: Bahia Notícias


Foto Reprodução

A Polícia Militar destruiu cerca de 30 mil pés de maconha, além de sementes, na madrugada deste sábado (28) em um povoado de Xique Xique, no Vale do Rio São Francisco. A ação ocorreu depois de a PM ter ido ao f local para averiguar uma denúncia de cultivo da planta no local. Conform o Correio, depois, os PMs foram até uma localidade chamada Ilha Grande, também no povoado de Retiro da Piacada. Na ilha, foram encontrados outros 13 mil pés de maconha, além de 20 kg da droga já prontos para serem comercializados. Ao todo, foram erradicados 43 mil pés de maconha. De acordo com a PM, o cultivo fazia parte de um sistema de motor com várias tubulações, tratado com defensivos agrícolas e adubo químico. Segundo a PM, os traficantes da região tinham imposto um clima de medo aos moradores, que eram intimidados pelos bandidos com constantes ameaças. Os traficantes ainda costumam furtar animais dos sertanejos rotineiramente. 

Presidente da Apple diz que vai doar patrimônio de US$ 785 milhões para caridade

Domingo | 29.03.2015 | 17h30
Autor: Bahia Notícias

Daqui apenas alguns anos, todo dinheiro do presidente-executivo da Apple, Tim Cook, 54 anos, deve ser destinado à caridade. Em entrevista a revista Fortune, ele falou que vai entregar seu patrimônio, estimado em US$ 785, para pessoas necessitadas. Cook garantiu que vai fazer a doação assim que pagar a faculdade do seu sobrinho, que atualmente tem 10 anos. "Você deve ser a pedra no lago que cria as ondas de mudança", afirmou à publicação. Cook é o único entre os mais ricos do mundo a decidir doar dinheiro. O bilionário Warren Buffet está encorajando outras pessoas ricas a doarem pelo menos metade de seus patrimônios durante a vida. Na lista dos convidados também estão Bill Gates, da Microsoft, Mark Zuckerberg, do Facebook, e Larry Ellison, da Oracle.

Edson Gomes diz ter criado termo 'sofrência' e que novo estilo ‘induz a tomar veneno de rato’

Domingo | 29.03.2015 | 08h00
Autor: Bahia Notícias


Foto Reprodução

Edson Gomes, maior nome do reggae baiano, parece não ter gostado da popularização do termo 'sofrência'. Não pelo menos da forma como ele, recentemente, ganhou popularidade, normalmente associado ao 'sofrimento' causado pelas músicas românticas do arrocha de artistas como o também baiano Pablo. É que Edson afirma ter sido o primeiro a usar a palavra 'sofrência' na música "Viu", do seu álbum de estreia de 1988 "Reggae Resistência", o mesmo que tem clássicos como "Sistema do Vampiro", "Rastafary", "Maladrinha" e "Samarina". Durante o show desta sexta-feira (27), quando tocou para um público de 10 mil pessoas no bairro do Periperi em Salvador dentro do Festival da Cidade, Edson atacou o estilo e disse que as "músicas da sofrência" estimulavam os homens a resolver "tomar veneno de rato" e o alcoolismo. Após a apresentação, o reggaeman nascido em Cachoeira, no Recôncavo baiano, explicou melhor a sua ira contra a "sofrência" de Pablo e companhia em cima do palco. "Eu joguei no ar essa palavra sofrência, tá na minha música, agora os caras pegaram. Já consultei o dicionário e vi que ela não existe lá. A minha sofrência é a sofrência coletiva do povo, nós sofremos muito. Não é o que eles estão cantando aí de amor apaixonado, que induz homem a tomar veneno de rato, a se embriagar, a não permitir que a mulher não queira mais se relacionar. Eu coloquei na minha música: 'vamos acabar com tanta violência, vamos acabar com tanta sofrência'. E agora eles estão batizando uma canalhice como sofrência. Eu sou o criador da palavra, se não há no dicionário, eu sou o criador", desabafou Gomes. Questionado se a 'sofrência' não era um estilo popular, muito escutado em periferias como o próprio Periperi onde estava cantando, Gomes afirmou que "o povo não é educado para rejeitar canalhice". "O povo gosta de tudo, aceita tudo, coisas que prejudicam eles mesmos". Por fim, Edson se recusou a tecer sua opinião sobre o que achava do cantor Pablo, símbolo-mor da 'sofrência' do arrocha. "Por favor, não me force a dizer o que acho. Não force a barra. Até porque não tem nada de bom para falar", respondeu, aos risos.

Deputados vão ter reajuste de 18% em verbas para gabinete; custo será de R$ 11 milhões por ano

Sábado | 28.03.2015 | 17h30
Autor: Bahia Notícias


Foto Reprodução

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (AL-BA), Marcelo Nilo (PDT), irá aumentar a verba de gabinete para os deputados, de R$ 78 mil para R$ 92 mil. O reajuste de 28% irá provocar um aumento de R$ 11 milhões no orçamento, de acordo com o jornal A Tarde. O argumento utilizado pelo presidente é o de igualar o repasse da AL-BA ao que os parlamentares de Brasília recebem. “Desde o descobrimento do Brasil é assim. Todos os estados deram. Os deputados conversaram comigo e eu achei justo dar”, disse Nilo, que foi pouco específico para esclarece de onde sairá o dinheiro a mais. O reajuste é alheio à política do governador do estado e aliado de Nilo, Rui Costa (PT), que pregou um ''aperto de cinto''  em 2015 por conta da crise econômica, e também à crise financeira da própria Assembleia – que perdeu disputa jurídica com servidores e revogou decisão que aumentava o repasse para cargos políticos

Escolhida para os Jogos Olímpicos, Bahia deve arcar com custos de estruturas complementares

Sábado | 28.03.2015 | 11h59
Autor: Bahia Notícias


Foto Reprodução

Mesmo já anunciada como uma das subsedes dos Jogos Olímpicos de 2016, a cidade de Salvador ainda precisa atender uma última exigência do Comitê Olímpico para se confirmar como um dos palcos do futebol masculino e feminino na competição. Segundo a própria entidade esportiva, os custos operacionais em relação as estruturas externas dos locais terão que ser arcadas pelas esferas municipais e estaduais, que ainda não conhecem os valores estimados para as intervenções de adequação da Arena Fonte Nova ao evento.

Assim como ocorreu na Copa do Mundo, estes custos são relacionados a estruturas complementares e instalações externas, além da organização de uma festa ao estilo das Fun Fests que aconteceram nas sedes do mundial de futebol em 2014. Sendo assim, a construção de todo um aparato que conte com cabeamento de transmissão de televisão e internet, além de cercamentos de segurança, tenda de patrocinadores e geradores de eletricidade não seriam de responsabilidade dos Jogos Olímpicos e sim das cidades que sediarão as partidas. Mesmo sendo muito menores que as que foram criadas na Copa, a estimativa de custos para estes suportes segue em valores consideráveis em algumas praças esportivas. Recentemente, a Secretária de Esporte e Lazer de São Paulo falou em R$ 30 milhões para os Jogos na capital paulista, valor inferior aos R$ 90 milhões gastos pelo Corinthians para a Arena Itaquera na Copa do Mundo. 
Em Salvador, as estruturas temporárias da Copa do Mundo custaram cerca de R$ 30 milhões, mas não existe uma previsão de custos para os Jogos Olímpicos de 2016. Procurada pelo Bahia Notícias, a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE) informou que mesmo com a assinatura da Carta de Intenções no momento da definição das subsedes, o Comitê Olímpico ainda não repassou nenhum valor relacionado aos custos operacionais e as estruturas externas para a competição. Além disso, segundo o próprio órgão, será formado um grupo de trabalho entre entidades municipais e estaduais para estudar o caso e toda a logística relacionada aos torneios que serão disputados na capital baiana.
 

Jornalista é expulso da Câmara de Eunápolis após denunciar desaparecimento de verba

Sábado | 28.03.2015 | 09h59
Autor: Bahia Notícias


Foto Reprodução

O radialista J. Bastos foi expulso de uma sessão da Câmara de Vereadores de Eunápolis nesta quinta-feira (26) após por ter cobrado as sobras do duodécimo, verba passada para os vereadores e que deve ser devolvida à prefeitura da cidade. Bastos acusou a mesa diretora da Câmara de má gestão do dinheiro público e acabou expulso da sessão por ordem do presidente da Casa, Vavá da Farmácia (PRTB). Em seu programa de rádio, o jornalista lembrou que em tempos passados cerca de um milhão de reais foram devolvidos à prefeitura, mas em 2014 apenas R$ 48 mil foram devolvidos. Segundo ele, há dez anos o repasse aos vereadores era de R$ 270 mil, hoje o valor chega a R$ 551 mil. De acordo com o site aGazeta Bahia, o radialista teria agredido verbalmente o presidente da Câmara, razão que motivou a expulsão dele da sessão

Novo ministro do Supremo Tribunal Federal deve ser anunciado nos próximos dias

Sábado | 28.03.2015 | 07h59
Autor: Bahia Notícias


Foto Reprodução

Em meio à crescente pressão que a presidente Dilma Rousseff sofre para indicar em breve um novo ministro para o Supremo Tribunal Federal (STF), ganham força as notícias de que a escolha do substituto de Joaquim Barbosa deve ser anunciada nos próximos dias. Interlocutores da presidência dizem que Dilma ainda não definiu um nome, mas que a discussão se intensificou na última semana e que a petista está prestes a fazer a indicação. Já se passaram quase dez meses desde que Barbosa anunciou que anteciparia sua aposentadoria e sete com a 11ª cadeira da Suprema Corte vazia. Para a escolha, Dilma deve enfrentar a resistência do PMDB, partido que ocupa as presidências da Câmara (Eduardo Cunha) e do Senado (Renan Calheiros). O PMDB aproveita o momento de tensão entre Congresso e Planalto para tentar pressionar a presidente a indicar um nome que agrade o partido. O escolhido pelos peemedebistas seria o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinícios Coêlho. O nome agrada a Calheiros especialmente e conta com o apoio do presidente do STF, ministro Ricardo Lewandowski. O jornal O Estado de S. Paulo apurou que Coêlho teve reunião com Calheiros na manhã da última quinta-feira (26), no gabinete do presidente do Senado. As assessorias da OAB e do Senado negam. No Planalto, o preferido seria o jurista do Paraná, Luiz Fachin. Aparecem na lista de cotados ainda Clèmerson Clève e o tributarista Heleno Torres. A presidente costuma ouvir o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e o advogado e ex-deputado pelo PT Sigmaringa Seixas, além de consultar o vice-presidente Michel Temer (PMDB) e o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) para fazer a indicação. As consultas tiveram início entre o fim de fevereiro e o início de março, e previa indicar o novo ministro na primeira semana do mês. Contudo, a chegada da "lista" de investigados na Operação Lava Jato ao Supremo fez com que a petista adiasse a escolha. Interessa ao PMDB ter um nome de sua indicação no Supremo já que os presidentes das duas casas legislativas estão na lista dos investigados por suposto envolvimento no esquema de corrupção da Petrobras.