Barra Urgente

Barra Urgente


Resultado da busca pelo arquivo de "06/2014"

Retorno das atividades da Câmara de Vereadores de Barra da Estiva

Segunda | 30.06.2014 | 18h54
Autor: Cleiton Gomes / Barra Urgente


Foto reprodução

Em conversa por telefone com o Vereador Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Barra da Estiva, Antônio Lopes (PV), a redação do Barra Urgente tomou ciência que as atividades do Poder Legislativo barrestivense retornarão no dia 01 de julho de 2014.

 

A casa da cidadania está em um curto período de recesso, o retorno das sessões é aguardado pelos cidadãos que costumam acompanhar as decisões que regem o futuro da cidade.

 

O presidente da Câmara falou ainda que as sessões serão retomadas de forma normal, na mesma data, e como de praxe, transmitidas via rádio, e convida toda a população para exercer a sua cidadania e prestigiar os trabalhos nos vereadores.

 

 

Godó de banana - prato tradicional de Barra da Estiva

Segunda | 30.06.2014 | 14h50
Autor: Cleiton Gomes / Barra Urgente


Foto: Divulgação

Barra da Estiva como quase todas as cidades possui culturas típicas de seu povo, uma delas é na culinária, um saboroso prato exótico que conseguiu enraizar no gosto dos barrestivense e se tornar uma das escolhas principais de sua gastronomia, o godó de banana é encontrado em diversas casas e restaurantes da cidade.

 

O godó de banana é um ensopado feito com banana nanica verde, que tem um gosto parecido com o da batata inglesa. Sabe-se que esse prato é típico da Chapada Diamantina e sua origem é até então desconhecida. Mas o importante é poder saborear essa deliciosa iguaria acompanhada do clima frio de Barra da Estiva, e sentir o calor do seu povo acolhedor.

Chile acusa assessor da CBF de agressão no Mineirão

Segunda | 30.06.2014 | 14h10
Autor: Robson Morelli e Silvio Barsetti


Foto: Divulgação

Um incidente ocorrido no intervalo do jogo em Belo Horizonte, quando houve um tumulto envolvendo o auxiliar técnico do Chile, Sebastian Beccacece, e alguns componentes da comissão técnica da seleção brasileira, deixou o clima entre as duas seleções bastante quente, com acusações e xingamentos dos dois lados.

 

Sebastian Beccacece, que trabalha e toma as dores do técnico Jorge Sampaoli, teria se dirigido ao banco de reservas do Brasil para fazer provocações gratuitas, como fizeram alguns jogadores chilenos às vésperas da partida sobre a possibilidade de o árbitro inglês Howard Webb ajudar a seleção anfitriã no Mineirão. Ele teria chamado os brasileiros de "primitivos". De acordo com funcionários da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o assessor de Imprensa da entidade, Rodrigo Paiva, tentou afastar o rival chileno para evitar uma confusão ainda maior.

 

Os chilenos contam outra versão, a de que em meio ao bate-boca entre as duas comissões técnicas, tamanha era a catimba da partida, Paiva agrediu com um soco o jogador Pinilla, ao fim do primeiro tempo. O clima foi tenso até o final, com entradas duras dos dois lados em campo, mas sem com pedidos de desculpas. A Fifa não descarta a possibilidade de analisar o fato caso tenha imagens desse episódio, que também faz parte do fair play defendido pela entidade. Os chilenos, eliminados, devem deixar o Brasil neste domingo.

Assistente de palco revela mania de Silvio Santos e o chama de ‘Tio Patinhas’

Segunda | 30.06.2014 | 11h14
Autor: Bahia Notícias


Foto: Divulgação

Uma mania do apresentador de TV Silvio Santos foi revelada pelo seu assistente de palco Liminha durante a festa de aniversário de Lívia Andrade, na última quinta-feira (26), em São Paulo. De acordo com o assistente, o Silvio Santos cultiva o hábito de contar dinheiro, sempre conferindo a sua fortuna.

 


"O Silvio tem mania de contar dinheiro. Parece o Tio Patinhas [personagem rico dos desenhos animados da Disney]. Ele fica lá no camarim contando, porque ele coloca tudo nos bolsos [antes de apresentar o ‘Programa Silvio Santos’]. A gente se junta no camarim e ele diz para fazermos bolinho com notas de R$100, manda colocarmos tudo na ordem, e enfia no bolso esquerdo. Faz isso com as notas de R$ 50 e com os aviõezinhos também", entregou o profissional ao 'TV Fama', da RedeTV!.

Praça pública será reconstruída/ Prefeito assinou convênio

Segunda | 30.06.2014 | 08h05
Autor: Izidy Ramel / Jornalista Barra Urgente


Foto: Divulgação

Estiveram no gabinete do prefeito Dinho, de Barra da Estiva, Dr. José Ronaldo Cunha Maia - Superintendente Regional da empresa SR Sudoeste, o Sr. Claudemir Pereira da Silva - Gerente Regional de Governo, e Sr. Pedro Rosa de Jesus Neto - Gerente Geral da agência da Caixa Econômica Federal de Barra da Estiva.

 

A reunião se deu para a efetivação da assinatura do convênio originário da emenda parlamentar do Deputado Federal José Rocha, junto ao Ministério do Turismo, com o valor de 450 mil reais para a reconstrução da Praça Pedro Rodrigues de Souza.

 

Foto: Cireneu Alves

Mais uma vítima da violência em Itabuna

Segunda | 30.06.2014 | 05h52
Autor: Ba24Hs


Foto: Divulgação

Um crime chocou o bairro Antique, em Itabuna, neste sábado (28). Homens em uma moto passaram atirando e atingiram a trabalhadora Renilda Lima da Hora, que vendia acarajé em frente à sua residência. Um cliente de Renilda foi alvejado na perna e não corre risco de morte.

 

Reni, como seus amigos a chamavam, vivia com sua filha, uma adolescente de 13 anos. Era sua única parente. A mulher trabalhava em uma loja de roupas e, nos finais de semana, vendia acarajé para complementar o orçamento da família.

 

Vizinhos e amigos da vítima não se conformam com a morte trágica. A polícia investiga o caso, mas ainda não há informações sobre os autores e a motivação do crime.

 

Dilma sanciona lei que dá estabilidade a quem tem guarda de bebê órfão

Domingo | 29.06.2014 | 18h04
Autor: Bahia Notícias


Divulgação

Entrou em vigor na última quarta-feira (25) a lei complementar que garante estabilidade provisória no emprego a quem detiver a guarda de criança recém-nascida, em caso de morte da mãe. O texto foi sancionado pela presidente Dilma Rousseff após ter passado no Senado no início de junho.

 

De acordo com o artigo 10 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, a empregada gestante tem estabilidade desde a confirmação da gravidez até cinco meses após o parto. O mesmo período pós-nascimento valerá para o pai ou o novo responsável pela criança.

 

A proposta começou a tramitar em 2009 na Câmara dos Deputados e, mesmo com apenas dois artigos, ficou quatro anos parada no Senado até ser incluída na Ordem do Dia, em março de 2014. Após sucessivos adiamentos por três meses, foi enviada a sanção presidencial. Com informações da Agência Senado.

A comemoração de “São Pedro” cresce a cada ano em diversas cidades da Bahia

Domingo | 29.06.2014 | 11h46
Autor: Izidy Ramel / Jornalista Barra Urgente


Foto: Izidy Ramel

O mês de junho é famoso pelas festas típicas intituladas “juninas”, em que principalmente no nordeste do país são realizados grandes eventos com tudo o que se tem direito, desde comidas de várias espécies que só se encontra nesta época do ano, até as músicas que traduzem o estilo usado: forró.

 

Mas não é só o São João que nos últimos anos tem movimentado a vida das pessoas no mês de junho, pois, a comemoração ao “São Pedro” está em crescimento constante ano após ano. Cada vez mais, cidades e povoados de expressão que antes não promoviam esta festa, passaram a fazer isso, e de maneira nada contida.

 

 

Divulgação

Poder do rádio nos dias atuais

Domingo | 29.06.2014 | 09h28
Autor: Cleiton Gomes / Barra Urgente


Cleiton Gomes

Parece incrível um veículo antigo de comunicação ainda ter tanto poder de persuasão, mas é a pura verdade. O radio tem o triplo de audiência da televisão durante a manhã e mais que o dobro no período da tarde, ele é imbatível justamente no horário em que as empresas e os comércios estão abertos, isso o faz ser uma boa companhia diária.

 

Com início no ano de 1893 nos Estados Unidos, as transmissões radiofônicas conseguem superar a modernidade dos meios de comunicação e se adaptar para continuar a fazer parte da vida das pessoas.

 

A magia criada por ele, o jeito fácil de conseguir entrar em qualquer casa, seja ela humilde ou luxuosa, é surpreendente. Mesmo ao trabalhar ou a desenvolver qualquer atividade é possível ainda estar de rádio ligado, para ouvir uma boa música ou se inteirar das principais notícias do dia. Isso faz com que aumente a cada dia o número de utilizadores do rádio. Quem nunca ficou ao imaginar como seria a fisionomia daquele locutor ou locutora? Sem contar a forma fácil e sem burocracia de participação direta do ouvinte com sua programação preferida, por carta, telefone ou e-mail. Esses são alguns dos atrativos que mantêm vivo e atual esse majestoso mundo AM e FM.

BR 030 – entre Brumado e Sussuarana na Bahia tem retomada da operação “tapa buracos”

Domingo | 29.06.2014 | 08h40
Autor: Izidy Ramel / Jornalista Barra Urgente


Foto: Izidy Ramel

Conforme publicado pelo Barra Urgente há poucos dias, o longo trecho da BR 030 próximo ao povoado de Sussuarana pertencente à cidade de Tanhaçu – BA, está com buracos que mais parecem crateras em seus 50 km de extensão.

 

Além do perigo enfrentado pelos motoristas devido aos muitos buracos no asfalto, outra vilã é a poeira desencadeada pela terra jogada nesses locais para realizar a operação “tapa buracos”, que infelizmente não é iniciada e finalizada rapidamente, aliás, o ideal seria resolver o problema com a inserção de outro asfalto, já que não custa barato os impostos pagos pelos motoristas que precisam manter em dia o pagamento do seu IPVA – Imposto sobre propriedade de veículos automotores – que tem parte do seu valor destinado à manutenção e melhoria de estradas e do trânsito.

Foto: Izidy Ramel

Barrestivenses comemoram em carreata a difícil vitória da seleção brasileira

Sábado | 28.06.2014 | 19h35
Autor: Izidy Ramel / Jornalista Barra Urgente


Fotos: Cireneu Alves

Como típicos brasileiros apaixonados por futebol, depois de tanta ansiedade vivenciada nesse último jogo da seleção brasileira, os barrestivenses foram às ruas em carreata comemorar a vitória difícil conquistada sobre o Chile.

 

No trajeto foi possível observar o quanto o hexacampeonato é esperado, principalmente pelo fato da copa do mundo ser realizada em território brasileiro. Há até os corajosos que já afirmam com plena certeza que para o título de campeão chegar às nossas mãos não passa de uma questão de tempo, visto que já estamos classificados para as quartas de final.

Seleção brasileira passa pelas oitavas de final com muito sofrimento

Sábado | 28.06.2014 | 16h52
Autor: Izidy Ramel / Jornalista Barra Urgente


Com um desempenho abaixo do esperado, a seleção brasileira realizou uma partida que poderia ser intitulada como “o futebol da angústia”, já que em plena oitavas de final da copa do mundo disputada dentro de casa, quem dominou  o jogo quase que o tempo todo foi o adversário, Chile.

 

Os 90 minutos da partida não foram suficientes, então chegou a agonia da prorrogação, que também não serviu para os nossos jogadores resolverem o problema de tamanho monumental: ou era a vitória ou era a eliminação.

 

Finalmente chegou a vez do desespero dos pênaltis, e aí foi a vez do “herói” Júlio César, o goleiro da seleção, literalmente dar um fim ao sofrimento, pois, graças às defesas que ele conseguiu fazer e claro, com a ajuda dos gols  dos companheiros de sua equipe, o Brasil conseguiu, já num último suspiro levar esse alívio para casa e a partir de agora torcer e treinar para que nas quartas de final a história seja diferente.

Alguns problemas na sinalização de trânsito de Barra da Estiva

Sábado | 28.06.2014 | 11h24
Autor: Cleiton Gomes / Barra Urgente


Praça Melquíades Caires - Barra da Estiva/BA

Ao circular pelas ruas da cidade de Barra da Estiva, seja a pé ou com veiculo, é notório uma certa deficiência em algumas sinalizações de trânsito. Um dos problemas encontrados é uma placa que indica sentido de contramão na Praça Melquíades Caires (Praça da Igreja Matriz).

 

O Artigo 80 do CTB – Código de Trânsito Brasileiro - em seu parágrafo primeiro é categórico ao dizer que: “A sinalização será colocada em posição e condições que a tornem perfeitamente visível e legível durante o dia e a noite, em distância compatível com a segurança do trânsito, conforme normas e especificações do CONTRAN”.

 

 

Em frente ao Banco do Brasil

Exame não aponta lesão, mas David Luiz diz: "Não sei se vou para o jogo"

Sábado | 28.06.2014 | 10h04
Autor: G1


Globoesporte.com

Há três dias sentindo um problema na região dorsal, o zagueiro David Luiz foi submetido nesta sexta-feira, em Belo Horizonte, a um exame de ressonância magnética para tirar qualquer dúvida em relação ao problema.

 

De acordo com a CBF, o diagnóstico feito numa clínica na capital mineira nada constatou no local. Porém, ao retornar ao hotel onde a Seleção está hospedada, por volta das 16h50, o jogador pôs em dúvida a sua participação na partida contra o Chile, neste sábado, às 13h (de Brasília), pelas oitavas de final da Copa do Mundo: "Não sei se vou para o jogo - disse o jogador, que estava acompanhado do médico Rodrigo Lasmar".

 

Na ultima sexta-feira dia (27), o defensor participou apenas da primeira parte do treino, durante a hora fechada aos jornalistas, e foi poupado nos 15 minutos finais abertos, no recreativo. Caso não possa entrar em campo, Dante será escalado. O zagueiro do Bayern de Munique, inclusive, treinou entre os titulares na última quinta-feira.

Dilma e Lula participam da convenção estadual do PT-BA

Sábado | 28.06.2014 | 08h26
Autor: Agência Estado


Foto: Divulgação

Aos cantos de "É Rui aqui e Dilma lá", começou na manhã desta sexta-feira a convenção estadual do PT na Bahia. A presidente Dilma Rousseff subiu ao palco de mãos dadas com o Luiz Inácio Lula da Silva e do atual governador da Bahia, Jaques Wagner.

 

A convenção lança a candidatura de Rui Costa, ex-secretário da Casa Civil de Wagner, a governador pelo PT. O vice na chapa será João Leão do PP e ao Senado será lançado Otto Alencar, do PSD.

 

Lei da Palmada começa a vigorar a partir de hoje (27)

Sexta | 27.06.2014 | 22h05
Autor: Informações da Agência Brasil


Foto: Divulgação

Foi publicada nesta sexta-feira (27) no Diário Oficial da União a lei que proíbe o uso de castigos físicos e de tratamento cruel ou degradante como formas de correção, disciplina e educação de crianças e adolescentes.

 

Conhecida como Lei da Palmada, a norma determina que pais, demais integrantes da família, responsáveis e agentes públicos executores de medidas socioeducativas que descumprirem a norma vão receber encaminhamento para um programa oficial ou comunitário de proteção à família, tratamento psicológico ou psiquiátrico e advertência. 

 

O texto prevê ainda que a União, os estados e os municípios deverão atuar de forma articulada na elaboração de políticas públicas e na execução de ações destinadas a coibir o uso de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante e difundir formas não violentas de educação de menores. 

 

Ainda de acordo com a norma, os casos de suspeita ou confirmação de castigo físico, de tratamento cruel ou degradante e de maus-tratos contra criança ou adolescente serão obrigatoriamente comunicados ao conselho tutelar mais próximo. A lei entra em vigor hoje

Barrestivenses vitoriosos na 2ª etapa do campeonato baiano de jiu jitsu

Sexta | 27.06.2014 | 17h40
Autor: Izidy Ramel / Jornalista Barra Urgente


Foto: Divulgação

No domingo, 15, em Guanambi-BA, aconteceu a 2ª etapa do campeonato baiano de Jiu Jitsu, um evento aliás, que movimentou toda a região, visto que cerca de 200 competidores de diversas cidades participaram.

 

Barra da Estiva teve muito o que comemorar, pois, 5 filhos da terra levaram para casa a vitória, além do fato de que a equipe da qual eles todos fazem parte, denominada  G.O Team, ficou colocada em 2º lugar na classificação geral da etapa supracitada.

 

Os vencedores da terra do café respondem pelos nomes de Valto, Edinho professor - sensei, Rodrigo, Gilson e Herivelto. A partir do dia 31 de julho até o dia 3 de agosto de 2014 acontecerá no Rio de Janeiro o campeonato mundial de Jiu Jitsu, em que o professor Edinho irá mais uma vez representar Barra da Estiva.

 

Assim, os barrestivenses vão cada vez mais mostrando a sua garra e determinação no esporte, o que traz um brilho todo especial para a cidade, que tem muitos talentos atuantes.

Brumado: Localização do Conjunto Penal será definida pela SEAP e não pelo município

Sexta | 27.06.2014 | 14h04
Autor: Daniel Simurro / Brumado Urgente


A SEAP definirá o local que abrigará o Conjunto Penal de Brumado (Foto: Reprodução)

O setor de Segurança Pública em Brumado vive novamente um momento muito delicado na cidade, já que uma nova onda de assaltos vem provocando o pânico no comércio local. Aproveitando o impasse em torno da construção do Conjunto Penal, os assaltos “deitam e rolam” na cidade, tendo ainda a seu favor o baixo contingente de policiais, que vem favorecendo as práticas criminosas, apesar dos esforços heroicos dos soldados que estão na ativa.

 

As discussões e protestos em torno da definição da localização, que aumentaram nos últimos dias, podem ser em vão, já que a decisão final do local irá ficar a cargo da SEAP - Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia. Segundo informações colhidas pelo Brumado Urgente, o melhor local, que reúne uma logística adequada, seria nas proximidades da Vila Presidente Vargas, o que poderá acontecer, já que na sessão da Câmara de Vereadores de Brumado do último dia 19, três projetos foram aprovados, justamente visando dar mais opções para a escolha final da SEAP. A divulgação oficial do local deverá acontecer nos próximos dias.

Problema antigo ainda sem solução

Sexta | 27.06.2014 | 14h00
Autor: Cleiton Gomes / Barra Urgente


A inércia governamental em solucionar uma velha problemática na região sudoeste da Bahia na ponte sobre o Rio de Contas, que tem cerca de 120m de extensão, e largura apenas para a passagem de um carro por vez, continua até os dias de hoje.

 

No local, há cerca de sete anos, aconteceu um grave acidente que acabou com a vida de quinze pessoas e deixou quatro gravemente feridas, numa van – transporte de passageiros - que levava moradores de Tanhaçu e Ituaçu com destino a Vitória da Conquista-BA. O sinistro aconteceu quando tal van já terminava a travessia sobre a ponte e foi atingida por um caminhão que transitava sentido Feira de Santana-BA.

 

Os moradores da região já realizaram vários protestos que reivindicava a duplicação da ponte, em 12 de junho de 2007 o então Deputado Estadual João Bonfim, impetrou uma indicação legislativa de número 15.591/2007, que solicitava ao governador da época, Jaques Wagner, a resolução do problema.

 

O fato é que até agora, junho de 2014, nada foi feito e os usuários que dependem de usar esse meio arriscado de ligação, continuam em riscos constantes de acidentes, e o pior de tudo é que próximo ao perigoso local não se encontra nenhuma sinalização que indique tal problemática para os motoristas. O clamor para a solução imediata se perdura para que mais vidas não sejam ceifadas naquele local.

Após encontro com Maurício Trindade, candidatura de Adonato Moreira toma novo rumo

Sexta | 27.06.2014 | 13h18
Autor: Daniel Simurro / Brumado Urgente


Maurício Trindade (direita) e Adonato Moreira selaram a dobradinha para as eleições de 2014 (Foto: Divulgação)

Adonato Moreira, atual presidente do PROS em Brumado, é um político da nova geração que vem buscando seu espaço no novo contexto que se apresenta, então, dentro desta nova perspectiva, sua agenda está sendo ampliada, com uma forte tendência a ser um dos postulantes a um cargo público na esfera federal nas eleições de 2014.

 

Democrático e com um grande senso de que política é feita em grupo, Adonato Moreira participou, em Salvador, da convenção do seu partido, visando à consolidação de sua meta, mas, após uma reunião com o presidente do partido na Bahia, o deputado Maurício Trindade, Adonato, mostrando a coerência que lhe é peculiar, deu um novo rumo ao seu projeto.

 

Parceiros históricos, os dois chegaram ao consenso de que uma “dobradinha” seria muito melhor para ambos, o que acabou sendo selado, num clima de grande companheirismo. Maurício Trindade que se desligou do cargo de secretário de promoção social do prefeito de Salvador, ACM Neto, tem serviços prestados para Brumado e, juntamente com Adonato, espera uma votação muito positiva, já que os dois teriam uma proposta diferenciada, a qual dará apoio integral à candidatura de Paulo Souto. Segundo Trindade “Adonato é uma liderança local e regional da qual contamos como apoio certeiro, como também do presidente da Câmara, o vereador Alessandro Lôbo que é outro parceiro histórico que tanto respeitamos”.

 

O Brumado Urgente entrou em contato com Adonato Moreira na manhã desta sexta-feira (27) que confirmou a mudança de rumo citando que “o nosso respeito por Maurício Trindade é enorme, então, numa conversa muito franca e cordial ele me mostrou uma nova perspectiva, a qual eu logo acatei, já que ele tem uma vasta experiência política” e continuou argumentando que “sei que tenho muito a ganhar com Maurício Trindade ao meu lado, pois juntos poderemos obter conquistas importantes para Brumado”. E finalizou declarando que “assim como meu amigo Zé Ribeiro representa renovação das oposições, a minha candidatura se encaixa no mesmo nível da renovação política de nossa cidde, só que do lado do grupo da situação. Brumado precisa mesmo de uma nova dinâmica política e lutaremos com todas as forças para que isso se estabeleça”.