Barra Urgente

Barra Urgente


Resultado da busca pelo arquivo de "06/2015"

Cidades baianas oferecem 4 mil vagas no Sisutec; veja lista

Terça | 30.06.2015 | 19h09


(Foto: Reprodução)

Apesar de não ser um ano promissor para empregos, pelo menos dez áreas ainda têm demanda de profissionais técnicos: segurança do trabalho, logística, química, mecânica, eletromecânica, meio ambiente, agroindústria, saúde e eletrotécnica. Para ingressar em uma dessas áreas é preciso se qualificar, dizem os especialistas da área de recursos humanos. Uma das portas de entrada são os cursos do Pronatec, que abriram inscrição ontem, pelo Sistema de Seleção da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) na Bahia. São 4.016 vagas oferecidas na Bahia.As inscrições, que começaram ontem, vão até as 23h59 de sexta-feira, no site:sisutec.mec.gov.br. O resultado sai no dia 7. Este ano, o Sisutec tem 83.641 vagas em todo o país. Na Bahia, são 4.016 oportunidades em 22 cursos.
 

Família vai à polícia e diz que jovem sumiu durante viagem com namorado

Terça | 30.06.2015 | 17h11


(Foto: Reprodução)

A família de uma jovem de 20 anos foi à polícia registrar o desaparecimento dela há três dias, durante uma viagem com o namorado para o município de Senhor do Bonfim, na região norte da Bahia. O caso foi registrado no domingo (28), segundo informações da delegacia da cidade. Ao G1, na manhã desta segunda-feira (29), Mabiane Santos de Oliveira, irmã de Gêisy Santana, contou que a irmã saiu de Valente, cidade onde reside, no dia 6 de junho, com o namorado e mais dois amigos. O último contato da jovem com a família foi na sexta-feira (26). "Ela [Gêisy] viajou com o namorado e mais dois amigos deles. Eles ficaram hospedados em um hotel. A amiga dela voltou para Valente quase uma semana depois da viagem. Estava tudo bem. Minha irmã estava mantendo contato com a gente todos os dias. Na última semana da viagem, na quinta-feira (25), ela me disse que estava tudo pronto para retornarem no dia seguinte. Já na sexta-feira (26), ela mandou uma mensagem dizendo que já havia saído e que iria ficar sem sinal. Ela ainda mandou avisar que estava tudo bem e mandou um beijo para todos. Este foi meu último contato com ela", relatou a irmã de Gêisy Santana. Mabiane conta que a família ficou preocupada com a demora da jovem e que várias tentativas de ligações foram feitas, mas as chamadas estavam sendo direcionadas para a caixa de mensagens. A irmã da jovem ainda informou que no sábado (27), após nova tentativa, as ligações chamaram e uma pessoa atendeu. "Por volta das 14h, alguém atendeu o celular dela e ficou 30 segundos. Depois, ninguém respondia mais. Quem estava na linha desligou. Eu tentei contato novamente e só dava caixa", acrescentou. A irmã de Geisy disse que a última informação que tiveram sobre ela foi através da rede social da irmã de um dos amigos do casal. "Ela falou que eles estiveram sexta-feira em Caitité e, de lá, não sabem se seguiram viagem para Minas Gerais (MG) ou se  retornaram para Senhor do Bonfim. A preocupação da gente é que ela [irmã] não entrou em contato até hoje. Enviei mensagens nesta segunda (29) para a irmã do amigos deles para pegar o número da placa do carro e rastrearmos", finalizou. Segundo a polícia, o namorado de Gêisy mora em Senhor do Bonfim. Ele, a jovem e o amigo do casal continuam sem dar notícias. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil. Fonte: G1 BA

Lateral Tiaguinho, ex-Vitória da Conquista é campeão pelo Rio Branco-AC

Terça | 30.06.2015 | 15h00


(Foto: Reprodução)

O lateral esquerdo Tiaguinho, que iniciou a carreira no Vitória da Conquista conquistou na noite do último sábado (27), o título de Campeão do Campeonato Acreano, pelo Rio Branco. O Rio Branco derrotou o Galvez, por 2 a 0, no Estádio Florestão, em Rio Branco. Além do título, o clube ainda garantiu a última vaga do Brasileiro da Série D de 2015. Na partida de ida, o time alvirrubro, venceu o Imperador, por 2 a 1. Dessa forma, dependia apenas de um empate para garantir seu 45º título estadual. Com a nova conquista aumentou a vantagem sobre os principais concorrentes. Os outros maiores campeões acreanos são Juventus (14 títulos), Independência (11) e Atlético Acreano (6). O Rio Branco também se iguala ao Paysandu como o maior campeão estadual da região Norte. O Papão, que sequer foi à final do Paraense em 2015, também ostenta 45 títulos. Considerando todos os estaduais do Brasil, eles estão atrás apenas de ABC (52 títulos potiguares) e Bahia (46 taças do Baiano). Fonte: Cidade Esportes

Reduzir maioridade penal não vai resolver violência, diz Unicef

Terça | 30.06.2015 | 14h07
Autor: Bahia Notícias


Foto Reprodução

Um vídeo lançado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) faz um alerta contra a redução da maioridade penal. Para a organização, a sociedade está preocupada com a violência, mas culpar os adolescentes pela violência não é a solução para o problema. A proposta de emenda à Constituição (PEC) 171/93 que reduz de 18 para 16 anos a maioridade penal para quem praticar crimes graves deve ser votada nesta terça-feira (30) no plenário da Câmara dos Deputados. O vídeo faz parte de uma campanha contrária à redução da maioridade. Nela, o coordenador de Programas para Adolescentes da organização, Mario Volpi, diz que somente 0,01% dos 21 milhões de adolescentes do Brasil cometeram atos contra a vida. No entanto, Volpi lembra que a cada hora um adolescente é assassinado no Brasil, o que faz com que o país seja o segundo em homicídios de adolescentes no mundo. “Para aqueles que cometerem crimes, temos que ter um sistema suficientemente rigoroso para recuperá-los e interromper essa trajetória", disse Volpi. Segundo a Agência Brasil, representantes de organizações de diferentes setores, como políticos, religiosos, do meio jurídico e de defesa dos direitos humanos, participam de um ato na Câmara dos Deputados nesta terça para convencer deputados indecisos a rejeitar a PEC. O grupo propõe como alternativa o aperfeiçoamento do Estatuto da Criança e do Adolescente, com o aumento da pena para o adolescente que praticar crime violento, e para o adulto que aliciar ou cooptar o adolescente para o crime. A pena dos adolescentes será cumprida em estabelecimento separado dos maiores de 18 anos e dos menores inimputáveis.
 

Vitor Bonfim visita Legislativo e mostra otimismo quanto à vinda do Curso de Medicina para Brumado

Terça | 30.06.2015 | 14h04
Autor: Daniel Simurro I Brumado Urgente


O deputado Vitor Bonfim ao lado do secretário Weliton Lopes e do presidente Alessandro Lôbo (direita) (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

A sessão da Câmara de Vereadores de Brumado desta segunda-feira (29) contou com a visita do deputado estadual Vitor Bonfim (PDT), que veio acompanhado do ex-vereador Leonardo Vasconcelos (SDD). Bonfim foi muito bem recepcionado pelo presidente Alessandro Lôbo (PSL) e foi convidada a se sentar-se à mesa diretora. Convidado para fazer uso da palavra ele ressaltou que vem realizando um mandato parlamentar moderno, que visa contemplar os anseios das dezenas de municípios que ele representa e que as suas expectativas são muito positivas nesse sentido. O centro da sua fala recaiu sobre a vinda do Curso de Medicina para Brumado, que, segundo ele “tem totais condições de ser implantado no município”. Mostrando grande conhecimento de causa ele discorreu sobre todo o processo de seleção e disse que a visita de uma comissão do MEC a Brumado nessa semana deverá ser fundamental para sacramentar a implantação. “Estão sendo cumpridas as últimas etapas do processo e acredito que Brumado irá ser contemplado, pois reúne todas as condições para tal”. Após ter sido saudado por todos os parlamentares presentes, Vitor Bonfim rumou, juntamente com Leonardo Vasconcelos para uma reunião festiva na qual já seria tratada uma possível candidatura do ex-prefeito Eduardo Vasconcelos. 

 

Ministro diz que Grécia dará calote no FMI

Terça | 30.06.2015 | 12h06
Autor: Estadão Conteúdo


Foto Reprodução


A Grécia assumiu não vai pagar a parcela de € 1,6 bilhão devida ao Fundo Monetário Internacional (FMI) que vence nesta terça-feira (30). A informação foi dada pelo ministro da Fazenda do país, Yanis Varoufakis. De acordo com a Reuters, contudo, o governo ainda tem esperança de fechar um acordo de última hora com seus credores para um pacote de ajuda. Perguntado por um repórter se a Grécia faria o pagamento nesta terça, Varoufakis respondeu: "não". Sobre a possibilidade de um acordo de última hora com seus credores internacionais – com o programa atual expirando nesta terça – Varoufakis disse: "Esperamos que sim", segundo a Reuters. O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, está considerando uma proposta feita de última hora na segunda (29) pelo chefe da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, para que aGrécia receba ajuda financeira. "O gabinete do primeiro-ministro disse a Bruxelas que está avaliando a nova proposta do presidente da Comissão da UE, que inclui alívio da dívida em outubro e mudanças no suplemento Ekas (para gregos de baixa renda)", noticiou o jornal grego “Kathimerini”, sem especificar suas fontes. No próximo domingo (5), Tsipras realiza um referendo para que os gregos digam se aceitam ou não as reformas propostas pelos credores como condição para liberação de recursos financeiros. A consulta popular, no entanto, será realizada depois do vencimento da dívida.
 

O tempo vai parar por um segundo hoje; Entenda

Terça | 30.06.2015 | 11h02


(Foto: Ilustração)

A noite desta terça-feira (30), às 20h59m59s, o tempo irá parar por um segundo nos relógios atômicos que determinam a hora oficial da Terra. O "segundo extra" será adicionado hoje à contagem oficial do tempo.  O segundo extra é para compensar uma diferença quase imperceptível, já que o planeta não dá uma volta completa em 24 horas exatas. Quando essa diferença chega perto de um segundo, os relógios precisam ser ajustados.A inserção de um segundo extra pode causar problemas na internet e atrapalhar a vida de muitas pessoas. Em dezembro de 2008, por exemplo, o sistema operacional Linux apresentou vários travamentos após a adição do segundo. Quatro anos depois, em junho de 2012, vários sites, como Reddit, LinkedIn, Gizmodo e FourSquare, tiveram problemas de lentidão. Além disso, praticamente todos os sites que usavam aplicações escritas em linguagem Java travaram. Esse tipo de problema ocorre porque durante o segundo extra, o relógio do computador mostra 60 segundos em vez de simplesmente avançar para o próximo minuto. O relógio exibe o segundo 59 duas vezes.  De acordo com o site Live Science, o computador vê o “leap second” - segundo extra, como a volta ao tempo. A máquina registra isso como um erro no sistema.O “leap second”, criado em 1972, foi adicionado a uma taxa média de um por ano. A partir do início do século XXI, o segundo extra tornou-se menos frequente. Este será o quarto segundo extra adicionado desde 200. Com informações da Exame.

Votação sobre maioridade penal será guerra ‘de PMDB contra PMDB’, diz coluna

Terça | 30.06.2015 | 10h11


Foto: Agência Brasil / Câmara dos Deputados

A redução da maioridade penal de 18 para 16 anos, que deve ser votada pela Câmara dos Deputados nesta terça-feira (30), é uma das principais bandeiras do presidente da Casa Eduardo Cunha (PMDB). Mas, segundo a coluna Radar Online, da Veja, o “protagonista” dos argumentos contra a aprovação é outro peemedebista, o pediatra Darcísio Perondi. Nas últimas semanas, o médico teria começado um corpo a corpo com os parlamentares, tentando provar que a medida trará impactos negativos para a sociedade, inclusive na classe média. “Será carne fresca nas boates das capitais, com jovens de 16 anos se prostituindo. Serão adolescentes inconsequentes com carteira de motorista na mão para causar acidentes ou sendo enquadrados como traficantes ao consumir alguma droga na noite”, argumentou, segundo a coluna. O movimento contrário ganhou apoio de diversas instituições. A CNBB teria pedido que bispos e padres ligassem para os deputados federais para pedir votos contra, e pastores evangélicos já teriam preparado uma vigília no Congresso durante a votação. Mesmo com toda movimentação, a maioria dos parlamentares que tuitaram sobre o tema se mostrou favorável à redução. Segundo a Veja, a Bites Consultoria detectou a manifestação de 135 membros da Casa em suas contas no Twitter: 63 que defendem o sim, 59 que optam pelo não. Outros 13 falaram sobre o tema, mas não se posicionaram. Ainda assim, o impacto das publicações teve impactos diferentes na rede social. Os tuítes contrários atingiram 5,7 milhões de pessoas, enquanto os outros só chegaram a 2,1 milhões.

Dilma se reúne com Obama nesta terça na Casa Branca

Terça | 30.06.2015 | 09h31


(Foto: Reprodução)

A presidente Dilma Rousseff e o colega norte-americano Barack Obama se reunirão nesta terça-feira (30) na Casa Branca, em Washington (capital dos EUA), um ano e nove meses após ela cancelar a visita de Estado – a mais alta na diplomacia – ao país. O encontro, informou o Ministério das Relações Exteriores, tem como objetivo a retomada do diálogo entre os dois governos. Dilma chegou aos Estados Unidos no último sábado (27) acompanhada de ministros e cumpriu agenda em Nova York. No domingo (28) e em parte desta segunda (29), ela teve série de encontros com empresários de diversos setores, como o financeiro e o de infraestrutura. Conforme a agenda oficial, divulgada pela Secretaria de Comunicação Social, Dilma e Obama terão reunião de trabalho no Salão Oval da Casa Branca e, na sequência, farão declaração à imprensa, no East Room (Salão Leste).

Conquista: Jovem de apenas 17 anos morre vítima de infarto em frente ao trabalho

Terça | 30.06.2015 | 09h01


Foto: Arquivo Pessoal

Uma fatalidade comoveu a população de Vitória da Conquista nesta segunda-feira (29). Um jovem de apenas 17 anos, que iria completar a maioridade na próxima quinta-feira (02). Trata-se de Daniel Moreira, que foi vítima de infarto em frente a fábrica da Linda Jóia, localizada na Avenida Presidente Dutra, no Bairro Guarani. Uma equipe do Samu 192 tentou reanimá-lo, mas sem sucesso. O corpo do jovem está sendo velado na Funerária Vitória, ao lado do Hospital São Vicente. O sepultamento acontece amanhã (terça-feira) na zona rural de Vitória da Conquista. Fonte: Blog do Rodrigo Ferraz

Redução da maioridade penal no Brasil: votação acontece hoje (30)

Terça | 30.06.2015 | 08h28
Autor: Wilma Santana I Brumado Urgente


(Foto: Ilustração)

O presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), confirmou a votação da Proposta de Emenda à Constituição que altera a legislação sobre a maioridade penal. Diante disso, o plenário da Câmara deverá votar nesta terça-feira (30). A questão da maioridade penal tem sido bastante discutida, especificamente no Brasil. Qual seria a melhor forma que venha atender a insatisfação da sociedade que não aguenta mais ver jovens criminosos ficarem impunes diante da lei? A constituição Federal Brasileira estabelece em seu artigo 228 que os menores que 18 anos não são punidos pelos seus atos irresponsáveis, pois de acordo com este estatuto, eles não possuem maturidade suficiente para responder pelos seus atos . Os argumentos utilizados contra a redução da maioridade penal baseiam-se ainda no fato de que essa medida não iria diminuir a criminalidade nesta idade, pelo contrário, isso poderia causar uma superlotação nos presídios e o contato com outros criminosos veteranos iria influenciar os menores aumentando desta forma a violência.

Servidores da Justiça Federal na Bahia rejeitam proposta de reajuste salarial do governo

Segunda | 29.06.2015 | 20h00
Autor: G1


Foto Reprodução


Os servidores da Justiça Federal na Bahia rejeitaram a proposta de reajuste salarial apresentada pelo governo federal, em duas assembleias realizadas na tarde da última sexta-feira (26). As assembleias foram realizadas no Fórum da Justiça do Trabalho, no Comércio e na Justiça Federal. A proposta apresentada pelo ministro do Planejamento, Orçamento e Judiciário, Nelson Barbosa, prevê o pagamento do reajuste de forma parcelada, entre os anos de 2016 e 2019, sendo 5,5% em 2016, 5% em 2017, 4,75% em 2018, 4,5% em 2019. Segundo o ministro do Planejamento, o reajuste foi calculado com base na inflação estimada para o período. Os servidores baianos pedem que o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski rejeite a proposta e cobre a aprovação do Projeto de Lei Complementar (PLC) 28/2015, que dispõe sobre o reajuste salarial da categoria. Segundo o Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal na Bahia (Sindjufe-BA), as perdas salariais da categoria já ultrapassam 50%. Na assembleia, também foi definido que a entidade vai indicar uma conta corrente para receber doações destinadas ao fundo de greve do sindicato.

 

Ida de ACM Neto para PMDB estaria certa, mas Aécio Neves seria contra acordo

Segunda | 29.06.2015 | 18h00
Autor: iBahia


Foto Reprodução


O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), deve trocar de partido em breve e seu destino estaria selado. De acordo com a coluna Painel, da Folha de S. Paulo, ele selou sua filiação ao PMDB, o que deve acontecer em agosto. Ainda segundo a publicação, a única amarra que ainda prende ACM Neto ao DEM é a objeção do senador Aécio Neves (PSDB-MG), que temeria que a perda de um prefeito de capital importante passe a impressão de “raquitismo” da oposição em cenário nacional.

 

Vitória da Conquista atinge meta da campanha de vacinação contra a gripe

Segunda | 29.06.2015 | 16h08
Autor: Mirian Neto I ConquistaUrgente


Mais de 50 mil pessoas foram vacinadas contra gripe

Este ano, em Vitória da Conquista, a campanha atingiu 81,53% das 64.452 pessoas que integram o público-alvo, ou seja, foram vacinadas, até o dia 19 de junho, 52.547 pessoas dos grupos prioritários: crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, mulheres que acabaram de dar à luz e trabalhadores da saúde. A vacina estará disponível nos postos de saúde até acabar o estoque. “Esta vacina previne quanto à alguns tipos de vírus causadores da gripe, mas as pessoas devem ficar atentas aos sintomas como febre, dores no corpo, tosse, coriza, entre outros, principalmente em crianças e idosos. Nestes casos, é bom procurar uma unidade de saúde”, explica a coordenadora municipal de Imunização, Elba Sampaio. *As informações são PMVC

Jovem desaparece durante viagem a Senhor do Bonfim

Segunda | 29.06.2015 | 15h00
Autor: Bahia Notícias


Foto Reprodução


A jovem Gêisy Santana Silva, de 20 anos, desapareceu depois de viajar de para o município de Senhor do Bonfim, no centro norte baiano, no início de junho. Segundo familiares, Gêisy mora na cidade de Valente e estava acompanhada do namorado, Luis André, que trabalha em Bonfim. De acordo com o site Valente Notícias, o último contato com a jovem foi na última sexta-feira (26), quando ela informou que voltaria para Valente. Desde então, os celulares dela e do namorado caem na caixa de mensagens. A família pede que, caso alguém tenha informações sobre o casal, entre em contato pelo número (11) 99190-3872.
 

Brumado: Ao fugir de colisão, motorista acaba atingindo trem de carga na manhã de hoje (29)

Segunda | 29.06.2015 | 12h18
Autor: Daniel Simurro I Brumado Urgente


Muitos populares chegaram rapidamente ao local para ver se estava tudo bem com o motorista (Foto: Brumado Urgente)

O complicado trânsito de Brumado vem sempre registrando acidentes, mas colisões com trens de carga não são nada comuns, apesar da linha férrea atravessar boa parte da cidade. Na manhã desta segunda-feira (29), por volta das 10h20m, um acidente desse gênero, ocorrido no Bairro Dr. Juracy, no cruzamento das ruas Manoel Leonino da Silva com Rui Barbosa. acabou fugindo a regra, onde um motorista que estava conduzindo uma pick-up Fiat Strada Prata, placa OZI – 9156 – Brumado – Bahia, acabou colidindo de forma lateral com um trem de carga. Segundo informações colhidas pelo Brumado Urgente, o motorista, Roberto de Souza (35), estava conduzindo o seu veículo tranquilamente, quando outros dois veículos estavam tentando uma ultrapassagem muito arriscada e querendo evitar uma colisão, ele foi evadir para o lado, mas, por azar, acabou atingindo o trem de carga que passava bem na hora. Testemunhas relataram que o motorista não teria percebido o trem porque não foi tocada a tradicional buzina de alerta, o que teria dificultado o entendimento do motorista, já que na hora estava garoando. O motorista nada sofreu, mas disse que teria nascido de novo, porque o susto foi muito grande. Os agentes de trânsito chegaram logo ao local e contornaram o tráfego. 

O motorista disse ter nascido de novo (Foto: Brumado Urgente)

Empresário revela que Lyoto Machida operou nariz após a derrota para Romero

Segunda | 29.06.2015 | 12h00
Autor: Bahia Notícias


Foto Reprodução

Após a derrota para Yoel Romero, na luta principal do UFC Hollywood, que aconteceu neste sábado, Lyoto Machida passou por uma cirurgia para reparar o nariz quebrado pelos golpes do cubano. A informação foi dada por um de seus empresários, Ed Soares, nas redes sociais. Ele postou uma foto do lutador, provavelmente tirada antes da cirurgia, e disse que tudo transcorreu melhor que o esperado.

"Após uma longa noite no hospital, estou feliz em dizer que Lyoto passa bem após a cirurgia. A cirurgia foi melhor do que o esperado. Nós realmente agradecemos o apoio e preocupação de todos. O Dragão vai voltar!!!", escreveu Soares em sua conta no Instagram.

Ibicoara: Policiais militares ficam feridos em acidente com viatura na BA-142

Segunda | 29.06.2015 | 11h32
Autor: Brumado Urgente


O estado da viatura após o acidente mostra a gravidade do acidente (Foto: Leitor Brumado Urgente via WhatsApp)

Dois policiais militares ficaram feridos em um acidente que ocorreu no início da noite deste domingo (28) na BA- 142, no município de Ibiacoara, nas proximidades da Fazenda Igarashi. Segundo informações passadas ao Brumado Urgente, os policiais foram prontamente socorridos e encaminhados para uma unidade de saúde e receberam cuidados médicos, ficando sob observação só sendo liberados no início da madrugada. Os motivos do acidente não foram divulgados, mas a viatura ficou muito danificada. 

Incoerências e consequências

Segunda | 29.06.2015 | 11h06
Autor: Por Dr. Cleio Diniz


(Foto: Laércio de Morais | Brumado Urgente)

Um velho ditado diz que “de boas intenções o inferno está cheio”. Não entrando no mérito das intenções reais de nossos legisladores esta frase pode muito bem definir, em regra nossos legisladores. O fato é que o resultado do que tem saído a título de leis, apesar de ter por vezes princípios nobres, produzem resultados desastrosos. É certo que na maioria das vezes a cultura é do próprio 

Podemos citar como exemplo, as leis que proíbem e restringem o trabalho do menor. Uma intenção nobre, mas que causa transtornos quando este menor chega na maior idade, busca um emprego digno e se depara com a exigência da experiência. Ora, como ter experiência se antes era proibido de trabalhar? 

Para piorar, tanto a ociosidade da adolescência, quanto a necessidade financeira não alcançada nos primeiros anos de adulto tem sido responsável para empurrar estes menores para a criminalidade.

Outo conflito de leis é resultado prático visto no direito de defesa que é assegurado pela constituição, mas se defender como se existe uma lei que proíbe o porte de armas e coloca o cidadão em desigualdade ao seu algoz. Neste caso, para piorar, o Estado prega que não se deve reagir, garantindo indiretamente ao bandido a segurança para praticar seu crime.

Como vemos, leis são produzidas sem uma visão ampla de seus efeitos, e para piorar se tornou vergonhoso e sinal de derrota admitir tais erros para que os mesmos possam ser consertados.

Falta de cinto rende uma multa a cada 2 minutos em rodovias federais

Segunda | 29.06.2015 | 10h35


(Foto: Ilustração)

A Polícia Rodoviária Federal aplicou 152,5 mil multas a motoristas e passageiros que não respeitaram a obrigatoriedade do uso do cinto de segurança tanto no banco dianteiro quanto no banco traseiro de veículos neste ano. A quantidade de autuações faz referência aos seis primeiros meses de 2015 e equivale a uma multa a cada dois minutos nas rodovias federais que cortam o País. Na semana passada, o cantor sertanejo Cristiano Araújo morreu em um acidente de trânsito na Rodovia BR-153, em Goiás, e a polícia investiga a suspeita de que o artista e sua namorada, Allana Coelho, de 19 anos, não usavam cinto de segurança. Eles estavam no banco de trás no momento do acidente. A falta do equipamento teria potencializado os ferimentos que levaram à morte do casal. Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada no início deste mês, mostrou que 20% da população não usa cinto de segurança no banco da frente. A situação é ainda mais grave nos bancos traseiros: metade dos entrevistados admitiu que não usa o equipamento obrigatório.