Barra Urgente

Barra Urgente


Resultado da busca pelo arquivo de "11/2015"

Milagres: Presos fogem de delegacia após carcereiro 'entregar' cadeado

Segunda | 30.11.2015 | 18h00


Sete presos da Delegacia Territorial de Milagres, no Vale do Jiquiriça, fugiram na noite deste domingo (29) depois de eles mesmos “não baterem o cadeado” da cadeia e serrarem a grade da carceragem. Apenas um dos detentos foi recapturado. Se entregou uma hora e meia depois da fuga dos colegas, que ocorreu por volta das 20h. Segundo informações de um carcereiro – que estava de folga neste domingo – o colega teria entregado a chave (procedimento comum no local) de um compartimento da cadeia, após o banho de sol dos presos. O funcionário informou que os detentos não obedeceram e ganharam a rua depois de serrarem as grades de outro compartimento da cadeia. No local, não há policiais nos plantões de fim de semana, o que facilitou a debandada dos detentos, que estavam presos por crimes como tráfico de drogas, estupro e assaltos. A polícia continua as buscas pelos foragidos.

Baianos Wagner Moura, Gil e Caetano integram lista de maiores celebridades do Brasil em 2015

Segunda | 30.11.2015 | 17h02


(Foto: Divulgação)

Três artistas baianos estão entre as 25 maiores celebridades do país este ano, ocupando a terceira, quarta e quinta posição da lista organizada pela edição brasileira da revista Forbes. O jogador Neymar ocupa o primeiro lugar, seguido da top model Gisele Bündchen. O ator baiano Wagner Moura, que este ano se destacou ao protagonizar o narcotraficante na série Narcos, ficou com o terceiro lugar no ranking, seguido dos conterrâneos Caetano Veloso e Gilberto Gil, amigos que este ano celebram 50 anos de carreira com uma turnê conjunta. Segundo a Forbes, a lista foi realizada através do cruzamento de seis indicadores e dos dados de empresas especializadas, que quantificam o número de aparições na mídia e analisam o grau de prestígio e influência de cada um, entre 1º de janeiro de 2015 e 15 de outubro de 2015.

 

Ibitira: Dois jovens morrem em tombamento de caminhão carregado de manga tomba na BR-030; as vítimas

Segunda | 30.11.2015 | 16h04
Autor: Brumado Urgente


(Foto: Laércio de Morais | Brumado Urgente)

Duas vítimas fatais foram contabilizadas num acidente próximo ao Distrito de Ibitira, no município de Rio do Antônio, na madrugada deste ultimo domingo (29). De acordo com informações colhidas pelo Brumado Urgente, os dois ocupantes do veículo foram identificados como Gilberto Francisco de Souza, conhecido por “Betim” (26), que residia na comunidade de Pau de Colher, e Lucas Nascimento Silva (25) que moravam em Caraíbas, ambas comunidades pertencentes ao município de Paramirim. Os mesmos viajavam em um caminhão carregado com mangas, com destino a Sumaré, interior de SP, quando no referido trecho da BR-030, próximo ao distrito de Ibitira, o caminhão acabou tombando. Eles não resistiram os ferimentos e morreram de forma instantânea. A perícia esteve no local e registrou a ocorrência. Os dois corpos das vítimas foram encaminhados para o IML de Brumado para serem necropsiados. O sepultamento acontecerá hoje (30) nos cemitérios das referidas comunidades.

Presidente da Vale, Murilo Ferreira renuncia presidência de Conselho da Petrobras

Segunda | 30.11.2015 | 15h02


(Foto: Reprodução)

Em licença desde setembro, o presidente do Conselho de Administração da Petrobras, Murilo Ferreira, renunciou ao cargo oficialmente. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (30) pela própria estatal. Murilo também é presidente-executivo da mineradora Vale e, em agosto, foi o único membro do conselho da Petrobras a votar contra a venda de pelo menos 25% da BR Distribuidora. Em setembro, o executivo pediu afastamento sem detalhar o motivo. Segundo a agência Reuters, Ferreira deixou o cargo para concentrar-se na gestão da Vale – ele acumulava funções em duas das maiores companhias do país desde abril. Enquanto a Petrobras está em crise financeira derivada das denúncias da Operação Lava Jato, a Vale passa por crise imagética após o rompimento da barragem da Samarco, em Mariana, que gerou um dos maiores desastres ambientais do país. Questionada após o anúncio da Petrobras, a assessoria de imprensa da Vale informou que Murilo segue normalmente com sua funções na companhia.

Brumado: A triste sina dos jovens que entram para o caminho sem volta do crack

Segunda | 30.11.2015 | 13h50
Autor: Brumado Urgente


(Fotocomposição: Brumado Urgente)

A juventude brumadense que, há décadas atrás, era, reconhecidamente, um “time de saudáveis”, tendo inúmeros talentos no esporte, principalmente no futsal, que, inclusive, era reconhecido como o melhor da Bahia, hoje, infelizmente não pode mais ter esse status, pois, a droga, principalmente o crack, mudou o perfil comportamental de uma parte da juventude brumadense, principalmente nos bairros periféricos, que acabou não resistindo ao “canto da sereia” e pegando a “estrada sem volta”. Esse novo quadro social, que é fomentado pela falta de políticas públicas para os jovens, que se veem desassistidos pelos sistema, se tornando presas fáceis para os traficantes, mostra uma situação extremamente preocupante, já que parece que as autoridades vêm perdendo a guerra para o tráfico que se mostra cada vez mais implacável e fulminante. A morte brutal de dois jovens no período de 48 horas, - os quais tinham envolvimento com o mundo dos tóxicos -, vem comprovar um cenário extremo de violência em Brumado, que é “ditada” pelo tráfico cada vez mais frio e cruel, que tira de cena um jovem como se ele fosse uma simples folha de papel. A grande questão é o que fazer para conter esse ímpeto voraz e devorador deste vício que dilacera as famílias que ficam marcadas por toda a vida?; o que fazer para que mais mães não venham a chorar nos caixões de seus filhos as lágrimas do desespero e da desolação?; o que fazer para que esta nova geração de adolescentes também não venha a entrar nesse vício e passe a engrossar as fileiras dos “cracklados” e também venham a sucumbir deixando sonhos e projetos para trás?. São questionamentos que somente os governos podem responder, enquanto isso a sociedade terá que continuar assistindo passivamente a este filme de terror que é protagonizado pela “pedra maldita”. 

Governo estadual quer mudar regras da estabilidade

Segunda | 30.11.2015 | 12h54


(Foto: Reprodução)

Na esteira de medidas para contenção de gastos da máquina pública, o governador Rui Costa (PT) enviou ao Legislativo uma proposta de emenda constitucional (PEC) que extingue a estabilidade financeira para  servidores públicos que venham a ingressar no estado e estabelece regras de transição para quem já figura no quadro funcional. O governo também enviou projeto que altera o Estatuto do Servidor em relação às férias e licença-prêmio. O governo não informou quanto deve economizar com as medidas. Se aprovadas, valem para servidores dos três poderes. O governador Rui Costa explica que a alteração da regra de estabilidade econômica do servidor  do estado visa aperfeiçoar a gestão pública e corrigir distorções com o uso de recursos públicos. "Como está, não há previdência social que se sustente", afirma ele.

Juiz que não honra toga será punido, diz presidente do TJ-BA

Segunda | 30.11.2015 | 12h01


Maria do Socorro Barreto Santiago, presidente eleita do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) | Lúcio Távora | Ag. A TARDE

Eleita em segundo turno para a presidência do TJ-BA, no último dia 20, com os votos de 33 dos 54 desembargadores presentes à eleição, a desembargadora Maria do Socorro deve anunciar nos próximos dias a comissão que vai fazer a transição da gestão do atual presidente, Eserval Rocha, até a posse dela, no dia 1º de fevereiro de 2016. Até lá, a desembargadora espera ter todos os elementos para elaborar o planejamento estratégico para o biênio 2016-2018 do TJ-BA. Para A TARDE, ela disse que deseja contar com a colaboração do colegiado, dos servidores, advogados e juízes, e também do Executivo e do Legislativo, para encontrar saídas para o orçamento apertado, de pouco mais de R$ 2 bilhões anuais. Diante da pouca margem para contratar pessoal e investir na melhoria dos serviços jurisdicionais, Maria do Socorro afirma que se for preciso tomará "medidas drásticas", como a redução de cargos comissionados, inclusive nos gabinetes dos desembargadores. Mas avisa que nada será feito "sem diálogo, participação  e  a boa vontade" de todos os envolvidos.

A importância de se treinar o músculo abdominal

Segunda | 30.11.2015 | 11h02
Autor: por Vítor Cotrim


(Foto: Laércio de Morais | Brumado Urgente)

A musculatura abdominal está sempre presente para estabilizar e manter a postura, os  músculos abdominais funcionam como se fossem a continuação das costelas, por isso é importante manter essa musculatura bem treinada pois alem de manter a aparência bonita é essencial para manter a postura durante os exercícios que utilizam grandes sobre-cargas, exemplo do agachamento onde o abdômen tem papel fundamental para manter uma boa execução e primor técnico no exercício. Algumas pessoas principalmente as mais cheinhas   tem uma falsa ideia de que tem que perder peso primeiro para só  depois fazer abdominais, pois acreditam se fizer abdominais vão ficar com a barriga grande e dura mas isso não é verdade, Isso depende de onde esta localizada a gordura. Basicamente existem dois tipos de gordura, visceral ou subcutânea. A primeira da a sensação de uma barriga dura, e esta localizada por baixo dos músculos e entre os órgãos.A segunda da uma sensação de uma barriga mole está localizada mais próximo da pele. Ambas trazem risco para saúde e estão ligadas a doenças do tipo, Hipertensão, diabetes, obesidade, colesterol alto, doenças cardiovasculares e esteatose hepática ( gordura no fígado). Para ter um abdominal bem definido e fortalecido é preciso associar exercícios físicos e alimentação adequada, para isso procure um profissional de Nutrição e por um professor de Educação física.

(Foto: Ilustração)

Promotora de Justiça do caso Telexfree é encontrada morta com tiro na cabeça

Segunda | 30.11.2015 | 10h03


Enquanto vizinhos ouviram uma discussão no apartamento da promotora, antes do disparo, Polícia trabalha com hipótese de suicídio. (Foto: Reprodução)

A promotora Nicole Gonzales Colombo Arnoldi (foto) foi encontrada morta no inicio da noite deste domingo, 29, em seu apartamento, localizado no Condomínio Florença, próximo a Uninorte e ao Tribunal de Justiça do Acre, em Rio Branco. Natural da cidade de Araraquara, no interior de São Paulo, Nicole, de 35 anos, ingressou na carreira de promotora no MP do Acre em dezembro de 2009 e foi uma das responsáveis pelo bloqueio das contas e encerramento das atividades da Telexfree no Brasil, caso que teve repercussão internacional. Atualmente, ela era responsável pela promotoria do município de Bujari. A policia militar foi acionada por vizinhos quando um disparo foi ouvido no apartamento da vitima. De acordo com informações, Nicole foi encontrada com a marca de um tiro na cabeça.

Ministério Público investigará documento que liga BTG a Cunha

Segunda | 30.11.2015 | 09h01


André Esteves, durante entrevista em São Paulo, no ano passado (Foto: reprodução)

A Procuradoria Geral da República relatou, no seu pedido para conversão da prisão do banqueiro André Esteves e do chefe de gabinete do senador Delcídio do Amaral (PT-MS), Diogo Ferreira, de temporária em preventiva - acolhido neste domingo (29) pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki - que foi encontrado um documento, com uma escrita no verso, indicando o suposto pagamento de R$ 45 milhões do BTG para Eduardo Cunha, presidente da Câmara dos Deputados. Segundo a PGR, na residência de Diogo Ferreira, foi encontrado este documento, contendo uma escrita, com o seguinte texto: "Em troca de uma emenda à Medida Provisória número 608, o BTG Pactual, proprietário da massa falida do banco Bamerindus, o qual estava interessado em utilizar os créditos fiscais de tal massa, pagou ao deputado federal Eduardo Cunha a quantia de R$ 45 milhões". Ainda de acordo com o pedido da Procuradoria Geral da República para que a prisão temporária fosse convertida em preventiva, a anotação informa que teriam participado da operação, pelo BTG, Carlos Fonseca e Milton Lyra. "Esse valor também possuía como destinatário outros parlamentares do PMDB. Depois que tudo deu certo, Milton Lyra fez um jantar pra festejar. No encontro tínhamos as seguintes pessoas: Eduardo Cunha, Milton Lira, Ricardo Fonseca e André Esteves", informou a PGR.

Brumado registra o oitavo homicídio do ano neste domingo (29)

Segunda | 30.11.2015 | 08h08


O corpo foi trazido para o IML de Brumado e as investigações foram iniciadas pela PC (Foto: Brumado Urgente)

O mapa da violência em Brumado que, geralmente é composto por assaltos, furtos e arrombamentos, neste final de ano, está tendo a elevação de outro componente, que são os homicídios, os quais, segundo a avaliação do sistema de segurança pública, é o principal fator para se medir os índices de criminalidade em um município. Na última sexta-feira (27) um homem foi executado em frente da sua filha no Bairro São Félix e, na tarde deste domingo (29), um corpo de um homem de identidade ainda desconhecida, já que estava sem documentos, foi achado num matagal da Cascalheira por volta das 15h, o qual recebeu vários tiros na cabeça, o que também caracterizaria uma execução. A Polícia está investigando o caso e maiores informações serão dadas assim que um novo boletim policial seja emitido pela 20ª Coorpin. O corpo foi levado para o IML e a necropsia pode revelar novos detalhes do crime. 

Pesquisadores desenvolvem linguiça que previne câncer

Domingo | 29.11.2015 | 19h02


(Foto: Reprodução)

Um grupo de pesquisadores europeus tem desenvolvido linguiças e empadas que podem prevenir o câncer. De acordo com a revista Super Interessante, os cientistas pretendem usar antioxidantes naturais, provenientes de frutas e plantas, entre os ingredientes da linguiça. Teoricamente, isso dificultaria a formação do câncer de cólon. "Linguiças preparadas com antioxidantes poderiam reduzir os riscos de quem, apesar de todos os conselhos, continua não ingerindo um número suficiente de antioxidantes", afirmou Eva Tornberg, uma das responsáveis pelo projeto e doutora da Universidade de Lund, em comunicado. Para a pesquisadora, não se deve definir que as carnes são exclusivamente maléficas à saúde, como apontou a Organização Mundial da Saúde (OMS). "Carne é uma comida nutritiva e não-alérgica, com altos níveis de proteína, minerais necessários e vitamina B. Fazer um comunicado sério como esse [da OMS] sobre um alimento tão básico, talvez faça pessoas não se atentarem a avisos", analisou. A pesquisa ainda está em estágio inicial.

Saiba como manter a saúde fazendo refeições fora de casa

Domingo | 29.11.2015 | 16h02


(Foto: Reprodução)

Semana corrida, rotina agitada. Essa é a realidade da maioria dos brasileiros que, dia a dia, precisam encontrar alternativas para administrar bem o seu tempo. E é justamente nessa tentativa que grande parte dessas pessoas acaba fazendo refeições importantes, principalmente o almoço, fora de casa. Mas será que é possível manter a saúde, adotando esses hábitos alimentares? A nutricionista do Hapvida Saúde, Sílvia Mara, dá as orientações. “É possível sim, desde que a pessoa tenha consciência daquilo que ela vai comer. Geralmente, em restaurantes, há uma vasta gama de alimentos, onde podemos fazer escolhas inteligentes”, revela a nutricionista.

Empresa em Juazeiro desenvolve mosquito que pode acabar com tríplice epidemia

Domingo | 29.11.2015 | 09h05


(Foto: Reprodução)

A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) anunciou na última semana uma de suas estratégias para combate ao Aedes aegypti: a ampliação do projeto de desenvolvimento de mosquitos geneticamente modificados. No entanto, em entrevista ao Bahia Notícias, Margareth Capurro, uma das coordenadoras da iniciativa, afirmou que ainda é necessária uma reunião entre a diretoria da Moscamed (empresa responsável pelo desenvolvimento dos mosquitos, localizada no município de Juazeiro) e a Sesab. "Precisamos agendar uma reunião com a diretoria da Moscamed em Salvador e a Sesab para definirmos as ações para 2016. Isso deve ocorrer nos próximos dias", disse. O Projeto Aedes Transgênico (PAT) tem o objetivo de atuar como uma medida adicional de prevenção e combate ao vetor de doenças como dengue, chikungunya e zika. De acordo com informações fornecidas por Margareth, a Moscamed utiliza a Técnica do Inseto Estéril (TIE), que foi desenvolvida na década de 1950 e tem sido usada principalmente para controle de pragas que prejudicam a agricultura. 

'Antes de criticar Dilma, se coloquem no lugar dela', diz Lula, na Bahia

Domingo | 29.11.2015 | 08h03


(Foto: Instituto Lula)

Uma semana depois de vir a Salvador para o Dia da Consciência Negra, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou à Bahia, nesta sexta-feira (27), em Valente. Lula disse que as pessoas "devem se colocar no lugar" da presidente Dilma Rousseff. "Cada um de vocês precisa ajudar a Dilma. Quero que vocês imaginem a pressão que esta mulher está sofrendo, a dificuldade que ela está passando. Antes de criticar ela, se coloquem no lugar dela", disse Lula. Lula disse ainda que o país só vai sair da crise se cada um "virar um deputado, governador e presidente" e "não deixar que os companheiros, sozinhos, arquem com a responsabilidade". Lula também disse que prefere não se eximir da responsabilidade pelo mandato da sucessora. “Eu poderia dizer 'eu sou ex-presidente, não tenho nada a ver com isso', 'sou um cidadão comum, não tenho nada a ver com isso'. Mas a Dilma não é a Dilma. A Dilma não foi candidata porque ela quis ser. Ela foi candidata porque a gente precisava que uma mulher governasse este País uma vez na vida”, afirmou.  Segundo o ex-presidente, quando está tudo bem, “todo mundo é pai da criança”, o que não acontece quando a criança não é tão bonita. “Essa criança chamada Brasil é nossa e temos que cuidar dela”, disse, nos minutos finais de um discurso de pouco mais de meia hora divulgado na íntegra pelo site do Instituto Lula. Lula reconheceu que o Brasil não está vivendo um bom momento econômico, mas ressaltou que outros países, como Estados Unidos, Alemanha e Japão, também enfrentam problemas. Mas pediu que as pessoas não julguem a presidente antes do tempo. “Quando fui eleito, eu dizia: eu fui eleito para um mandato de quatro anos. Não me julguem nem por um dia nem por um ano”, afirmou.

Brasil registra primeira morte provocada pelo vírus zika

Domingo | 29.11.2015 | 07h05


(Foto: Reprodução)

O Instituto Evandro Chagas confirmou hoje (27) o primeiro caso de morte por vírus Zika no país. A doença é transmitida por meio da picada do Aedes aegypti, mesmo mosquito transmissor da dengue e da febre chikungunya. Segundo o instituto, o paciente morava no Maranhão e a morte ocorreu em junho. O caso foi encaminhado para a instituição, com sede em Belém, por ser referência nacional em febres hemorrágicas. O paciente tinha lúpus, uma doença que afeta o sistema imunológico, e por isso não resistiu à zika. O Instituto Evandro Chagas notificou o Ministério da Saúde. A assessoria do ministério disse que recebeu os dados, analisa as informações repassadas e vai divulgar um posicionamento sobre o assunto na próxima semana. O vírus Zika é caracterizado por febre baixa, olhos vermelhos sem secreção e sem coceira, dores nas articulações e erupção cutânea com pontos brancos e vermelhos, além de dores musculares, dor de cabeça e dor nas costas. A maior parte dos casos não apresenta sintomas. O tratamento é sintomático com uso de paracetamol para febre e dor, conforme orientação médica. Os casos de vírus Zika vem chamando atenção nas últimas semanas devido a possíveis ligações da doença com o aumento de microcefalia no Nordeste.

Câncer de pulmão é o mais fatal entre os homens, revela INCA

Sábado | 28.11.2015 | 20h04


(Foto: Reprodução)

O câncer de pulmão é o tumor maligno que mais mata entre os homens. Cerca de 80% dos casos é em função do consumo de derivados do tabaco, como o cigarro. Em 2013, o câncer de pulmão foi responsável por 24 mil óbitos, de acordo com informações do Instituto Nacional do Câncer (INCA).  A taxa de mortalidade entre as mulheres também aumentou de forma significativa, passando de 4,57 mortes/100 mil em 2000 para 8,60 mortes/100 mil, em 2013. No mesmo período, a taxa nos homens saiu de 10,07 mortes/100 mil e alcançou 16.12 mortes/100 mil. Salvador é a capital com menor número de fumantes do Brasil Agora, esse tipo de câncer tem crescido também entre as mulheres, fato que preocupa a comunidade médica. Segundo a oncologista do Instituto de Oncologia AMO/Hospital da Bahia, Aknar Calabrich, podemos entender o aumento dos novos casos pelo fato das mulheres terem começado a fumar mais a partir dos anos 80 e o elevado número das fumantes. "Embora percebamos um aumento progressivo de pacientes não fumantes que estão desenvolvendo o câncer de pulmão", disse Calabrich. "Fumar narguilé é como fumar 100 cigarros", diz campanha de combate ao fumo

 

Para limpar o ar, empresa alemã cria carro coberto com grama

Sábado | 28.11.2015 | 17h02


(Foto: Divulgação)

A empresa Moovel apresentou este mês um carro coberto com cinco metros quadrados de grama. Segundo a BBC, o projeto Batizado de 'Green Skin' (pele verde, em tradução literal) estima que ele possa retirar 7 quilos de gás carbônico do ar por ano. Para cobrir o carro foi usada grama do gênero sedum, que resiste bem a condições climáticas extremas como secas e geadas. A Moovel é uma subsidiária da montadora Daimler, que também tem como subsidiária a Mercedes-Benz. Ela visa reduzir os danos ambientais provocados pelos carros e para isso o novo veículo vai passar por testes na cidade de Stuttgart, na Alemanha, nas próximas semanas.

Freddy Pitta Lima é eleito presidente da Associação dos Magistrados da BA

Sábado | 28.11.2015 | 14h05


Presidente eleito da AMAB, Freddy Pitta Lima, ao lado da presidente do Tribunal de Justiça, Maria do Socorro Santiago (ao centro), e da atual presidente, Marielza Brandão Franco (Foto: Juscelino Pache

Após eleição realizada nesta sexta-feira (27), o juiz Freddy Carvalho Pitta Lima foi confirmado como novo presidente da Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB) para biênio 2016/2017, concorrendo em chapa única. O pleito contou com a participação de 372 juízes e desembargadores, que votaram pela internet e na sede da entidade. O desembargador Mario Augusto Albiani Alves Júnior será o primeiro vice-presidente, enquanto a juíza Elbia Rosane Sousa de Araújo será a segunda vice-presidente. Também foram eleitos nove integrantes do Conselho Deliberativo e cinco do Conselho Fiscal. O novo presidente da AMAB formou-se em Direito na Universidade Católica do Salvador(UCSal) em 1994. É pós-graduado em Ciências Criminais e mestrando em Segurança Pública, Justiça e Cidadania. Entrou para a magistratura em 1999, passando pelas comarcas de São Felipe, Belmonte, Irecê e Feira de Santana, até chegar Salvador, onde atualmente atua na 3ª Vara do Fórum Criminal.

Governo vai bloquear R$ 10,7 bilhões; serviços serão paralisados

Sábado | 28.11.2015 | 13h02


(Foto: Reprodução)

A presidente Dilma Rousseff vai fazer um novo contingenciamento do Orçamento de 2015 seguindo orientação do Tribunal de Contas da União (TCU). O governo deverá editar um decreto de programação financeira com um corte de R$ 10,7 bilhões nos gastos.  A suspensão deverá atingir todos os serviços, como água, luz, telefone, bolsas no Brasil e no exterior, fiscalização ambiental, do trabalho, da Receita e da Polícia Federal, além de gastos com passagens e diárias. A Presidência fez questão de justificar que o novo contingenciamento foi necessário porque o Congresso Nacional não aprovou a revisão da meta orçamentária esta semana.