Barra Urgente

Barra Urgente


Saiba qual é a rede social que mais impacta a saúde mental

Domingo | 21.05.2017 | 18h15
Autor: Veja


Foto: Ilustração

De acordo com um estudo da Sociedade Real para Saúde Pública, do Reino Unido, o Instagram é rede social que mais impacta negativamente a saúde mental dos jovens. O questionário criado pelos pesquisadores mostrou que o aplicativo de compartilhamento de imagens afeta de forma negativa o sono, a percepção do corpo e o fear of missing out (em tradução livre, o ‘medo de ficar por fora’) dos usuários britânicos, principalmente mais jovens. A necessidade de estar sempre online para acompanhar as postagens dos amigos pode ser extremamente prejudicial, levando a comparações irreais, ansiedade e depressão. Na pesquisa, 1.500 jovens britânicos com idade entre 14 e 24 anos avaliaram como as plataformas de mídias sociais que usavam impactavam questões como depressão, ansiedade, solidão e o senso de comunidade. O site com mais respostas positivas foi o YouTube, seguido pelo Twitter e Facebook. Já os aplicativos Snapchat e Instagram foram considerados os piores nestes quesitos. Um problema presente em quase todas as mídias foi o vício no uso das redes, que pode estimular a insônia.

Hipertensão: a importância de conhecer, evitar e controlar

Domingo | 21.05.2017 | 15h07
Autor: VEJA


Foto: Ilustração

A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma condição clínica multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados de pressão arterial (PA). A hipertensão resulta em complicações em órgãos vitais como coração, cérebro, rins e vasos sanguíneos e a alterações metabólicas, com consequente aumento do risco de eventos cardiovasculares, muitas vezes fatais. Hipertensão é fator de risco modificável. A HAS é muito comum na população e é considerada um dos principais fatores de risco (FR) modificáveis e um dos mais importantes problemas de saúde pública. A mortalidade por doença cardiovascular (DCV) aumenta progressivamente com a elevação da PA a partir de 115/75 mmHg. Atualmente, cerca de 10 milhões de mortes no mundo são atribuídas à elevação da PA (secundárias a ocorrência de acidentes vasculares cerebrais isquêmicos e hemorrágicos e a doença coronária), sendo mais da metade em indivíduos entre 45 e 69 anos. Em nosso país, as DCV têm sido a principal causa de morte nos últimos anos, e estratégias para detecção da HAS, de controle e de prevenção são fundamentais para a redução de mortes cardiovasculares. A HAS resulta na ocorrência de acidente vascular (derrame cerebral), doença coronária (angina e infarto), cardiomiopatia (doença do músculo cardíaco), retinopatia (podendo resultar em cegueira) e doença renal terminal, resultando em um número elevado de pacientes com necessidade de diálise. Inquéritos populacionais em cidades brasileiras nos últimos 20 anos apontaram uma prevalência de HAS acima de 30%, com mais de 50% entre 60 e 69 anos e 75% acima de 70 anos, com proporção semelhante entre homens e mulheres.

Desconto de 5% no IPVA para placas de final 5 vale até dia 30

Domingo | 21.05.2017 | 12h00


Foto: Ilustração

Os contribuintes que possuem veículos com placas de final 5 têm até o dia 30 de maio para quitarem o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com 5% de desconto, em cota única. De acordo com a Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba), existe ainda a opção do pagamento do IPVA em três parcelas, com o vencimento da primeira cota também no dia 30 de maio. Caso o contribuinte prefira pagar em cota única sem desconto, a data limite é 31 de julho. Para efetuar o pagamento, o contribuinte deve dirigir-se a uma agência ou caixa eletrônico do Banco do Brasil, do Bradesco ou do Bancoob, com o número do Renavam em mãos. Também neste mês de maio, os proprietários de veículos de placas de finais 3 e 4 que optaram pelo parcelamento devem estar atentos ao pagamento da segunda cota, que vence nos dias 29 e 30, respectivamente. Além disso,  no dia 29 também vence o prazo para pagamento em cota única, sem desconto, do imposto devido pelos veículos com placas de final 2.

Enem: Veja como se planejar para ir bem na prova

Domingo | 21.05.2017 | 10h00
Autor: Brumado Urgente


Foto: Divulgação

O período de inscrição já acabou e agora já dá para começar a abrir os livros e repassar o conteúdo. Marcado para os dias 5 e 12 de novembro, dois domingos consecutivos, o exame terá quatro provas objetivas, além da redação. Em editoria publicado a algumas dias atrás, o site do G1 passa dicas importantes para você que vai prestar o exame, se sai bem na prova. Veja no link a seguir as dicas do site. http://g1.globo.com/especial-publicitario/educa-mais-brasil/estudar-para-transformar/noticia/2017/05/planejar-o-cronograma-de-estudos-com-antecedencia-ajuda-ir-bem-no-enem.html

Acidente de trânsito é maior causa da morte de jovens

Domingo | 21.05.2017 | 08h05
Autor: VEJA


Foto: Ilustração

Os acidentes de trânsito são a principal causa de morte entre jovens de 10 a 19 anos em todo o mundo, segundo um relatório publicado nesta terça-feira pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Ao menos 115.302 adolescentes morreram em 2015 por conta dessas ocorrências nas vias públicas. No total, de acordo com a publicação, a cada ano morrem 1,2 milhão de jovens por causas evitáveis, e mais de dois terços das mortes acontecem nos países em desenvolvimento, especialmente no continente africano e no sudeste asiático. Depois dos acidentes de trânsito, que ocupam a primeira posição, as causas que mais matam adolescentes em 2015 foram infecções respiratórias (72.655), suicídios (67.149), doenças diarreicas (63.575) e afogamentos (57.125), de acordo com a OMS. Pelo menos 3.000 jovens morreram por dia, ao longo do período analisado no relatório, intitulado “Acelerador da Ação Global a favor da Saúde dos Adolescentes: Guia para apoiar a implementação em cada país”. A organização afirma que a maioria dessas mortes pode ser prevenida com bons serviços de saúde, educação e apoio social – porém, em muitos casos, os adolescentes que sofrem de distúrbios de saúde mental, uso de substâncias ou má nutrição não podem obter serviços críticos de prevenção e assistência, seja porque os serviços não existem, seja porque não os atendem.

Chapada: Exposição mostra vida de mulheres nas pedreiras

Sábado | 20.05.2017 | 18h00
Autor: Correio da Bahia


(Foto: Alexandre Augusto)

Elas vivem exclusivamente da própria produção, trabalham de sol a sol para ganhar R$55 por cada mil paralelepípedos feitos. Durante o dia se vestem de trapos para fugir das lascas de pedras que podem rasgar a carne. Longe de se sentirem exploradas, elas se mostram dignas, altivas e não esquecem das vaidades femininas. O cotidiano dessas Mulheres de Pedra é revelado na exposição do jornalista, publicitário e escritor Alexandre Augusto que, durante um ano, percorreu a Chapada Diamantina, especificamente nos municípios de Itatim e Itaetê, retratando a vida nas pedreiras. A exposição de fotografias Mulheres de Pedra será aberta, no Teatro Gregório de Mattos, no dia 24 de maio, às 19 horas, para convidados, e 25 para o público. Aberta e gratuita, quem tiver a oportunidade de apreciar as 21 fotos coloridas e impressas em pigmento mineral sobre Canson Platine terá mais que a possibilidade de ver uma reportagem contada com imagens, mas uma experiência sensorial, onde os sons das ferramentas batendo nas pedras, a água correndo e um fundo musical suave encontra o cenário perfeito montada com pedras reais e iluminação específica para transportar o visitante para as pedreiras , além da leitura de um poema de Cora Coralina, liberada pela filha da poetisa e lida por uma das mulheres de pedra. 

Embasa reabre inscrições de concurso e altera data da prova

Sábado | 20.05.2017 | 15h28
Autor: Brumado Urgente


Foto: Divulgação

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) publicou, na edição deste sábado, 20 de maio, do Diário Oficial do Estado da Bahia (DOE), edital de retificação que exclui a prova de aptidão física para os candidatos às vagas de agente operacional e operador de processos de água e de esgoto do concurso público aberto pela empresa em março. Com a mudança nas regras, as inscrições para todas as vagas previstas no concurso serão reabertas a partir das 0h do dia 22/05/2017 até as 23h59min do dia 12/06/2017. A nova data das provas foi definida para o dia 9 de julho e serão realizadas nas cidades de Salvador, Barreiras, Feira de Santana e Vitória da Conquista. As decisões foram tomadas após análise conjunta da empresa, do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), organizador do concurso, do Ministério Público do Trabalho e da Procuradoria Regional do Trabalho da 5ª região Salvador. De acordo com a gerente de administração de carreira e desempenho da Embasa, Nivalda Beuclair, os candidatos inscritos anteriormente no concurso, conforme lista publicada no site do IBFC no dia 18/04/2017, permanecem com suas inscrições ativas, não sendo necessária nenhuma providência adicional em virtude das alterações

Brumado: SMTT e Tiro de Guerra realizam blitz educativa na cidade

Sábado | 20.05.2017 | 13h02
Autor: PMB


Foto: Divulgação

Dentro da programação do movimento Maio Amarelo -Atenção Pela Vida, a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes - SMTT está desenvolvendo uma série de blitz educativas na cidade. Tendo em vista a conduta de alguns motoristas e a quantidade de infrações cometidas no trânsito no município, a Coordenação de Controle Viário e a Coordenação de Educação no Trânsito têm promovido ações de orientação em diversos logradouros públicos da cidade. Em parceria com o Tiro de Guerra 06/24, sob o comando do Chefe de Instrução e Subtenente Paulo Souza, nesta semana foi realizada uma blitz educativa nas Ruas Israel Dias de Oliveira e Antônio Francisco da Silva. Segundo a SMTT, a finalidade da operação é orientar e educar os condutores, ressaltando aspectos como atenção à contramão, estacionamento não permitido, obrigatoriedade do uso do cinto de segurança por todos os ocupantes do veículo, afixação da fita do capacete rente ao pescoço, no caso dos motociclistas, entre outros. As abordagens educativas no trânsito continuarão sendo realizadas ao longo do mês em atendimento à proposta do movimento.

Bahia: Ministério do trabalho fecha agência dos correios por irregularidades na estrutura e aluguel

Sábado | 20.05.2017 | 11h00
Autor: BATV


Foto: BATV

A principal agência dos Correios da cidade de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, que funciona também como central de armazenamento e distribuição de correspondências, está fechada há uma semana por ordem do Ministério do Trabalho, devido a problemas estruturais. Com isso, a entrega de encomendas não está sendo feita e os moradores reclamam que estão sendo prejudicados. De acordo com funcionários da empresa, o prédio tem rachaduras e infiltrações. Um aviso foi colocado no local, no dia 9 de maio, informando que o atendimento havia sido suspenso. O advogado Gustavo Sena, que defende o dono do imóvel que alugou o espaço para os Correios, diz que reformas não foram realizadas no prédio devido a falta de pagamento de alugueis. Ele diz, ainda, que o local não oferece riscos. O proprietário do imóvel, Senivaldo Bonzani, diz que está sem receber o aluguel há mais de três anos e que o valor devido pela empesa ultrapassa R$ 125 mil.

Bahia: Empresário é morto a tiros dentro de carro

Sábado | 20.05.2017 | 09h06
Autor: G1 Bahia


Foto: Reprodução

Um homem foi morto a tiros enquanto dirigia na tarde desta sexta-feira (19), na Avenida Octávio Mangabeira, na orla do bairro da Boca do Rio, em Salvador. A informação foi confirmada ao G1 pela 39ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), que esteve no local do crime. Segundo a polícia, a vítima é um empresário, identificado como Osório Abintes Assunção, 45 anos. Ele transportava no carro R$ 7.216, que não foram levados pelos criminosos. Segundo a Polícia Militar, testemunhas contaram que a vítima foi surpreendida por dois homens armados, que estavam em uma moto. Os criminosos atiraram no homem e, em seguida, fugiram. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a ser acionado para socorrer o motorista, mas ele não resistiu aos ferimentos. Conforme a PM, após o crime, o carro da vítima ficou parado em uma das faixas da pista, no sentido Itapuã. O trânsito ficou congestionado no local. Ainda não há informações sobre a autoria e motivação do crime. O caso será investigado pela Polícia Civil. Até a publicação desta reportagem, nenhum suspeito havia sido preso.

PT inicia etapa estadual do 6° Congresso Nacional

Sábado | 20.05.2017 | 08h07
Autor: Joana d'rck Cunha Santos


Foto: Divulgação

A unidade partidária para enfrentar o momento crítico da política nacional foi a tônica dos discursos de abertura do 6° Congresso Nacional do PT, Etapa Estadual, na noite de ontem (19), no auditório da faculdade de Arquitetura, em Salvador. E a palavra de ordem foi o 'ForaTemer".  No evento com participação das lideranças do partido nosso estado, 310 delegados eleitos, militantes e convidados, o ex-governador e atual secretário de Desenvolvimento Econômico, Jaques Wagner abriu a série de pronunciamentos, representando  o governador Rui Costa, pregando a unidade. Fez  também um alerta sobre a gravidade do momento e convocou a população a ir pras ruas lutar pela democracia. O deputado Waldenor Pereira, candidato a presidente estadual da legenda, falou em nome da bancada federal petista. Ele também pregou a unidade partidária, como forma de defender o legado material e imaterial dos Governos do PT a nível nacional e estadual. Não há quem não reconheça que os governos de Lula e Dilma melhoraram qualidade de vida da população brasileira, como na Bahia, os governos de Wagner e Rui melhoraram a vida dos baianos, como também implantaram uma nova forma de governar, com transparência, ética e democracia" , defendeu.  Ele finalizou reforçando a necessidade do fortalecimento do partido para eleger de novo Lula presidente, reeleger Rui Costa governador e levar Wagner ao Senado. O Congresso que homenageia a ex-primeira dama Marisa Letícia Lula da Silva, em nível nacional, e o ex-deputado federal baiano Zezeu Ribeiro, continua até este domingo, com discussão e aprovação de teses e a eleição do presidente estadual do partido para os próximos dois anos.

Bahia: Idoso é morto a facadas dentro de casa

Sexta | 19.05.2017 | 17h02
Autor: G1 Bahia


Foto: Ilustração

Um idoso de 67 anos foi morto a facadas, dentro da casa onde morava, em Itanhém, no extremo sul da Bahia. De acordo com a Polícia Civil, o crime ocorreu no bairro São João, na madrugada de quinta-feira (18) e um homem foi preso suspeito de participar do crime. Segundo a polícia, há a suspeita de que o idoso tenha sido vítima de um latrocínio ou que o crime tenha relação com tráfico de drogas, pois uma pequena quantidade de drogas já foi encontrada no bar dele, que era comerciante. Na ocasião, o idoso não foi preso, de acordo com a polícia, porque a quantidade encontrada não configura tráfico. A polícia informou que a casa da vítima estava revirada e vizinhos disseram que ele costumava guardar dinheiro no imóvel. As investigações apontam a possibilidade do suspeito ter entrado no imóvel com um comparsa, que ainda não foi identificado. O homem que está preso foi achado por uma guarnição da Polícia Militar no mesmo dia do crime. Ao ser abordado, ele tinha uma mancha de sangue no pé e quando foi confrontado pelos policiais, tentou fugir do local. O suspeito disse ainda que na hora do crime, estava na casa de uma tia. Contudo, os PMs o levaram à casa da tia, que negou que ele tivesse ido no local. Segundo a polícia, o suspeito, que é natural de Belo Horizonte (MG), tem passagem por roubo na cidade de Ribeirão das Neves, também em Minas Gerais. Além disso, ele tem passagem por tráfico de drogas em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Teixeira de Freitas e nesta sexta-feira já havia sido liberado para enterro. Não há detalhes do sepultamento.

Enem 2017: Últimas horas para a inscrição e prazo não será prorrogado

Sexta | 19.05.2017 | 16h15
Autor: Brumado Urgente


Foto: Ilustração

As inscrições para a edição 2017 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) encerram às 23h59 desta sexta-feira (19). O Inep afirma que o prazo não será prorrogado, então não perca tempo. A taxa subiu para R$ 82 e o boleto precisa ser pago até 24 de maio. As inscrições ocorrem somente no site www.enem.inep.gov.br/participante. Vale ressaltar que elas só são consideradas confirmadas após o pagamento do boleto.

Taisan: Gol 1.0 Trend 2012/2013 Completo

Sexta | 19.05.2017 | 15h04


O Gol é um automóvel da Volkswagen do Brasil considerado um dos de maiores sucesso da marca. Seu custo benefício faz com que ele seja um dos carros mais vendidos no mercado automobilístico. Não perca sua chance e vá até a Taisan Auto conferir as condições imperdíveis que a loja preparou para você adquirir o Gol 1.0 Trend 2012/2013 Completo e com IPVA 2017 já pago. Corra já para Taisan! A loja que fica localizada na Avenida Centenário, número 853, Bairro Novo Brumado, ligue no número (77) 3441-5515 ou acesse www.taisanauto.com.br para saber mais. 

Temer e Aécio agiam juntos para impedir avanço da Lava Jato, diz Janot

Sexta | 19.05.2017 | 14h17
Autor: G1


Foto: Reprodução

O Procurador-geral da República, Rodrigo Janot, afirma que o presidente Michel Temer e o senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG) agiram "em articulação" para impedir o avanço da Lava Jato. O G1 procurou as assessorias de Temer e Aécio mas, até a última atualização desta reportagem, ainda não havia obtido resposta. A afirmação consta da decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Edson Fachin que determinou a abertura de inquérito para investigar Temer, Aécio e o deputado afastado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR), que está relacionado ao acordo de delação de executivos da JBS. A decisão foi divulgada nesta sexta (19).

Conquista: Bigode de Pedral poderá ser demolido para modernização do centro da cidade

Sexta | 19.05.2017 | 13h00
Autor: Blog do Anderson


Foto: Reprodução

O Bigode de Pedral, uma das Sete Maravilhas de Vitória da Conquista, poderá deixar de existir. A afirmação é do prefeito Herzem Gusmão Pereira e integra a programação da revitalização do Centro Comercial que começa no dia 3 de Julho. De acordo com o peemedebista, durante entrevista dada ao jornalista Maciel Junior na noite desta quinta-feira (18). Neste mesmo período estará sendo reconstruído o Terminal Urbano e a modernização da Central de Abastecimento Edmundo Flores.

Ilhéus: Escola que funcionava em barraco e sem banheiro é interditada

Sexta | 19.05.2017 | 12h00
Autor: G1 Bahia


Foto: Tv Santa Cruz

Uma escola de Japu, na zona rural de Ilhéus, no sul da Bahia, que funciona há 20 anos em um barraco emprestado pela Associação de Agricultores da região, foi interditada pela Secretaria de Educação do Município na quinta-feira (18). No local não há banheiro, o teto está quebrado e não há água encanada. De acordo com a Secretaria de Educação da cidade, das 119 unidades de ensino do município, 60 apresentam problemas de infraestrutura e deveriam até ser interditadas. A escola ficou conhecida após uma reportagem do Fantástico sobre fraudes na gestão municipal de 2009 a 2016, que acabaram atingindo a Secretaria de Educação da cidade do sul da Bahia. As unidades de ensino já chegaram a receber carne estragada para oferecer aos alunos. Contudo, o alimento não chegou a ser distribuído para as crianças porque o Ministério Público da Bahia (MP-BA) descobriu o ato criminoso. Toda a ação foi montada por uma organização criminosa que fraudava licitações em Ilhéus, e foi alvo da Operação Citrus, deflagrada em março deste ano. Além da escola que funciona em um barraco, outras unidades de ensino de Japu sofrem com a falta de infraestrutura. Algumas escolas não têm energia elétrica, água encanada e merenda escolar. Em outro colégio, não tem luz há 15 anos. A secretária da pasta, Eliane Oliveira, disse que foi feito um levantamento para saber as escolas com problemas para definir as ações de melhorias. Ela informou ainda que uma licitação para reforma e construção está em andamento.

Brumado: Radialista “Maluco do Veneno” sofre grave acidente e está intubado

Sexta | 19.05.2017 | 11h00
Autor: Brumado Urgente


(Foto: Luciano Santos / 97NEWS)

O radialista brumadense conhecido popularmente por “Maluco do Veneno” sofreu um grave acidente na tarde desta quinta-feira (18) na Comunidade de Tanque Novo, que fica na zona rural de Malhada de Pedras. Segundo informações ele estava conduzindo uma motocicleta e teve uma forte colisão frontal com outra motocicleta. No Hospital Magalhães Neto passou por um procedimento cirúrgico, já que quebrou a clavícula e um dos braços, mas devido seu estado crítico por suspeita de perfuração no pulmão, foi levado ao Hospital da Vitória da Conquista. Lá ele passou pelo processo de drenagem do pulmão e ao procedimento de fechamento do ferimento. O radialista passou ainda pelo processo de intubação endotraqueal por apresentar dificuldades de respirar. A intubação endotraqueal ajuda a evitar asfixia ou obstrução à passagem do ar. Este acidente deixou a população brumadense comovida e preocupada, já que “Maluco do Veneno” é uma figura muito conhecida e querida na cidade por ser muito irreverente e humilde e sempre de bom humor. 

Estudante de Direito, baleado, dirige e morre na porta do Hospital

Sexta | 19.05.2017 | 09h08
Autor: Brumado Urgente


Foto: Reprodução

Um jovem de 22 anos, estudante de Direito, morreu após ser alvo de disparos de arma de fogo quando estava em um carro na cidade de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia. Segundo a polícia, o jovem identificado como Maurício Gomes da Silva, mesmo ferido, conseguiu dirigir o veículo até uma unidade de saúde da cidade, mas não resistiu aos ferimentos. O alvo do ataque foi, que era estudante de Direito. Ele foi morto com diversos tiros por volta das 21h de quarta-feira (17). A polícia ainda não sabe ao certo onde ele foi atacado e nem a autoria do crime. Antes de morrer, ainda de acordo com a polícia, o jovem se envolveu em uma batida já dentro da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) para onde se dirigiu em busca de socorro.

Waldenor articula ações para colocar sistemas de água em funcionamento

Sexta | 19.05.2017 | 08h07
Autor: Joana d'rck Cunha Santos


Foto: Divulgação

O deputado federal Waldenor Pereira (PT) esteve em reunião, na terça-feira, 16, na Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (CODEVASF), com a presidente do órgão federal, Kênia Régia Marcelino, e todo o corpo de dirigentes, em Brasília, para tratar do funcionamento dos sistemas de água implantados nos municípios de Malhada e Carinhanha, cujas obras foram concluídas. O funcionamento dos sistemas, para os quais foram destinados recursos em valores aproximados de R$15 milhões, depende agora de eletrificação pela​ Coelba e da compatibilização de padrões técnicos para que as instituições estaduais baianas responsáveis por sistemas de abastecimento de água, Embasa ou Cerb, possam fazer o acolhimento para colocá-los em operação. Na oportunidade, o deputado Waldenor se comprometeu em articular reunião em Salvador, nos próximos dias, com participação de representantes da Embasa, Cerb e CODEVASF para buscar soluções que coloquem os sistemas em funcionamento. O sistema de Carinhanha vai beneficiar em torno de 8 mil pessoas das seguintes comunidades: Amargosa, Angico, Barra de Parateca, Bebedouro, Frota, Garças, Moreira/Cabacinha, Queimadas e Três Ilhas. Já o sistema de Malhada envolve as comunidades de Serra de João Ales - 1 e 2, Pedrinha, Mucambo, Alto Bonito, Esperança, Ilha de Zezé, Parateca, Pau D'Arco, Bredo Anil e Serra do Justino.