Barra Urgente

Barra Urgente


Apesar de perspectiva otimista do governo, deputados questionam reforma da previdência

Domingo | 16.04.2017 | 10h07


(Foto; Reprodução)

Mesmo com a disposição do governo para flexibilizar pontos da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287/2016, que trata da reforma da Previdência, o tema continua sensível, inclusive para partidos da base aliada do presidente Michel Temer. Os principais questionamentos são a idade mínima unificada de 65 anos (para homens e mulheres) e os 49 anos de contribuição para ter acesso ao benefício integral. O relator da reforma da Previdência na Câmara, Arthur Oliveira Maia (PPS-BA) fará no próximo dia 18 a leitura de seu relatório na comissão especial de análise da PEC 287. Espera-se que o texto modifique cinco pontos polêmicos da reforma, conforme autorizado por Temer na última semana. São eles: regra de transição para quem está na ativa, aposentadoria do trabalhador rural, aposentadoria especial para professores e policiais, pensão por morte e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), pago a deficientes físicos e idosos sem condições de sustento. Segundo a Agência Brasil, os temas são citados recorrentemente nas 130 emendas apresentadas por parlamentares ao texto. Mesmo com as mudanças, o governo ainda tem discordâncias a contornar. O deputado Paulo Pereira da Silva (Solidariedade-SP), cujo partido integra a base de Temer, acredita que as alterações ainda não são suficientes para garantir a aprovação da reforma. 

Crianças que brincam com celulares e tablets dormem menos

Domingo | 16.04.2017 | 08h04


(Foto; Reprodução)

Crianças que passam horas brincando com smartphones e tablets dormem menos que os que não interagem com tecnologia. Estudo publicado na Scientific Reports, site da revista científica Nature, indica que cada hora que crianças pequenas entre seis meses e três anos passam usando aparelhos eletrônicos com tela de toque pode estar relacionada a 15 minutos a menos de sono. Ao mesmo tempo, a pesquisa também revelou que brincar com esse tipo de tecnologia ajuda a desenvolver habilidades motoras mais rapidamente. Especialistas afirmam que o estudo é "oportuno", mas que não há razões para que pais se preocupem com os achados da pesquisa. Apesar da proliferação de telas de toque nos domicílios, ainda falta compreender o real impacto desses aparelhos no desenvolvimento da primeira infância. 

Sesab registra 15 casos suspeitos de febre amarela na Bahia

Sábado | 15.04.2017 | 19h11


(Foto; Reprodução)

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) registrou, até esta quinta-feira (13), 15 casos suspeitos de febre amarela em oito cidades. A pasta registrou um caso em Itiúba, quatro em Coribe, um em Itamaraju, um em Mucuri, um em Nova Viçosa, três em Teixeira de Freitas, um em Ilhéus, um em Feira de Santana. Ainda foi registrado dois casos de pessoas residentes no estado de Alagoas que passaram por vários locais na Bahia. A Sesab observou a redução de um caso no comparativo com o último boletim. Do total, sete casos foram descartados. Eles foram registrados em Coribe, Mucuri e dois em Teixeira de Freitas. Do total, oito permanecem em investigação, dependendo de resultados laboratoriais. No mesmo período, a Sesab registrou 209 epizootias em Primatas Não Humanos (PNH) distribuídas em 67 municípios. Desses, 32 casos tiveram confirmação de epizootias para febre amarela em 18 municípios: Alagoinhas, Biritinga, Camaçari, Catu, Cordeiros, Esplanada, Feira de Santana, Itaparica, Ituberá, Nova Viçosa, Ouriçangas, Pedrão, Salvador, Santa Rita de Cássia, São Felipe, São Miguel das Matas, Saúde e Vera Cruz.

Maior circulação de vírus da gripe em 2017 pode ser do tipo H3N2

Sábado | 15.04.2017 | 17h12


(Foto; Reprodução)

A presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBI), Isabella Ballalai, afirma que a maior circulação do vírus influenza neste ano é do tipo H3N2, ao contrário do que foi registrado em 2016, quando a maior infecção era por H1N1. Para ela, a decisão do Ministério da Saúde de antecipar a campanha foi acertada, já que no ano passado, casos surgiram antes do período da campanha de vacinação. As imunizações começam nesta segunda-feira (17) (clique aqui e saiba mais). Os vírus são da gripe e não são novos no país. Segundo ela, as variações são igualmente graves. “Não tem mais grave e nem menos grave. Por isso que as vacinas são tri ou quadrivalentes procurando proteger de três ou quatro tipos de influenza que circulam entre nós”, disse. Segundo o SBI, em 2016, o H1N1 foi responsável por 90% dos casos registrados, mas este ano só houve 2% de registro do tipo. A presidente da entidade explica que o H3N2 é um vírus que já causou surtos no país em outros períodos e é o mais prevalente no hemisfério Norte. "Ele não mudou, mas é o que este ano está circulando mais. Não é porque ele esteja novo”.  Ela explica que apesar de a população popularmente buscar a vacina do H1N1, as doses sempre contêm os tipos H1N1, H3N2 e B. Para presidente do SBI, a melhor época para imunização é justamente o outono. A antecipação evita ainda a falta de vacinas, o que costuma ocorrer quando há surtos como o de 2016. 

Quase 40% dos baianos ainda não declararam Imposto de Renda

Sábado | 15.04.2017 | 15h11


(Foto; Reprodução)

Os finais de semana prolongados da Semana Santa e de Tiradentes podem ser a oportunidade que faltava para o contribuinte colocar as obrigações em dia. Metade dos baianos ainda não entregou a Declaração do Imposto de Renda, segundo dados divulgados pela Receita Federal. Anteontem, às 17h, 15 dias do fim do prazo que se encerra no dia 28 de abril, cerca de 456 mil declarações de baianos ainda não tinham sido enviadas. Isso significa que, das quase 1,15 milhões de declarações aguardadas para todo o estado, apenas 458.053 tinham sido recebidas até aquele horário. No Brasil, a situação não é diferente. No mesmo balanço aparece que pouco mais de 11 milhões de declarações tinham sido feitas no país, de 28,3 milhões esperadas.Para quem ainda não fez por medo, é bom saber que a declaração não é um ‘bicho de sete cabeças’.

Temer decide manter os oito ministros alvos de inquéritos no STF, diz colunista

Sábado | 15.04.2017 | 13h09


(Foto; Reprodução)

O presidente Michel Temer decidiu manter os oito ministros citados nas delações da Odebrecht e contra os quais foram abertos inquéritos no Supremo Tribunal Federal (STF). Os ministros são Eliseu Padilha (Casa Civil), Moreira Franco (Secretaria Geral), Gilberto Kassab (Ciência, Tecnologia e Comunicações), Bruno de Araújo (Cidades), Aloysio Nunes (Relações Exteriores), Marcos Pereira (Indústria e Comércio Exterior), Blairo Maggi (Agricultura) e Helder Barbalho (Integração). Todos negam envolvimento com irregularidades. De acordo com o blog do Gerson Camarotti, no G1, a avaliação do Palácio do Planalto é que uma saída em massa prejudicaria o governo no momento em que a ordem é tentar aprovar a agenda de reformas no Congresso. Em fevereiro, o presidente chegou a dizer que afastaria temporariamente os ministros que fossem denunciados e em definitivo se virasse réus.

IPVA com 5% de desconto para carros com placas de final 3 e 4 vai até o final de abril

Sábado | 15.04.2017 | 11h05


(Foto; Reprodução)

Os proprietários de veículos com placas de final 3 e 4 terão até os dias 27 e 28 de abril, respectivamente, para quitar o Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com 5% de desconto.Existe ainda a opção de pagamento do IPVA em até três vezes, mas não haverá desconto. O vencimento da primeira parcela é na mesma data da cota única com desconto (27 de abril para placas de final 3 e 28 de abril para placas de final 4). Caso o contribuinte prefira pagar todo o imposto de uma vez, as datas limites são 29 de junho para final de placa 3 e 30 de junho para final de placa 4, também sem abatimento no valor total. As datas de vencimento para as demais placas podem ser consultadas no calendário do IPVA 2017, disponível no site da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz). Para efetuar o pagamento, basta dirigir-se a uma agência ou caixa eletrônico do Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob, com o número do Renavam em mãos. A Sefaz ressalta que não encaminha para os contribuintes boleto de pagamento do IPVA. Em caso de dúvida, é possível entrar em contato através do número 0800 071 0071.

Brasil: Mulher morre após levar choque com chapinha desencapada

Sábado | 15.04.2017 | 10h09


A técnica em enfermagem Maria Kamylla Santana da Silva, de 28 anos, morreu após receber uma descarga elétrica de uma chapinha de cabelo com o fio desencapado. O acidente aconteceu na última quinta-feira (13), no bairro de Cidade Tabajara, em Olinda, Região Metropolitana do Recife (RMR). Ela estava se arrumando para uma festa em família quando recebeu o choque. A jovem foi sepultada nesta sexta-feira (14). Maria Kamylla estava sozinha em casa quando o acidente aconteceu. Enquanto se preparava para o aniversário do irmão, ela não percebeu que sua chapinha estava com um fio exposto. Ao tocar nele, a jovem levou um forte choque. A técnica em enfermagem foi encontrada ainda com vida pela mãe, que chamou socorro. A vítima foi socorrida para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas chegou ao local sem vida. Maria Kamylla era casada e deixa dois filhos de 10 e 14 anos. De acordo com a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), 590 pessoas morreram no Brasil em decorrência de choque elétrico em 2015.

Delator da Odebrecht relata pagamento de propina de R$ 3,6 milhões a Geddel Vieira Lima

Sábado | 15.04.2017 | 09h07


(Foto; Reprodução)

O ex-ministro Geddel Vieira Lima é suspeito de receber R$ 3,6 milhões de propina da construtora Odebrecht entre os anos de 2007 e 2010, quando estava à frente do Ministério da Integração Nacional, durante o governo Lula. A acusação foi feita pelo ex-executivo da empreiteira João Pacífico, em delação. Segundo Pacífico, o repasse a Geddel foi registrado no sistema da Odebrecht que controlava pagamentos não declarados. Ainda conforme a delação, no esquema, o político baiano era identificado como "Babel". Um dos motivos apontados para o pagamento, segundo o delator, foi a ajuda de Geddel para o pagamento referente a um contrato da empreiteira com a prefeitura da capital baiana, à época. Os serviços prestados pela Odebrecht , de acordo com Pacífico, integravam o projeto chamado de Transporte Moderno, que contemplava várias intervenções em Salvador, sobretudo obras viárias que reduzissem congestionamentos.

Ministro chinês diz que EUA e Coreia do Norte podem entrar em guerra 'a qualquer momento'

Sábado | 15.04.2017 | 08h07


(Foto; Reprodução)

O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, alertou que Estados Unidos e Coreia do Norte podem entrar em guerra "a qualquer momento". Em declaração dada nesta sexta-feira (14), o chanceler ressaltou que o governo chinês vai apoiar tentativas de diálogo. "Existe a sensação de que o conflito pode começar a qualquer momento. Acho que todas as partes envolvidas devem manter alta a vigilância sobre essa situação", disse o ministro. "Pedimos para todas as partes pararem com as provocações e ameaças e não permitirem que a situação se torne irreparável ou fora de controle", pediu Wang durante entrevista coletiva com o chanceler francês, Jean-Marc Ayrault. A tensão entre Coreia do Norte e Estados Unidos se intensificou com a eleição de Donald Trump. O presidente americano já ameaçou atacar o país asiático caso Pyongyang siga realizando testes militares.

Campanha de vacinação contra gripe começa nesta segunda (17) e inclui professores

Sexta | 14.04.2017 | 16h07


(Foto: Reprodução)

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza começa nesta segunda-feira (17), anunciou o Ministério da Saúde em coletiva de imprensa nesta quinta-feira. Este ano, a novidade é a inclusão dos professores da rede pública e privada no público alvo, com direito a receber a imunização gratuitamente no SUS. A campanha vai até 26 de maio e o dia de mobilização nacional está marcado para o dia 13.A meta é vacinar 54,2 milhões de pessoas em todo o país. Crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto), idosos, profissionais da saúde, povos indígenas, pessoas privadas de liberdade e pessoas portadoras de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade continuam fazendo parte do público-alvo.A contraindicação é para quem tem alergia severa a ovo.

Odebrecht explica como caixa 2 se tornou comum: ‘Esse crime todo mundo praticou’

Sexta | 14.04.2017 | 14h12


(Foto: Reprodução)

O ex-presidente da empreiteira Odebrecht, Marcelo Bahia Odebrecht, narrou durante seu acordo de delação premiada como a prática de caixa 2 foi “naturalizada” durante as campanhas eleitorais. Segundo o executivo, não existiu nenhuma campanha nos últimos anos que não tenha recebido valores não declarados, mesmo que os candidatos beneficiados não soubessem disso. Odebrecht explicou que as verbas não oficiais eram uma forma de garantir o apoio a um candidato com quem tivessem uma relação mais forte sem que os concorrentes tivessem noção disso. "Não tem como você dar um montante diferenciado sem ser de caixa 2. Porque o limite que a gente definia internamente para um candidato a governador era R$ 200 mil. Então todo lugar em que a gente tinha uma relação forte, por mais que usasse o comitê estadual ou nacional, tinha um limite. Em algum momento, se tinha uma relação diferenciada, tinha caixa 2", garantiu. Marcelo explicou que os postulantes sabiam que todos recebiam valores não declarados, “mas não conseguiam precisar quem tinha recebido mais dinheiro”. "Eu não conheço nenhum político no Brasil que tenha conseguido fazer qualquer eleição sem caixa 2. Caixa 2 era três quartos do que eles tinham. 

Bahia: Mãe tenta R$ 3 milhões com vaquinha para filho com doença rara

Sexta | 14.04.2017 | 12h11


João sofre de doença degenerativa que afeta a musculatura do corpo (Foto: Reprodução/Intragram)

"É uma luta diária, porque é contra o tempo. A gente tem que matar um leão a cada dia". Assim a professora Adriana Araújo descreve a batalha diária, que já dura uma década, contra a doença rara do filho, João Amaury Souza, de 11 anos. O menino sofre de Atrofia Muscular Espinhal tipo II (AME), patologia degenerativa que afeta a musculatura do corpo e que tem chance de ocorrência em um a cada 200 mil nascimentos. O tratamento, segundo a mãe, que depende de um medicamento comercializado apenas no exterior, custa mais de R$ 3 milhões. Sem condições de arcar com o custo do remédio, a professora, que mora no bairro do Garcia, em Salvador, decidiu criar uma campanha e fazer uma "vaquinha" na internet para tentar arrecadar dinheiro para o pequeno João. A mobilização ganhou apoio de artistas como o ator Lázaro Ramos, que compartilhou a campanha em sua página no Facebook. "Descobrimos a doença quando ele tinha um ano e dois meses de idade. Até então, tinha um desenvolvimento normal. Mas a partir daí teve um episódio de febre alta e, depois, passou a não levantar mais e a não sentar mais sozinho. Teve perda de reflexos", conta a mãe. De acordo com Adriana, foram cerca de sete meses de investigação, após o início dos primeiros sintomas, até o diagnóstico da doença. "Quando foi diagnosticado, ele ainda nem tinha dois anos. São dez anos lutando, porque é uma doença progressiva que vai limitando a musculação e ele vai ficando com os membros atrofiados", conta a mãe.

Governo cancela quase 85 mil auxílios-doença e economiza R$ 1,6 bilhão

Sexta | 14.04.2017 | 10h13


(Foto: Reprodução)

O governo federal cancelou quase 85 mil auxílios-doença que vinham sendo pagos indevidamente, o que trouxe uma economia de R$ 1,6 bilhão aos cofres da União. O pente-fino nesses benefícios começou em julho do ano passado, após o governo identificar 1,7 milhão de pessoas que estavam recebendo o benefício por determinação judicial sem que tivessem passado por avaliação médica nos últimos dois anos. Até agora, foram realizadas 87.517 perícias, o que resultou no cancelamento de 73.352 benefícios, 84% do total. O índice é bastante superior ao anunciado inicialmente pelo governo, que disse trabalhar com uma expectativa de reversão de 30% dos benefícios. 

Novidade: Vem aí o Versatile Bus 'A balada itinerante'

Sexta | 14.04.2017 | 09h06


Na balada Versatile Bus você encontrara uma excelente estrutura de ultima geração, ambiente climatizado, conforto, elegância, segurança, serviço de bordo e muito mais.

Horário: A partir da 20h00min - São 5 horas de pura diversão e Open Bar

Datas: 21/04 – 22/04 – 23/04 – 28/04 – 29/04 – 30/04 – 05/05 – 06/05 – 07/05 – 12/05 – 13/05 e 14/05

O Versatile Bus inclui DJ, Bar Girl, Auxiliares, Segurança e Fotógrafo.

Atrações: Djs GeGe Dias, Daniel Simurro, Guetona, Pantera e Bruno Caires e Banda no ponto de apoio.

E para criançada KID FEST, a festa itinerante infantil com Dj, segurança, atendente, algodão doce, agua mineral, sucos, refrigerante, guloseimas e muita diversão com os personagens vivos.

Oferecemos também eventos particulares:

O que você deseja? Aniversário (adulto e infantil), festa debutante, translado para noivos e padrinhos, confraternizações, ações de merchandising, formaturas, happy hours, camarotes de evento, festa surpresa e muito mais.

Estudantes criam dispositivo que alerta sobre a má postura

Sexta | 14.04.2017 | 08h13
Autor: Ascom/Educação


(Foto: Divulgação)

Uma ideia criativa e de baixo custo foi a solução encontrada pelos estudantes Eduardo Costa e Márcio Barros, do 3º ano, do Colégio Estadual Antônio Batista, no município de Candiba, localizado no Núcleo Territorial de Educação de Caetité (762 Km de Salvador), para ajudar os colegas a manterem uma boa postura, ao sentarem nas carteiras escolares. Eles desenvolveram, para a Feira de Ciências da unidade escolar, o “Dispositivo Alertador da Má Postura” (DAMP), que possibilita que o aluno seja informado, por meio de um sensor, quando está sentado de forma incorreta. O trabalho também resultou na conquista de uma bolsa anual do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). 

Policiamento será reforçado nas rodovias durante a Semana Santa

Quinta | 13.04.2017 | 20h13


Desta quinta (13) até às 8 horas de segunda (17), o policiamento será reforçado nas rodovias baianas, por conta do aumento do fluxo de veículos que é esperado nas vias durante a Semana Santa. O objetivo da operação é intensificar as ações de prevenção de acidentes nas rodovias, a fiscalização do trânsito e redução dos crimes contra o patrimônio e contra a vida. Nesse sentido, as abordagens policiais terão foco no enfrentamento ao tráfico de drogas, pessoas e armas, com policiais militares nos diversos postos de fiscalização no controle de trânsito nas rodovias estaduais e nas vias de acesso às regiões turísticas do estado. Nas estradas estaduais, a ação envolverá equipes do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) e das Companhias Independentes de Policiamento Rodoviário (1ª CIPRv/Itabuna, 2ª CIPRv/Brumado e 3ª CIPRv/Barreiras). Já na federais, a Polícia Rodoviária Federal é responsável pela fiscalização. Além disso, nos trechos administrados pela ViaBahia, operação durante o feriadãoserá coordenada pelo Centro de Controle Operacional (C.C.O.), que identifica as ocorrências através de câmeras de monitoramento (CFTV) e das viaturas de inspeção, a fim de garantir mais segurança e agilidade nas ações.

Bahia: Irmãs são presas por torturar amante do marido de uma delas

Quinta | 13.04.2017 | 19h12


Duas mulheres foram presas em flagrante por espancar e torturar a amante do marido de uma delas, na cidade de Mucuri, no sul da Bahia, na terça-feira (11). O delegado que investiga o caso, Samuel Martins, informou ao G1, nesta quinta-feira (13), que o pivô da situação, o marido de uma das agressoras, fugiu. Ele é suspeito de atrair a vítima para o local onde o crime ocorreu. Conforme a polícia, a vítima foi espancada e torturada, por cerca de 30 minutos. Ela ainda foi ameaçada de ter os cabelos e as sobrancelhas raspados, e de ter pimenta jogada nas partes íntimas. "Ela [vítima] foi imobilizada, levou chutes, pontapés, e elas [as irmãs] jogaram pimentas nos ferimentos. A Polícia Militar chegou ao local após denúncia de vizinhos que ouviram os gritos da vítima. A situação poderia ter sido ainda mais grave caso a polícia não chegasse ao local", relatou o delegado.

Temer comandou reunião que acertou pagamento de R$ 40 mi da Odebrecht ao PMDB

Quinta | 13.04.2017 | 18h10


(Foto: Reprodução)

O presidente Michel Temer comandou uma reunião em que foi acertado o pagamento de R$ 40 milhões de propina da Odebrecht para o PMDB, em 2010. Na ocasião, o peemedebista era candidato a vice-presidente da República, na chapa de Dilma Rousseff. O delator Márcio Faria da Silva detalhou que o encontro aconteceu no escritório político de Temer em São Paulo, e o valor era referente a 5% de um contrato da Odebrecht com a Petrobras. "Totalmente vantagem indevida, porque era um percentual em cima de um contrato", declarou Faria em depoimento, quando questionado se havia ficado claro no encontro que o pagamento era propina. Também participaram do encontro os ex-deputados Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN)). A reunião, de acordo com informações publicadas pela agência Reuters, foi convocada como uma forma de "confirmação" para um acerto que já havia sido feito anteriormente por um intermediário do PMDB, junto à Petrobras. O acordo era referente a um contrato de US$ 825 milhões para a manutenção de ativos da Petrobras em nove países, vencido pela Odebrecht por meio de fraude no processo licitatório. Depois da assinatura do contrato, a propina foi paga em espécie no Brasil e em contas no exterior, segundo Faria, e o PMDB concordou durante as negociações em reduzir seu percentual para 4%, permitindo que o PT ficasse com 1%. 

Chega de áudio no WhatsApp! Dá para transformar voz em texto, sem digitar

Quinta | 13.04.2017 | 17h10


(Foto: Reprodução)

As mensagens de áudio no WhatsApp parecem ser uma unanimidade. Parecem... mas não são! Tem quem ame, mas também tem um bom time que odeia. Por isso, ensinamos aqui um caminho alternativo, que deve agradar quem não gosta de ficar digitando longas mensagem e também quem não suporta ficar ouvindo os áudios, especialmente aqueles de mais de dois minutos. Estamos falando da opção "ditado", que aparece nos teclados de dispositivos iOS e Android. Notou que você não precisa fazer nenhum download e nem mudar nada no WhatsApp para parar imediatamente de mandar áudio para os outros? É só clicar no botão com um microfone desenhado e começar a falar. Automaticamente sua voz é transformada em texto, que aparece na tela. Enquanto você estiver falando, o "ditado" vai transcrevendo.