Barra Urgente

Barra Urgente


Dilma e Lula participam da convenção estadual do PT-BA

Sábado | 28.06.2014 | 08h26
Autor: Agência Estado


Foto: Divulgação

Aos cantos de "É Rui aqui e Dilma lá", começou na manhã desta sexta-feira a convenção estadual do PT na Bahia. A presidente Dilma Rousseff subiu ao palco de mãos dadas com o Luiz Inácio Lula da Silva e do atual governador da Bahia, Jaques Wagner.

 

A convenção lança a candidatura de Rui Costa, ex-secretário da Casa Civil de Wagner, a governador pelo PT. O vice na chapa será João Leão do PP e ao Senado será lançado Otto Alencar, do PSD.

 

Lei da Palmada começa a vigorar a partir de hoje (27)

Sexta | 27.06.2014 | 22h05
Autor: Informações da Agência Brasil


Foto: Divulgação

Foi publicada nesta sexta-feira (27) no Diário Oficial da União a lei que proíbe o uso de castigos físicos e de tratamento cruel ou degradante como formas de correção, disciplina e educação de crianças e adolescentes.

 

Conhecida como Lei da Palmada, a norma determina que pais, demais integrantes da família, responsáveis e agentes públicos executores de medidas socioeducativas que descumprirem a norma vão receber encaminhamento para um programa oficial ou comunitário de proteção à família, tratamento psicológico ou psiquiátrico e advertência. 

 

O texto prevê ainda que a União, os estados e os municípios deverão atuar de forma articulada na elaboração de políticas públicas e na execução de ações destinadas a coibir o uso de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante e difundir formas não violentas de educação de menores. 

 

Ainda de acordo com a norma, os casos de suspeita ou confirmação de castigo físico, de tratamento cruel ou degradante e de maus-tratos contra criança ou adolescente serão obrigatoriamente comunicados ao conselho tutelar mais próximo. A lei entra em vigor hoje

Barrestivenses vitoriosos na 2ª etapa do campeonato baiano de jiu jitsu

Sexta | 27.06.2014 | 17h40
Autor: Izidy Ramel / Jornalista Barra Urgente


Foto: Divulgação

No domingo, 15, em Guanambi-BA, aconteceu a 2ª etapa do campeonato baiano de Jiu Jitsu, um evento aliás, que movimentou toda a região, visto que cerca de 200 competidores de diversas cidades participaram.

 

Barra da Estiva teve muito o que comemorar, pois, 5 filhos da terra levaram para casa a vitória, além do fato de que a equipe da qual eles todos fazem parte, denominada  G.O Team, ficou colocada em 2º lugar na classificação geral da etapa supracitada.

 

Os vencedores da terra do café respondem pelos nomes de Valto, Edinho professor - sensei, Rodrigo, Gilson e Herivelto. A partir do dia 31 de julho até o dia 3 de agosto de 2014 acontecerá no Rio de Janeiro o campeonato mundial de Jiu Jitsu, em que o professor Edinho irá mais uma vez representar Barra da Estiva.

 

Assim, os barrestivenses vão cada vez mais mostrando a sua garra e determinação no esporte, o que traz um brilho todo especial para a cidade, que tem muitos talentos atuantes.

Brumado: Localização do Conjunto Penal será definida pela SEAP e não pelo município

Sexta | 27.06.2014 | 14h04
Autor: Daniel Simurro / Brumado Urgente


A SEAP definirá o local que abrigará o Conjunto Penal de Brumado (Foto: Reprodução)

O setor de Segurança Pública em Brumado vive novamente um momento muito delicado na cidade, já que uma nova onda de assaltos vem provocando o pânico no comércio local. Aproveitando o impasse em torno da construção do Conjunto Penal, os assaltos “deitam e rolam” na cidade, tendo ainda a seu favor o baixo contingente de policiais, que vem favorecendo as práticas criminosas, apesar dos esforços heroicos dos soldados que estão na ativa.

 

As discussões e protestos em torno da definição da localização, que aumentaram nos últimos dias, podem ser em vão, já que a decisão final do local irá ficar a cargo da SEAP - Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia. Segundo informações colhidas pelo Brumado Urgente, o melhor local, que reúne uma logística adequada, seria nas proximidades da Vila Presidente Vargas, o que poderá acontecer, já que na sessão da Câmara de Vereadores de Brumado do último dia 19, três projetos foram aprovados, justamente visando dar mais opções para a escolha final da SEAP. A divulgação oficial do local deverá acontecer nos próximos dias.

Problema antigo ainda sem solução

Sexta | 27.06.2014 | 14h00
Autor: Cleiton Gomes / Barra Urgente


A inércia governamental em solucionar uma velha problemática na região sudoeste da Bahia na ponte sobre o Rio de Contas, que tem cerca de 120m de extensão, e largura apenas para a passagem de um carro por vez, continua até os dias de hoje.

 

No local, há cerca de sete anos, aconteceu um grave acidente que acabou com a vida de quinze pessoas e deixou quatro gravemente feridas, numa van – transporte de passageiros - que levava moradores de Tanhaçu e Ituaçu com destino a Vitória da Conquista-BA. O sinistro aconteceu quando tal van já terminava a travessia sobre a ponte e foi atingida por um caminhão que transitava sentido Feira de Santana-BA.

 

Os moradores da região já realizaram vários protestos que reivindicava a duplicação da ponte, em 12 de junho de 2007 o então Deputado Estadual João Bonfim, impetrou uma indicação legislativa de número 15.591/2007, que solicitava ao governador da época, Jaques Wagner, a resolução do problema.

 

O fato é que até agora, junho de 2014, nada foi feito e os usuários que dependem de usar esse meio arriscado de ligação, continuam em riscos constantes de acidentes, e o pior de tudo é que próximo ao perigoso local não se encontra nenhuma sinalização que indique tal problemática para os motoristas. O clamor para a solução imediata se perdura para que mais vidas não sejam ceifadas naquele local.

Após encontro com Maurício Trindade, candidatura de Adonato Moreira toma novo rumo

Empresário brumadense representará renovação no grupo de situação

Sexta | 27.06.2014 | 13h18
Autor: Daniel Simurro / Brumado Urgente


Maurício Trindade (direita) e Adonato Moreira selaram a dobradinha para as eleições de 2014 (Foto: Divulgação)

Adonato Moreira, atual presidente do PROS em Brumado, é um político da nova geração que vem buscando seu espaço no novo contexto que se apresenta, então, dentro desta nova perspectiva, sua agenda está sendo ampliada, com uma forte tendência a ser um dos postulantes a um cargo público na esfera federal nas eleições de 2014.

 

Democrático e com um grande senso de que política é feita em grupo, Adonato Moreira participou, em Salvador, da convenção do seu partido, visando à consolidação de sua meta, mas, após uma reunião com o presidente do partido na Bahia, o deputado Maurício Trindade, Adonato, mostrando a coerência que lhe é peculiar, deu um novo rumo ao seu projeto.

 

Parceiros históricos, os dois chegaram ao consenso de que uma “dobradinha” seria muito melhor para ambos, o que acabou sendo selado, num clima de grande companheirismo. Maurício Trindade que se desligou do cargo de secretário de promoção social do prefeito de Salvador, ACM Neto, tem serviços prestados para Brumado e, juntamente com Adonato, espera uma votação muito positiva, já que os dois teriam uma proposta diferenciada, a qual dará apoio integral à candidatura de Paulo Souto. Segundo Trindade “Adonato é uma liderança local e regional da qual contamos como apoio certeiro, como também do presidente da Câmara, o vereador Alessandro Lôbo que é outro parceiro histórico que tanto respeitamos”.

 

O Brumado Urgente entrou em contato com Adonato Moreira na manhã desta sexta-feira (27) que confirmou a mudança de rumo citando que “o nosso respeito por Maurício Trindade é enorme, então, numa conversa muito franca e cordial ele me mostrou uma nova perspectiva, a qual eu logo acatei, já que ele tem uma vasta experiência política” e continuou argumentando que “sei que tenho muito a ganhar com Maurício Trindade ao meu lado, pois juntos poderemos obter conquistas importantes para Brumado”. E finalizou declarando que “assim como meu amigo Zé Ribeiro representa renovação das oposições, a minha candidatura se encaixa no mesmo nível da renovação política de nossa cidde, só que do lado do grupo da situação. Brumado precisa mesmo de uma nova dinâmica política e lutaremos com todas as forças para que isso se estabeleça”.

Técnicos trabalharam para ativar funcionamento de antena com sinal vivo em Barra da Estiva

Sexta | 27.06.2014 | 10h02
Autor: Izidy Ramel / Jornalista Barra Urgente


Cireneu Alves

A antena com sinal da operadora de telefonia celular, Vivo, que está localizada na rua Otacílio Pires em Barra da Estiva – BA, há cerca de sessenta dias, deve estar em pleno funcionamento a partir desta sexta feira, 27.

 

Os técnicos estiveram no local e realizaram os devidos ajustes para que o equipamento possa fornecer o sinal necessário, a fim de que os celulares pertencentes à operadora supracitada esteja em perfeitas condições.

 

Com o aumento do número de pessoas que adquirem cada vez mais cedo um aparelho celular, o aumento na expansão e fixação do sinal se faz necessário, para que desse modo os usuários possam ter um serviço de melhor qualidade

Alguns produtores de Barra da Estiva trocam o café pelo morango

Sexta | 27.06.2014 | 07h51
Autor: Cleiton Gomes / Barra Urgente


A cidade de Barra da Estiva na chapada Diamantina é famosa pela qualidade do café produzido em suas terras, desde 1971 quando o padre Nercy Duarte conseguiu investimentos em que se iniciava a famosa produção de café barrestivense, e a cidade passou a ser um dos maiores exportadores de café da Bahia.

 

Com cerca de 25 milhões de pés de café e uma produção de 200 mil sacas por ano, uma vez que a altitude e o clima favorecem a produção de grãos de alta qualidade, o café sempre foi a “menina dos olhos desses produtores”, assim, mais de 2.600 pessoas vivem da agricultura familiar. Devido a três anos de seca que castigou a região, os agricultores conheceram a cultura do morango, fruto originário da França que rende lucros satisfatórios para aqueles que optaram a arriscar pela mudança.

 

Diante da produção de uma média de 600 caixas de morango por colheita, com uma previsão de produzir mais de 9 toneladas por safra, há projeção de que esse fruto seja uma alternativa de peso para os agricultores barrestivense, o que não significa que isso vá extinguir a existência importante do café na economia local.

Protestos versos mudanças

Sexta | 27.06.2014 | 07h33
Autor: Cleiton Gomes / Barra Urgente


Foto: Reprodução

O Brasil vive um momento de extremas mudanças em todos os meios. Mudanças essas que veem conjugadas muitas vezes de protestos, sejam eles pacíficos ou não. O fato é que sempre que acontece uma mudança é preciso que haja uma forma de protesto.

 

O líder indiano Mahatma Gandhi mesmo que pacifista, enquanto preso em 1932 entrou em um jejum em protesto a uma causa importante para suas ideologias. Analisando toda a linha do tempo da humanidade é notório observar que os protestos em forma de reinvindicações, seja ele de forma singular ou plural é uma forte fonte de mudança, renovações e adequações.

 

Claro que nem sempre essas mudanças trazem um resultado positivo, atualmente a pergunta que se fez em epigrafe é: “Será que as mudanças que os brasileiros tanto buscam em forma de protestos vão ser boas realmente para o futuro do País”?

Casa é destruída ao ser atingida por caminhão com bebida; 3 ficam feridos

Quinta | 26.06.2014 | 18h14
Autor: G1


Caminhão perde controle e destrói casa em Candeal, na Bahia (Foto: André Luiz/AL Notícias)

Um caminhão desgovernado destruiu uma casa na cidade de Candeal, na região de Feira de Santana, após perder o controle da direção em uma ladeira, na manhã desta quinta-feira (26).

 

O acidente ocorreu por volta das 8h30, na Rua do Cemitério, e deixou três moradores feridos, entre elas, um bebê de um ano, de acordo com polícia. Outro ferido, de 18 anos, precisou ser transferido para um hospital de Feira de Santana com fratura na perna, informa a polícia.

 

MC Motocenter: Sua Oficina Especializada

Quinta | 26.06.2014 | 18h03


Assessoria de comunicação MC Moto Center – Izidy Ramel Comunicação

Há 19 anos no mercado brumadense, com franquias em Barra da Estiva e Caetité, a MC Motocenter faz jus à credibilidade alcançada junto aos consumidores durante todos esses anos, visto que cumpre os seus prazos e procura sempre oferecer melhores preços.Com uma variedade de produtos e serviços extensa, a empresa tem como principal objetivo, a satisfação dos seus clientes. O comportamento se repete em suas franquias, o que significa que se você estiver em uma destas três cidades em que a MC Motocenter está presente, terá uma direção certa para cuidar da sua motocicleta.Para mais detalhes sobre esta loja acesse: www.mcmotocenter.com.br

MC Motocenter – Melhores preços e prazos!

Lojas:

Brumado: (77) 3441 1233

Barra da Estiva: (77) 3454 3544

Caetité: (77) 3450 1780

Livramento: Milhares de fãs de toda a região prestigiam show de Zezé de Camargo & Luciano

Quinta | 26.06.2014 | 17h37
Autor: Daniel Simurro / Brumado Urgente


Brumado Urgente

A dupla Zezé de Camargo & Luciano é uma das mais queridas de todo o Brasil, sendo considerados por muitos como os maiores nomes da música sertaneja nacional. Há décadas figurando no topo das paradas de sucesso, a dupla continua arrastando milhares de fãs e não foi diferente na apresentação que eles fizeram em Livramento de Nossa Senhora nesta terça-feira (24), dia de São João. Milhares de fãs de toda a região foram prestigiar o show, num clima de muita emoção e alegria. A dupla comprovou mais uma vez o seu grande profissionalismo e presença de palco, num espetáculo marcado pelo carisma e pela simplicidade e por uma superprodução de ponta, com telões de última geração e uma qualidade sonora fantástica. Cantando os grandes seus sucessos, Zezé de Camargo & Luciano comprovaram que fazem parte do rol dos grandes artistas nacionais. Confira os melhores momentos registrados pelo Brumado Urgente:

Brumado Urgente

São João das tradições em Barra da Estiva

Quinta | 26.06.2014 | 08h19
Autor: Cleiton Gomes / Barra Urgente


Foto: Cireneu Alves

Mesmo com toda grande estrutura montada para o São João de Barra da Estiva/BA, a cidade não deixa perder a tradição de algumas brincadeiras que também fazem a alegria das pessoas, como o pau-de-sebo, quebra-pote e a disputada corrida de jegues, que teve como vencedor o simpático jegue “chuveiro”, com o prêmio de R$ 200,00.

 

Esse ano como em todos os outros, o público esteve presente para prestigiar os corajosos que se arriscaram a ganhar prêmios nas disputas que fizeram todos se divertirem muito no local – Praça Rochael Alves da Silva.

 

São João de Barra da estiva é isso, muita alegria, harmonia, diversão e tradição, claro, tudo feito com muita segurança. Muitos visitantes que passam pela cidade nesta época do ano parabenizam os barrestivenses pelo espetáculo proposto.

Ituaçu: Faleceu em 24 de junho Japy Gondim Ávila

Quarta | 25.06.2014 | 22h14
Autor: Izidy Ramel / Jornalista Barra Urgente


Foto reprodução

Uma pessoa conhecida, renomada e respeitada em Ituaçu, Tanhaçu, Barra da Estiva e toda região, o gerentologista, advogado, escritor, político, Japy Gondim Ávila, deixou todos que o conhecia muito tristes, uma vez que, às 19h30min do dia 24 de junho, sofreu uma parada cardiorrespiratória e não resistiu.

 

Japy deixou, aos 77 anos, esposa, dois filhos, e um legado, que sem dúvida não será esquecido. O homem, que aos 9 anos de idade perdeu a visão devido a um tiro de espingarda, e teve que aprender tudo, a partir de então, via método braile, causou muito orgulho aos seus familiares, amigos e conterrâneos.

 

O sertanejo da chapada, de várias maneiras tornou-se imortal, uma delas foi a escrita do livro “Gerentologia – Bússola da Vida – Pedagogia da terceira idade”, em que pode-se conferir um trecho abaixo:

MENSAGEM AO IDOSO ( DO LIVRO )

Nascer, crescer, após envelhecer -
 São três fatos na vida inevitáveis.
O primeiro e segundo - formidáveis;
  O terceiro passeio à reflexão

A vida à humanidade reservara
Assim privilégios como critérios.
Para os jovens, só sonhos e mistérios;
Para os velhos ainda a ingratidão.

Mas, o mundo cadinho de misturas,
É o lugar comum das criaturas,
Cenário de alegria e de dor.

O idoso - Sol poente, mas, luz;
É o relicário vivo que traduz:
Saber, perseverança, fé e amor.

                                                         " JAPY GONDIM ÁVILA "

Mordida de Suárez pode indicar tipo de transtorno impulsivo, diz médico

Quarta | 25.06.2014 | 21h11
Autor: G1


A mordida dada pelo jogador uruguaio Luis Suárez no ombro do zagueiro italiano Giorgio Chiellini, em jogo da Copa do Mundo disputado na terça-feira (24), em Natal, pode ter relação com o chamado transtorno dos hábitos e dos impulsos, distúrbio caracterizado por atos repetidos, muitas vezes incontroláveis, e sem motivação racional clara, segundo o médico Rodrigo Bressan, do departamento de psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

 

Esta foi à terceira vez que Suárez mordeu um adversário em campo em sua carreira. O médico explica que esse mecanismo é característico de pessoas que sofrem, por exemplo, de tricotilomania (compulsão por arrancar os próprios cabelos) ou cleptomania (distúrbio psicopatológico que faz com que a pessoa roube objetos). "Quando as atitudes se tornam frequentes, é sinal de que há falha no processo de controle desses impulsos, e indica que a pessoa sofre de um transtorno", destaca Bressan. Nesse caso, é recomendável procurar ajuda profissional: terapia e um eventual uso de medicação.

 

Caminhos, por Izidy Ramel

Quarta | 25.06.2014 | 19h10
Autor: Izidy Ramel / Jornalista Barra Urgente


Tem momentos que nada do que dizem serve pra nos fazer mudar de ideia! Já reparam que quando estamos focados em um objetivo não consideramos os arredores, indícios ou ainda conselhos e coisas do gênero?


Bem, há duas situações: Ou teremos um prejuízo, decepção, frustração, muito grandes e pensaremos que o melhor seria ter recuado, ou teremos êxito e nos sentiremos orgulhosos por ter tido a coragem de seguir o nosso coração, a nossa vontade.


O fato é que a vida nos ensina a cada dia, não existe absolutamente nada que pode nos fazer crescer do que as nossas próprias experiências. Não existe uma receita pronta com o passo a passo de como devemos viver para ser felizes ou bem sucedidos...


Existem caminhos, claro, alguns mais certeiros do que outros.
O caso é que a vida é uma só e quem compõe todo o seu conteúdo somos nós mesmos, então cabe a cada um procurar aquilo que faz bem, que ajuda a crescer, que causa paz, alegria, sucesso... Somos protagonistas da nossa própria historia, logo, também responsáveis pelo resultado dela, e no fim, ahh no fim, todos nós só queremos ser felizes... 

3º dia do São João barrestivense recebeu Rick e Renner

Terça | 24.06.2014 | 00h00
Autor: Izidy Ramel / Jornalista Barra Urgente


A cidade de povo hospitaleiro, clima diferenciado da maioria das demais do sudoeste baiano, que realiza uma tradicional comemoração junina que leva o nome de “São João quente na terra do frio”, em sua 26ª edição recebeu neste ano, em seu 3º dia de festa, a dupla sertaneja Rick e Renner.

 

Os artistas ficaram impressionados com a receptividade do público que cantavam as suas músicas e se mostravam empolgados durante todo o show, o que funcionou como “aquecimento” para o típico clima frio da cidade que causou espanto nos cantores.

 

Rick e Renner foram recebidos pelo prefeito Adriano Carlos Dias Pires, e sua família, e pela vice-prefeita Eliene Machado Ribeiro (PV), com o seu esposo, o vereador Gilson Dantas (PV), que fizeram questão de parabenizar pelo trabalho da dupla que está há tantos anos no mercado.

 

Os demais dias de festa contaram com muitas outras atrações que também fizeram jus ao nome do evento e “esquentaram o frio” de Barra da Estiva para a alegria dos forrozeiros, que por sua vez, mostraram ser um povo alegre e pacífico.

 

A festa foi um exemplo de organização e estrutura, visto que havia policiais e seguranças particulares que cuidaram da segurança do público presente, a ornamentação estava digna da época junina com objetos típicos tanto do São João como da copa do mundo, muitas opções de comidas até o fim do evento, e o mais importante: o comportamento acolhedor dos barrestivenses

Barrestivenses confiantes com a seleção brasileira

Segunda | 23.06.2014 | 11h17
Autor: Cleiton Gomes / Barra Urgente


Que a seleção brasileira não está apresentando um futebol que todos os brasileiros esperavam é fato, mas o espírito patriota e aquela histórica frase que “o futebol é uma caixinha de surpresas” são os ingredientes responsáveis que alimentam a confiança em relação ao hexacampeonato, e a esperança crescente para que o título seja conquistado em solo brasileiro.

 

Os barrestivenses também fazem parte dessa torcida confiante, claro que ainda existem aqueles pessimistas que não acreditam ver a seleção brasileira  faturar esse campeonato, e os brasileiros que torcem por outras seleções, pois o futebol é bem democrático.

 

Mas mesmo assim, nos bolões da cidade, o que domina é a vitória do time de Felipão, e nos dias dos jogos da seleção canarinho percebe-se a cidade quase toda vestida de verde e amarelo fazendo valer o grito de hexacampeão. 

Período junino e Copa do Mundo deixa comércio barrestivense mais aquecido

Domingo | 22.06.2014 | 15h06
Autor: Izidy Ramel / Jornalista Barra Urgente


Barra da Estiva é uma cidade que possui um comércio bem movimentado durante o ano todo, contudo, o período junino e a copa do mundo fizeram com que esta época trouxesse ainda mais bons resultados para os comerciantes.

 

Com uma vasta variedade de produtos disponíveis no mercado barrestivense, os consumidores aproveitaram as promoções, visto que não precisam sair da cidade para adquirirem a grande maioria dos artigos procurados.

 

Com o crescimento do comércio, Barra da Estiva vem tornando-se um celeiro de novos empreendimentos tanto para investidores locais como para os de fora, que percebem as boas oportunidades de negócios que a cidade oferece, o que é muito bom, já que assim são gerados novos empregos, além de ser uma importante contribuição para o desenvolvimento do município.

Chegada do inverno pede cuidados com doenças respiratórias

Domingo | 22.06.2014 | 07h50
Autor: Cleiton Gomes / Barra Urgente


A chegada do inverno deixa as pessoas mais expostas às doenças provocadas por bactérias e vírus, que se proliferam com rapidez e trazem consigo o aumento da incidência de gripe, alergia respiratória, pneumonia, otite, resfriado, sinusite e asma.

 

Barra da Estiva, é sem dúvida, umas das cidades mais frias da região sudoeste da Bahia, e nesse período do ano é comum observar a grande quantidade de pessoas que procuram atendimentos médicos por conta dessas doenças de inverno.

 

Nas épocas mais frias do ano, alguns cuidados preventivos são importantes para defender o organismo destes males. O simples ato de lavar as mãos com um sabonete antisséptico reduz a possibilidade de contrair doenças como a gripe ou a conjuntivite, que geralmente são responsáveis pela ocorrência de surtos. No caso da gripe, uma forma de prevenção se dá pela vacinação anual, das faixas etárias mais vulneráveis.