Barra Urgente

Barra Urgente


Polícia Federal isenta Aécio Neves no caso Furnas

Quinta | 10.08.2017 | 10h15
Autor: Tribuna da Bahia


Foto: Reprodução

A Polícia Federal isentou o senador Aécio Neves (PSDB-MG) no caso Furnas. Em relatório enviado ao ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), o delegado Alex Levi Resende concluiu que 'não é possível atestar que senador realizou as condutas criminosas que lhe são imputadas'. "A partir do conteúdo das oitivas realizadas e nas demais provas carreadas para os autos, cumpre dizer que não é possível atestar que Aécio Neves da Cunha realizou as condutas criminosas que lhe são imputadas", diz a conclusão do inquérito. O inquérito Furnas investigava suposto esquema de propinas no âmbito da estatal de energia. Aécio era investigado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. 

Fiocruz descobre que pernilongo pode transmitir zika

Quinta | 10.08.2017 | 09h00
Autor: LeiaMais.Ba


Foto: Ilustração

O genoma do vírus Zika, coletado no organismo de mosquitos do gênero Culex, foi sequenciado por cientistas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Pernambuco. Com o sequenciamento, foi descoberto que o vírus consegue alcançar a glândula salivar do animal, o que indicaria, segundo a instituição, que o pernilongo pode ser um dos transmissores do vírus Zika. Os resultados foram publicados hoje (9) na revista Emerging microbes & infections, do grupo Nature. O artigo é intitulado “Zika virus replication in the mosquito Culex quinquefasciatus in Brazil” e pode ser encontrado na íntegra na internet. Também foi comprovada a presença de partículas do vírus na saliva expelida do Culex, coletadas pelos cientistas. De acordo com a Fiocruz, o artigo “demonstra” a possibilidade de transmissão do vírus Zika por meio do pernilongo na cidade. Será analisado agora “o conjunto de suas características fisiológicas e comportamentais, no ambiente natural, para entender o papel e a importância dessa espécie na transmissão do vírus Zika”, como informou a instituição em seu comunicado. O genoma do zika já havia sido sequenciado em 2016 pelo Departamento de Virologia e Terapia Experimental da Fiocruz Pernambuco, em parceria com pesquisadores da Universidade de Glasgow, mas na ocasião foi usada uma amostra humana. Esse sequenciamento é uma espécie de mapa de cada gene que forma o DNA do vírus. Agora, pela primeira vez no mundo, o mapeamento é feito a partir do mosquito.

Taisan Auto: Uno Mille 2011/2012 com ar e vidros elétricos

Quinta | 10.08.2017 | 08h52


Se você esperava a hora certa para comprar um carro com ótimo custo benefício, a hora é agora! A Taisan disponibiliza um dos carros mais querido dos brasileiros por seu preço acessível e por sua força, o Uno versão Mille 2011/2012 com ar e vidros elétricos. A Taisan Auto está esperando por você para a realização de um bom negócio. Visite a loja ou entre em contato pelo fone; 3441-5551.

Sudoeste: Ônibus que seguia para Conquista é assaltado por homens armados

Quinta | 10.08.2017 | 08h29
Autor: Blog Itororó Já


Foto: Reprodução

Bandidos armados renderam e assaltaram o motorista e o cobrador de um ônibus da Viação Rota Transportes na tarde desta quarta-feira, 09, próximo à entrada de uma região conhecida como Pau e Corda na entrada que dá acesso ao distrito de Itati em Itororó. Segundo informações da polícia, por volta as 11:30h dois homens que estavam em Firmino Alves embarcaram no ônibus da Rota que fazia a linha Itabuna/Vitória da Conquista e seguiram sentido Itororó, porém, ao se aproximarem da região do Pau e Corda os homens anunciaram o assalto e fizeram com que o motorista parasse o ônibus por volta das 12h. Os homens ainda sem identificação levaram a mochila do cobrador, celulares e outros pertences do motorista; Em seguida partiram por dentro do mato sentido ao distrito de Itati. O motorista seguiu até Itororó, acionou a polícia que realizou várias buscas não região, mas, não conseguiu ter êxito. Um boletim de ocorrência foi feito e a polícia investigará o caso.

Conquista: Corpo parcialmente carbonizado é encontrado na área do novo aeroporto

Quarta | 09.08.2017 | 17h00
Autor: Blitz Conquista


Foto: Reprodução

Um homem foi encontrado na tarde dessa terça, 08, na área do novo aeroporto de Vitória da Conquista. A vítima foi encontrada pelos seguranças do local. O corpo apresentava perfurações provocadas por tiros e parcialmente carbonizado. A vítima permanece sem identificação. Populares acionaram a PM quando avistaram um cadáver, na região do Pé de Galinha. Autoridades constataram que o rosto estava carbonizado, talvez com objetivo de dificultar sua identificação. O corpo pode ter sido desovado no local cerca de 1 hora antes de ser encontrado. 

Líder de facção criminosa que atua em Porto Seguro é preso em Caetité

Quarta | 09.08.2017 | 16h01
Autor: Sudoeste Bahia


Foto: Reprodução

Apontado como um dos líderes da facção criminosa Mercado do Povo Atitude – MPA, com atuação na região de Porto Seguro (BA), Wanderson Rodrigues Ribeiro, 21 anos, conhecido como ‘Friboi’, foi preso em flagrante na madrugada desta segunda-feira (07/08), em Caetité (BA). Segundo a polícia, além do crime de tráfico de drogas, ele tinha mandado de prisão em aberto e é suspeito de ter envolvimento em diversos crimes como, roubos de veículos e propriedades rurais, homicídios e crimes contra instituições financeiras. Outros dois suspeitos, envolvidos com o grupo, também foram capturados. De acordo com informações obtidas pelo site Sudoeste Bahia, equipes do setor de inteligência da 94ª CIPM/Caetité e 38ª CIPM/Bom Jesus da Lapa, já monitoravam os suspeitos e, com apoio das Cipes Sudoeste, Central e Cerrado, interceptaram o trio em um ônibus, por volta das 02h30, na BR – 430. Os comparsas de Wanderson foram identificados como, Marcelo Souza da Silva, de 21 anos e o menor R. S. S. de 17 anos. Com eles foram encontrados uma pistola calibre .635, com 03(três) munições intactas, 200 gramas de maconha, 18 pedras de crack, 01 pino de cocaína, balança de precisão e embalagens para acondicionar a droga. Os acusados foram levados para a sede da Delegacia Territorial de Guanambi, onde foram lavrados os autos de prisão em flagrante pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo, tráfico de drogas e associação criminosa. A polícia afirma que as investigações prosseguem para identificar outros integrantes do grupo criminoso.

Três são presos por envolvimento em chacina no território quilombola na BA

Quarta | 09.08.2017 | 15h04
Autor: G1 Bahia


Foto: Divulgação/PC

Duas mulheres e um homem foram presos por envolvimento na morte de seis homens, no território quilombola de Iúna, distrito de Lençóis, na Chapada Diamantina, na Bahia, na madrugada de segunda-feira (7). De acordo com a Polícia Civil, o crime foi motivado por disputa de tráfico de drogas na região. Dois homens também suspeitos de participar do crime foram identificados e são procurados pela polícia. Segundo a polícia, um dos mortos, Gildásio Bispo das Neves, conhecido como Leixão, de 51 anos, que controlava o tráfico na localidade de Iúna, era o principal alvo da ação criminosa. A polícia já havia descartado que o crime tivesse sido motivado por disputa de terras. Além de Leixão, foram executados: Adeilton Brito de Souza, o Boga, 22, Cosme do Rosário da Conceição, 49, Marcos Pereira da Silva, 31, Valdir Pereira Silva, 28, e um sexto homem ainda não identificado pela polícia. A Superintendência Regional do Incra na Bahia informou que o nome da sexta vítima é Amauri Pereira Silva. Foram presos Indira Luanda Ferreira Barbosa, de 44 anos, conhecida como “Indira Professora”, Ana Paula Gomes Santos, a “Ana Paula de Birau”, de 35, e Gilvan Santos de Jesus, de 26. Os três presos foram conduzidos à delegacia e autuados em flagrante por tráfico de drogas. Segundo a polícia, o traficante Leonardo da Silva Moraes, conhecido como “Leo Careca”, teria mandato matar Leixão por vender drogas para um rival dele, conhecido pelo apelido de Naninho, oriundo da região de Irecê. Leo Careca é procurado pela polícia.

Bahia: Polícia procura homem que estrangulou a esposa na frente da filhinha de 3 meses

Quarta | 09.08.2017 | 14h14


Foto: Reprodução

A Polícia Civil investiga a morte da dona de casa Lúcia de Jesus Santos, de 27 anos, ocorrida na noite de domingo, 6, em Serrinha. Segundo a polícia, a mulher deu entrada no Hospital Municipal (HM) com vários hematomas pelo corpo e sinais de estrangulamento. A família da vítima suspeita que o marido dela, Denilson de Jesus Silva, conhecido como “Deni da Rodagem”, tenha cometido o crime. “Eles viviam brigando. Ela [Lúcia] sofria agressões constantes”, disse uma amiga da vítima, que pediu para não ser identificada. Familiares da vítima disseram que o casal morava no bairro da Rodagem e teria passado o domingo na zona rural do município na companhia da filha de três meses e de amigos. No retorno para casa, a mulher teria sido agredida com socos na face e, em seguida, estrangulada.

Gestante dá à luz em carro e bebê é raptado em Teixeira de Freitas

Quarta | 09.08.2017 | 13h09
Autor: LeiaMais.Ba


Foto: Reprodução

Um recém nascido teria sido raptado na tarde desta terça-feira (08) na cidade de Teixeira de Freitas. A informação chegou a Policia Civil depois que a mãe do bebê foi a delegacia após ser socorrida por um popular. Maria Aparecida Silva Jardim de 34 anos, contou que ao sentir contrações, pediu ajuda a uma mulher que passava em um carro de cor prata, mas ao invés de dirigir até a Unidade Municipal Materno Infantil (UMMI) da cidade, a gestante relatou aos policias que a motorista a levou para a ladeira que dá acesso ao Cemitério Reviver no bairro de Ouro Verde, onde foi abandonada após a dar a luz dentro do veículo. Segundo Maria Aparecida, a motorista fugiu e ela foi socorrida por populares que a levaram para a delegacia, de onde foi socorrida às pressas, ainda sangrando, para a Unidade Municipal Materno Infantil. O delegado plantonista Júlio Teles solicitou exames para saber se Maria Aparecida Silva Jardim realmente entrou em trabalho de parto. Ela continua internada e deve prestar esclarecimentos na delegacia, após receber alta médica.

Vacina contra a zika é criada com produção em folhas de tabaco

Quarta | 09.08.2017 | 12h05
Autor: Bem Estar/G1


Foto: Reprodução

Como uma estratégia para uma produção mais barata, um grupo de pesquisadores conseguiu criar uma vacina contra o vírus da zika que usa como base as folhas de tabaco. Os resultados foram publicados no periódico "Scientific Reports", ligado à revista "Nature", nesta quarta-feira (9). O cientista Qiang "Shawn" Chen liderou a equipe da Universidade do Estado do Arizona. Em parceria com outros pesquisadores, ele trabalhou na última década em vários projetos para usar plantas como base de vacinas e terapias no combate aos flavivírus, como a febre do Nilo e a dengue. Essa primeira vacina contra a zika com base em tabaco usa uma proteína-chave que "envelopa" o vírus, chamada DIII. Ela tem uma parte que é exclusiva do vírus da zika. A ideia é inserir esta parte em uma vacina que seja aplicada e gere os anticorpos contra a doença. Para isso, os pesquisadores desenvolveram a proteína DIII em bactérias e depois a inseriram nas folhas de tabaco. Mas por que isso? Com o crescimento das folhas, a extração é maior e mais barata. Depois de ter material suficiente, eles usaram as plantas e produziram uma vacina. Os testes foram feitos em camundongos, que receberam uma dose e apresentaram uma proteção de 100% contra vários tipos do vírus da zika, de acordo com o artigo.

Conquista: Quatro suspeitos de tráfico são detidos pelo PETO após abordagem

Quarta | 09.08.2017 | 11h07
Autor: Vitória da Conquista Notícias


Foto: Reprodução

Uma guarnição do PETO 07, em rondas pelo bairro sobradinho avistou uma moto com dois indivíduos, que ao perceberem a presença do temido Caveirão empreenderam fuga. A guarnição fez o acompanhamento, onde logrou êxito interceptando o veículo. Ao realizar a busca pessoal foi encontrado com o indivíduo de nome Temístocles Pinheiro de Araújo, 32 anos, vulgo “Temido”. 10 pinos de substância análoga a cocaína. O condutor da moto foi identificado como sendo Lucas Lima Santos* 18 anos. Ao serem indagados sobre a origem dos entorpecentes, eles informaram que haviam adquirido no bairro Sobradinho, das mãos de Naiane Cerqueira dos Santos, 23 anos. Quando a polícia chegou ao endereço, a suspeita abriu acesso à residência, não oferecendo nenhuma restrição.

Taisan Auto: Gol iTREND 1.0 2014/2014 completo

Quarta | 09.08.2017 | 10h15


Taisan Auto trouxe uma nova roupagem ao cenário automobilístico de Brumado e trabalha para oferecer aos seus clientes, as melhores condições de compra, seja de um carro novo ou usado. E neste momento chegou à oportunidade que você tanta aguardava, o Gol iTREND 1.0 completo, ano/modelo 2014/2014 com IPVA 2017 pago. Visite a Taisan que está localizada na Av. Centenário, 853, Novo Brumado- Brumado-Bahia, fone; (77) 3441-5551.

Temer divulga nota para dizer que não fará proposta de elevação do Imposto de Renda

Quarta | 09.08.2017 | 10h04


Foto: Reprodução

A residência da República divulgou nota oficial nesta terça-feira (8) na qual afirma que não será enviada ao Congresso proposta de aumento das alíquotas do Imposto de Renda. O texto assinado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência diz que o presidente Michel Temer fez "menção genérica" nesta terça, em São Paulo, a estudos sobre o assunto. O aumento do imposto serviria para elevar a arrecadação do governo, em dificuldades para obter receitas e cumprir a meta fiscal deste ano, que já prevê um déficit de R$ 139 bilhões. "Esclarecemos que hoje esses estudos estão focados prioritariamente em reduzir despesas e cortar gastos, na tentativa obstinada de evitar o aumento da carga tributária brasileira", diz a nota. Após participar da abertura de congresso da Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), Temer afirmou: “Há estudos, há dos mais variados estudos. São estudos que se fazem rotineiramente. A todo momento estão fazendo planejamento nos setores da economia, eles fazem esses estudos. São estudos que estão sendo feitos, mas nada decidido.” A declaração de Temer provocou reação imediata, inclusive de aliados do peemedebista. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), declarou que um eventual aumento da alíquota do IR “não passa” na Casa. Questionado sobre o assunto, Maia afirmou: “Se tiver que passar pela Câmara, não passa”.

Bahia: Homem com problemas mentais mata ex-policial militar em Bom Jesus da Lapa

Quarta | 09.08.2017 | 09h04
Autor: Vitória da Conquista Notícias


Foto: Reprodução

O ex-PM identificado como Abinael (Binoel), que atuava na região de Barreiras foi morto a golpes de faca na noite desta segunda-feira (07) em Bom Jesus da Lapa. De acordo com testemunhas, Abinael e outra pessoa foram feridos por um homem identificado como Manoel Lelis (Manoel das Pombas). Os relatos colhidos no local são de que o suspeito esfaqueou o ex-PM, que morava perto da antiga Praça do Redondo, no Bairro João Paulo II. Muitos moradores ficaram revoltados pelo modo como o crime aconteceu. “Binoel estava aqui sentado, ele era trabalhador, não fazia mal a ninguém”, disse uma senhora muito chateada. Abimael não resistiu aos graves ferimentos e morreu no local.

Motorista brumadense é encontrado morto em quarto de hotel em Seabra

Quarta | 09.08.2017 | 08h11


Foto: Reprodução/97 News

Foi encontrado no início da noite desta segunda-feira (07), num quarto de um hotel chamado São José, que, pelas primeiras informações, fica na cidade de Seabra, o corpo do jovem Jessio Ricardo Almeida Correia (25), conhecido como "Jecinho". Ele era natural de Brumado e muito querido, a família mora no Bairro São José e ele recentemente foi para Vitória da Conquista para trabalhar como carreteiro. A notícia causou muita comoção em familiares e amigos. A causa da morte ainda não foi divulgada, mas existem fortes indícios que ele tenha sofrido um infarto fulminante enquanto dormia. O corpo deve ser velado e sepultado em Brumado. 

Chapada: Seis trabalhadores rurais de território quilombola são mortos dentro de casa

Terça | 08.08.2017 | 15h03
Autor: G1 Bahia


(Foto: Divulgação/Assessoria Incra)

Seis trabalhadores rurais do Território Quilombola de Iúna, distrito localizado no município de Lençóis, na Chapada Diamantina, foram assassinados na madrugada de segunda-feira (7). As informações foram divulgadas nesta terça-feira (8). De acordo com a polícia, as seis mortes possuem ligação. Quatro deles foram assassinados em uma residência e os outros dois em uma segunda casa. A polícia não deu detalhes do caso para não atrapalhar as investigações, mas contou que pessoas já foram ouvidas. A Superintendência Regional do Incra/BA emitiu nota de pesar e disse que a instituição se solidariza com a comunidade Iúna e com as famílias das vítimas, que foram identificadas como Adeilton Brito de Souza, Gildásio Bispo das Neves, Amauri Pereira Silva, Valdir Pereira Silva, Marcos Pereira Silva e Cosme Rosário da Conceição. De acordo com o órgão, os crimes foram comunicados à Delegacia Agrária e a Casa Civil também será oficiada. Ainda segundo o Incra, a delegada agrária, Giovanna Bomfim, junto com o representante da Ouvidoria Regional Agrária do Incra/BA, estará em Lençóis a partir do próximo dia 14 de agosto, acompanhando as investigações.

Mentor do furto ao Banco Central é baleado durante tentativa de fuga de presídio

Terça | 08.08.2017 | 14h12
Autor: G1


Foto: Reprodução/TVM

O preso Antônio Jussivan Alves, o "Alemão", mentor do furto ao Banco Central em Fortaleza em 2005, foi baleado durante uma tentativa de fuga na madrugada desta terça-feira (8) da Penitenciária Francisco Hélio Viana de Araújo, no município de Pacatuba. Segundo a polícia, ele foi ferido ao tentar escapar pelo muro do presídio. Alemão foi atingido na região da barriga, segundo a polícia. Por volta das 6h, ele foi levado sob escolta policial para o Instituto Dr. José Frota (IJF) para receber atendimento médico. O hospital não informou o estado de saúde do preso. A segurança no hospital foi reforçada com policiais do Comando Tático Motorizado (Cotam), Batalhão de Choque da Polícia Militar (BPChoque) e Guarda Municipal. A Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) confirmou que criminosos tentaram "resgatar" internos do presídio. Agentes penitenciários e a polícia intervieram e conseguiram impedir a fuga. A Sejus acrescentou que presos ficaram feridos durante a tentativa de fuga, mas, até o momento, não informou quantos são nem os nomes deles. Ninguém conseguiu fugir. A segurança no entorno da penitenciária foi reforçada após o caso.

Homem desacata policiais no trânsito e é detido em Livramento

Terça | 08.08.2017 | 13h05
Autor: L12


Foto: Reprodução

Um condutor acusado de obstruir via pública e posteriormente desacatar policiais militares durante abordagem nas imediações da Praça Bom Jesus, no Bairro Taquarí, em Livramento de Nossa Senhora, foi preso em flagrante e liberado mediante pagamento de fiança R$ 15 mil reais. Essas são as informações da Polícia Civil. Ainda segundo o boletim de ocorrência, os policiais teriam advertido e orientado ao motorista para que o veículo fosse retirado do local, ordem que teria sido desobedecida pelo condutor acusado de infração. Após extrair o auto de infração de trânsito, o acusado teria ficado exaltado, partindo para situação de desacato. O motorista acabou sendo conduzido para a Delegacia de Brumado, por atitude de desacato. Na Delegacia, ele acabou pagando uma fiança de 15.000,00 (quinze mil reais) e deve responder ao processo em liberdade. Segundo o artigo 331 do Código Penal, é crime "desacatar funcionário público no exercício da função ou em razão dela". A pena prevista é seis meses a dois anos de detenção ou multa.

Conquista: Mais um acusado de matar pastora e sobrinha está em liberdade

Terça | 08.08.2017 | 11h09
Autor: Blitz Conquista


Foto: Reprodução

Fábio de Jesus Santos, apontado como participante do assassinato de Marcilene Oliveira Sampaio, 38 anos, e sua sobrinha, Ana Cristina, foi solto no último final de semana. Ele estava no Conjunto Penal de Vitória da Conquista aguardando julgamento. Como ocorreu com o Edimar dos Santos Brito, o falso pastor, que recebeu o benefício da liberdade por excesso de prazo, Fábio também foi contemplado com o benefício da Justiça. Edimar e Fábio aguardarão seus julgamentos em liberdade. Passados mais de um ano e quatro meses, apenas Adriano Silva dos Santos foi julgado e condenado a 30 anos de prisão.

Adolescente morre após cair de garupa de moto do namorado na BR-101, na Bahia

Terça | 08.08.2017 | 10h19


Foto: Reprodução

Uma adolescente morreu depois de cair da garupa de uma moto, no Km-750 da BR-101, local que fica nas proximidades do município de Monte Pascoal, no sul da Bahia. O acidente aconteceu na segunda-feira (7). Carla Magno Ramos, de 16 anos, estava com o namorado quando o veículo derrapou em uma curva e saiu da pista. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) não informou se ela usava capacete no momento do acidente, nem se o namorado ficou ferido. De acordo com a PRF, ela chegou a ser socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e foi levada para o Hospital Frei Ricardo, na cidade de Itabela, mas não resistiu aos ferimentos. O corpo dela foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Eunápolis e liberado no início da noite, para o enterro.