Barra Urgente

Barra Urgente


Bahia: Empresários que não repassam ICMS ao fisco serão acionados criminalmente

Segunda | 13.11.2017 | 14h00
Autor: Ascom - MP


Empresários que não repassam à Fazenda Pública o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) recolhido dos consumidores serão acionados criminalmente pelo Ministério Público do Estado da Bahia. A medida será anunciada nesta segunda-feira, dia 13, às 16h, pela procuradora-geral de Justiça Ediene Lousado, na sede do MP do CAB. Somente este ano, mais de R$ 500 milhões do imposto foram registrados e não repassados ao fisco baiano por dezenas de empresas, inclusive de grande porte. Na prática, as empresas obrigam o consumidor a arcar com o custo do tributo, uma vez que o ICMS é repassado no preço final da mercadoria, mas não o repassam à receita fazendária. A partir de agora, o Ministério Público estadual fechará o cerco aos omissos - como são chamados esses empresários - e dará tratamento criminal à prática. A nova estratégia de atuação foi discutida pelo Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira), composto pelo MP, Procuradoria-Geral do Estado e secretarias estaduais de Segurança Pública e da Fazenda, e será iniciada pelo Ministério Público. Outras ações de enfrentamento à sonegação fiscal também serão discutidas na reunião, que contará com a participação de promotores de Justiça com atuação no combate à sonegação fiscal em todo o estado.

Maetinga: Jovens roubam empresa de internet, um deles é menor de idade.

Segunda | 13.11.2017 | 13h00
Autor: Brumado Urgente


Na madrugada desta segunda-feira (13), dois jovens, sendo um deles menor de idade, foram conduzidos pela Policia Militar de Maetinga acusador de furtar uma placa de routerboard 450G, cabos e fonte alimentadora de uma empresa que fornece internet na cidade. Em depoimento, os suspeitos contaram a policia que tentaram ainda derrubar uma torre de dezoito metros de altura e que foram contratados pelo proprietário de uma empresa concorrente na cidade. Os suspeitos foram conduzidos para a delegacia de Brumado e estão a disposição da justiça para andamento das investigações.

Após grande manifestação Ministério Público abre inquérito para apurar regularidade ambiental de empresa em Correntina

Segunda | 13.11.2017 | 12h00
Autor: Brumado Urgente


Foto: Divulgação

O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) decidiu abrir um inquérito civil para apurar a regularidade ambiental da empresa Lavoura e Pecuária Igarashi no município de Correntina, no oeste baiano. O ato de investigação é da Promotoria de Justiça especializada em meio ambiente de Bom Jesus da Lapa. No último sábado, cerca de dez mil manifestantes foram às ruas da cidade, para protestar pacificamente, contra a forma como a água vem sendo utilizada pelos grandes proprietários do agronegócio. Segundo informações colhidas pelo Brumado Urgente, vários ribeirinhos vêm sentindo os impactos dessa utilização desenfreada, pois o nível do rio vem diminuindo e os mesmo veem suas pequenas lavouras comprometidas. Uma grande força tarefa foi enviada para a cidade pelo Governo do Estado da Bahia, para apurar uma manifestação realizada no inicio do mês quando, uma propriedade teve seus bens avariados.

Taisan Auto: Chegou o Corolla XEI 2.0 ano 2016/2017

Segunda | 13.11.2017 | 11h11
Autor: Brumado Urgente


Acabou de chegar na Taisan Auto esse belíssimo carro Corolla XEI 2016/2017 com único dono, apenas cinco mil km rodados, um carro 2.0 e completo para você. É isso mesmo, uma bela oportunidade para adquirir um veículo de excelente qualidade e as melhores condições de pagamento, ideal para você e sua família. Venha ver de perto esse carro que está disponível aqui na nossa loja. Quando for pensar em trocar e/ou comprar um carro, passa na Taisan e confira as melhores condições e os melhores carros. Estamos localizados na Av. Centenário, 853, Novo Brumado- Brumado-Bahia, fone; (77) 3441-5551. Para conhecer nossa linha completa de veículos disponíveis acesse  www.taisanauto.com.br

Polícia Federal deflagra operação contra fraude à Previdência Social em Salvador

Segunda | 13.11.2017 | 11h00


A Polícia Federal deflagrou nesta segunda-feira (13) a Operação Contrafeito, para desarticular uma organização criminosa que fraudava a Previdência Social. Estão sendo cumpridos nove mandados de busca e apreensão em Salvador, na Bahia. De acordo com as investigações, o grupo utilizava documentos falsos para dar entrada em processos de requerimento de benefícios previdenciários desde 2012. Eram utilizados relatórios e exames médicos falsos com o auxílio de servidores do INSS, também envolvidos nas fraudes. Até o momento, foi contabilizado prejuízo de R$ 500 mil. A operação conta com apoio do Núcleo de Inteligência Previdenciária da Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda. Os envolvidos responderão pelos crimes de estelionato contra a Previdência, com penas de 1 a 5 anos de reclusão e multa.

Brumado: Semana inicia com previsão de chuva para a sede e zona rural

Segunda | 13.11.2017 | 10h00
Autor: Brumado Urgente


Com as altas temperaturas registradas no município de Brumado, começa também a época de chuvas. E para essa semana, de acordo com a previsão do tempo, é provável que haja um grande volume de chuvas tanto na sede do município quanto na zona rural. Essa é uma das épocas do ano mais aguardadas pelos agricultores, pois é com essa chuva que muitos produtos podem ser cultivados, a exemplo da fruta típica da nossa região: o Umbu. 

Operações da PF contra fraude no Enem tem 59 buscas e 5 prisões

Segunda | 13.11.2017 | 09h00
Autor: B News


Duas operações da Polícia Federal relacionadas ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), realizadas neste domingo (12) e no passado (5), resultaram em 59 mandados de busca e apreensão, 42 mandados de conduções coercitivas e cinco prisões. De acordo com o delegado da PF, Franco Perazzoni, foram duas operações distintas -uma realizada pela delegacia de Juazeiro do Norte (CE), na semana passada, e outra batizada de Passe Livre, conduzida pela delegacia de Pernambuco. "As duas operações têm o mesmo foco, mas não se trata dos mesmos grupos", afirmou o delegado. A operação da semana passada, que aconteceu nos estados do Ceará, Paraíba e Piauí e que resultou nas cinco prisões, é fruto de uma investigação que começou no ano passado. A quadrilha investigada, segundo a PF, não frauda apenas o Enem, mas atua também em outros concursos. Foram 28 mandados de busca e apreensão e 11 mandatos de conduções coercitivas. No caso da operação de deste domingo, batizada de Passe Fácil e que ocorreu em 13 Estados, foram investigadas pessoas suspeitas de fraudarem exames do Enem em anos anteriores. O esquema envolvia a resolução da prova por especialistas nas áreas de conhecimento, os chamados "pilotos", que posteriormente passavam os gabaritos para os candidatos que os contratavam. Para evitar fraudes, foram usados um detector de ponto eletrônico a cada cem participantes, a maior quantidade desde que esse recurso começou a ser usado. Foram 31 mandados de busca e apreensão e outros 31 de condução coercitiva. "Se mais de 30 pessoas têm o mesmo gabarito, sabemos que isso é improvável. Além disso, tem todo um conjunto investigativo que te aponta em certa direção. Uma das pessoas conduzidas confessou que fraudou o Enem de 2015", disse Perazzoni. 

Irecê: Quatro pessoas da mesma família morrem em colisão na BA-052

Segunda | 13.11.2017 | 08h16
Autor: Bahia notícias


Foto: Luciano Castro / Central da Notícia

Quatro pessoas da mesma família (uma criança de três anos, entre elas) morreram em uma batida entre dois carros no final da madrugada deste domingo (12), em um trecho da BA-052, em Irecê, centro norte baiano. Uma mulher, também da mesma família, ficou ferida e foi levada para o Hospital Regional de Irecê. Segundo o Central da Notícia, as vítimas, que estavam no mesmo carro, seguiam para América Dourada, cidade da região de Irecê. Conforme a Polícia Civil, via G1, o motorista do outro carro envolvido no acidente fugiu após a batida. O acidente ocorreu por volta das 5h da manhã, e os carros ficaram destruídos após a colisão. Vieram a óbito: Edenilson Alves dos Santos, de 54 anos, Zuleide da Silva Ferreira, de 57 anos, Itamara Ferreira dos Santos, de 25 anos, e Graziele Campos Santos, de 3 anos. A vítima que ficou ferida, única sobrevivente da família, foi identificada como Amanda Ferreira dos Santos. O caso deve ser investigado pela Polícia Civil.

Portaria determina que casos de vítimas de acidentes de trânsito na BA sejam notificados por profissionais de saúde

Domingo | 12.11.2017 | 19h00


Uma portaria publicada na edição desta sexta-feira (10) do Diário Oficial do Estado determina que os profissionais de saúde da Bahia notifiquem os casos de vítimas de acidentes de trânsito. Em nota, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou que, por conta dos registros do sistema de informações hospitalares do Sistema Único de Saúde (SUS), é possível estimar com precisão o número de mortos por acidentes de trânsito. No entanto, as vítimas não fatais são de difícil mensuração. A obrigatoriedade da notificação busca sanar esse problema. Ainda segundo a Sesab, hoje não é possível identificar os casos de acidentes de trânsito que dão entrada nos hospitais, pois eles são registrados como politraumatismo, traumatismo craniano ou fraturas de membros, e não como acidentes de trânsito. Para a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego - Seção Bahia (Abramet-Ba), não haverá dificuldade na implementação do decreto nas unidades de saúde, pois o Código Internacional de Doenças (CID) já permitia isso, apesar da pouca utilização. Segundo a entidade, no preenchimento dos documentos médicos, o "CID: V23.4" especifica, por exemplo, motociclista traumatizado em colisão com um automóvel (carro), picape ou caminhonete, mas às vezes o registro era feito com outro código. De acordo com dados da Sesab, entre os anos de 2000 e 2017 foram registradas 34.534 mortes em acidentes de trânsito na Bahia, o equivalente à população de cidades baianas como Cachoeira ou Riachão do Jacuípe.

Governo abre inscrições para contratações artísticas no Carnaval 2018

Domingo | 12.11.2017 | 17h00
Autor: Ascom - Governo da Bahia


A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult) abre a partir da próxima segunda-feira (13) as inscrições da Seleção Pública para contratação de serviços artísticos nos meses de Janeiro e Fevereiro do próximo ano e para os projetos Carnaval do Pelô e Carnaval Pipoca 2018. O prazo final é até o dia 24 de novembro. O formulário de inscrição com apresentação de documentos está disponível no site da Secult. O recebimento das propostas será no Palácio Rio Branco - Centro, de 9h às 12h e 14h às 17h.
Carnaval do Pelô 
Tido como o Carnaval mais diverso e democrático, sinônimo de alegria e boa música. Os artistas e bandas vão ser selecionados para tocar nos Largos Pedro Archanjo, Quincas Berro D’Água e Tereza Batista. Podem participar da seleção púbica artistas e bandas dos estilos afro, reggae, arrocha, pop rock, afro pop, axé, antigos carnavais, samba, hip-hop e guitarra baiana. Sem abrir mão da tradicional festa de rua, também serão convocadas bandas de sopro e percussão, bandinhas de percussão, bandinha de corda e percussão, bandão e performances. E pelo terceiro ano consecutivo, os bailes infantis prometem animar a garotada com uma programação lúdica e variada. Também estão sendo selecionados projetos compostos por três artistas diferentes, para participar da programação no palco principal do Largo do Pelourinho. Essa programação é marcada com inesquecíveis encontros musicais durante a folia. Entre os grandes shows desta categoria na última edição sob o tema “50 Anos de Tropicalismo”, houve show com Gilberto Gil, Caetano Veloso, Capinan, Bem Gil; Alexandre Leão, Claudia Cunha e Moreno Veloso; As Bahias e a Cozinha Mineira com Liniker e Tássia Reis, entre outros tantos encontros.
Carnaval Pipoca
Como destaques dos últimos anos, os microtrios e nanotrios do projeto Pipoca democratizam e agitam a folia dos circuitos Batatinha, Dodô e Osmar em desfiles sem cordas e mantém o espírito de acolhimento, o que tornou o Carnaval a maior festa popular do mundo. No último ano diversos artistas tiveram sues projetos selecionados para participar da folia. Entre eles Ivan Huol, Peu Meurray, Banda Marana, e muitos outros.

 

Conquista: Prefeitura realiza a ‘Semana da Juventude’;

Domingo | 12.11.2017 | 15h00


Foto: Blog do Rodrigo Ferraz

Uma semana inteira de palestras, oficinas e apresentações artísticas. Em vários cantos da cidade, “Direitos Humanos na Era Digital” será o tema debatido pela juventude conquistense. É a Semana da Juventude realizada de 13 a 18 de novembro pela Prefeitura de Vitória da Conquista. O evento é totalmente gratuito e acontece em escolas, praças e outros espaços públicos. O objetivo é descentralizar as ações da Juventude e estimular os jovens que já produzem conteúdos culturais no município. “Queremos levar as atividades para onde tem a demanda, queremos que o jovem da periferia, que é o nosso principal público, consiga ter acesso a essas ações. Outro objetivo da Semana é estimular as atividades que já existem dentro do município. Ouvimos os coletivos e demos a oportunidade para eles produzirem oficinas e se apresentarem artisticamente”, contou o coordenador municipal da Juventude, Mateus Novais.

Prefeitura e Sesoc oferecem curso gratuito de Montagem e Reparação de Microcomputador

Domingo | 12.11.2017 | 11h00


A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania - Sesoc comunica  a oferta de Curso de Montagem e Reparação de Microcomputador, o qual tem como objetivo fornecer aos alunos habilidades e competências básicas para o desenvolvimento da atividade de Montador e Reparador de Microcomputador, viabilizando condições adequadas para a iniciação profissional no mercado de trabalho. As inscrições estão sendo realizadas na Central dos Conselhos - Rua Iluminato Lôbo, 33 - Centro.

Polícia Federal vai ampliar combate à corrupção, diz novo diretor-geral

Domingo | 12.11.2017 | 09h00
Autor: Agência Brasil


Nomeado pelo presidente Michel Temer, o novo diretor-geral da Polícia Federal (PF), Fernando Segóvia, foi empossado hoje (10) pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Torquato Jardim. Ele substitui Leandro Daiello, que permaneceu no cargo durante seis anos. Após a posse, Segóvia disse que a PF pretende ampliar ações de combate à corrupção e abrir novas frentes de investigação na Operação Lava Jato. “A Lava Jato, na realidade, é uma das operações de combate à corrupção no país. O que a PF pretende é aumentar, ampliar o combate à corrupção. Então não será só uma ampliação, uma melhoria na Lava Jato, será em todas as operações que a PF já vem empreendendo. Bem como ampliar, criar novas operações”, disse. Em seguida à posse, Segóvia se reuniu com a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, uma das primeiras atividades do diretor no cargo. Formado em Direito pela Universidade de Brasília, Segóvia está há 22 anos na PF. Foi superintendente regional no Maranhão e adido policial na África do Sul. Em boa parte de sua carreira, exerceu funções de inteligência nas fronteiras do Brasil. Leandro Daiello estava no cargo desde 2011, nomeado na gestão do então ministro da Justiça José Eduardo Cardozo e já havia manifestado interesse em deixar o cargo.

Policiais civis decidem por manifestação na ALBA por melhores condições de trabalho

Sábado | 11.11.2017 | 18h00


Foto: Ascom / Sindpoc

Em assembleia realizada nesta sexta-feira (10), no Teatro do ISBA, em Ondina, os policiais civis aprovaram "ocupar" a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) na próxima segunda (13) e terça-feira (14). O objetivo da ação é pressionar os deputados estaduais a incluir Emendas ao Projeto-Lei 22.549/2017, que altera a estrutura remuneratória dos policiais civis e militares. A categoria reivindica a inclusão da Aposentadoria com Integralidade, pagamento da GAP 5 para os policiais novos, GAPJ e GAJ, aumento do auxílio-alimentação e adicional de periculosidade. A categoria reafirmou, em nota enviada à imprensa, que "não irá aderir à escala do carnaval, caso a gestão estadual não faça a correção dos valores pagos pelas diárias, horas extras e o plantão do carnaval de 2018". De acordo com o presidente do Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública do Estado da Bahia (Sindpoc), Marcos Maurício, os policiais civis darão continuidade às mobilizações e intensificarão as manifestações de rua em Salvador e no interior baiano. "As entidades ratificaram o foco da luta pela reestruturação remuneratória a qual segue critérios técnicos, jurídicos, constitucionais e profissionais baseados na atividade de investigação criminal e de polícia judiciária", afirmou.

Câmara de Vereadores aprova em sessão extraordinária projeto de termo de liquidação e renegociação de dívida de pequenos agricultores de Brumado

Sábado | 11.11.2017 | 17h00
Autor: Ascom - Eliana Costa Silva


Foto: Brumado Urgente

Na sessão desta sexta-feira, 10 de novembro, a gerente do Banco do Nordeste, Denise Caroline Bezerra de Oliveira Sá usou a Tribuna Livre para falar sobre Termo de Liquidação e Renegociação de Dívida dos pequenos agricultores deste Município, ressaltando a importância da sua efetivação para que os produtores rurais possam ter a oportunidade de realização de negócios com a instituição financeira, proporcionando o aquecimento da economia local. Durante o seu pronunciamento a mesma relatou que já havia participado de reunião com o prefeito municipal a fim de que obter apoio da municipalidade para a viabilização da quitação das dívidas do crédito rural, sendo para isso necessário projeto de lei para aprovação do legislativo. Em virtude da exiguidade do tempo previsto na Lei Federal nº 13.340/2016, que trata sobre a renegociação da dívida, assim que recebido o projeto de lei, que foi encaminhado à Câmara de Vereadores em regime de urgência/urgentíssima, o presidente Léo Vasconcelos em concordância com os demais vereadores, definiu pela realização da sessão extraordinária, convocada logo após o término da Ordinária. O Projeto de Lei nº 041/2017 foi aprovado por unanimidade, devendo seguir para sanção do Executivo Municipal. Encerrando a sessão o presidente, Léo Vasconcelos agradeceu aos vereadores destacando que a aprovação do projeto de lei irá amparar o homem do campo, que e, sem dúvida, merecedor deste benefício, visto que passa por tantas dificuldades. “Somos parceiros dos agricultores e estaremos sempre prontos a colaborar para que possam ter benefícios que ofereçam o aumento de suas lavouras e melhoria da qualidade de vida”, pontuou.  

Idoso é preso suspeito de estuprar criança de seis anos; ele nega o crime

Sábado | 11.11.2017 | 16h00
Autor: G1


Um idoso de 65 anos foi preso na cidade de Antas, a cerca de 340 km de Salvador, suspeito de estuprar a neta da companheira dele, uma menina de seis anos. A informação é da Polícia Civil. João Miguel Bonfim foi preso na quinta-feira (9), após a mãe da vítima denunciar o caso na delegacia da cidade. Conforme apontam as investigações, a mãe da criança denunciou o caso no dia 7 de novembro e apresentou uma declaração médica que mostrava lesões na região genital da garota. O idoso, acompanhado de um advogado, foi à unidade policial e negou o crime. Apesar dele negar o crime, o delegado Rodrigo Albuquerque, titular da delegacia de Antas, encaminhou a vítima para exame médico no Departamento de Polícia Técnica (DPT), e pediu prisão temporária do suspeito à Justiça. João Miguel foi levado para a penitenciária de Paulo Afonso.

Brumado: Após reunião vereadores definem pela continuação das sessões ordinárias às sextas-feiras

Sábado | 11.11.2017 | 15h00
Autor: Ascom - Eliana Costa Silva


Foto: Brumado Urgente

Após a realização da sessão ordinária e extraordinária ocorridas nesta sexta-feira, 10 de novembro, os vereadores que compõem o legislativo brumadense se reuniram a fim de deliberarem sobre o dia e horário da realização das sessões ordinárias, quando chegaram ao acordo de que as sessões continuarão a serem realizadas às sextas-feiras, alterando o horário de nove horas para oito horas. O presidente Léo Vasconcelos esclarece que esse horário será mantido até o final do ano, quando acontecerá o recesso parlamentar, voltando a ser novamente discutido assim que retornarem aos trabalhos legislativos no ano de 2018. “Na reunião realizada exclusivamente para discussão deste assunto chegamos ao consenso que deveríamos permanecer com a realização das sessões às sextas-feiras, alterando apenas o horário para mais cedo, 8h00, até o final do período legislativo. Voltaremos a nos reunir para discussão do assunto tão logo retornemos para início dos trabalhos em 2018”.

Uneb promove I Encontro de Universidade Aberta à Terceira Idade e Envelhecimento Ativo em Brumado

Sábado | 11.11.2017 | 14h00


O I Encontro de Universidade Aberta à Terceira Idade e Envelhecimento Ativo, promovido pelo Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias da Uneb, será realizado no dia 14 de novembro, de 14h às 19h. O encontro acontece no Campus XX, localizado na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, 300, em Brumado. A programação inclui palestras e oficinas de massoterapia e massagem relaxante, beleza e envelhecimento, nutrição e dicas para uma alimentação melhor e prevenção e saúde. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 14.

Mega-Sena acumulou novamente e pode pagar R$ 24 milhões hoje

Sábado | 11.11.2017 | 13h00


O prêmio principal da Mega-Sena poderá pagar R$ 24 milhões a quem acertar as seis dezenas do concurso 1.987, que será sorteado no sábado (11), fechando as extrações em comemoração à Proclamação da República. Aplicado na poupança o prêmio renderia quase R$ 113 mil por mês, o suficiente para comprar quase quatro carros populares. No sorteio do concurso 1.986, realizado na quinta-feira (9), em Samambaia, cidade satélite de Brasília, ninguém acertou os seis números. As dezenas sorteadas foram 23, 36, 43, 44, 55 e 56. Mesmo sem aposta contemplada com o prêmio principal, na segunda faixa, com cinco acertos, 41 apostas receberam o prêmio de R$ 46.212,57 cada. Outras 3.164 apostas acertaram quatro números e levaram R$ 855,47 cada. O sorteio do concurso 1.987 da Mega Semana da República será realizado às 20h (horário de Brasília).

Inep altera data de aplicação do Encceja para pessoas privadas de liberdade

Sábado | 11.11.2017 | 13h00
Autor: Agência Brasil


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou hoje (10) que a data da aplicação da edição de 2017 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Encceja) foi modificada e ocorrerá, agora, nos dias 19 e 20 de dezembro. Anteriormente, o exame seria realizado nos dias 21 e 22 de novembro. De acordo com o Inep, a mudança ocorreu devido a “adequação de logística” entre o instituto e o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), em virtude da proximidade da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que tem o segundo e último dia de provas neste domingo (12). O Encceja é direcionado às pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos em idade própria. Os participantes que buscam a certificação do ensino fundamental precisam ter, no mínimo, 15 anos completos na data da prova. Quem busca a certificação do ensino édio tem que ter, no mínimo, 18 anos completos. O exame será realizadas nas unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelos órgãos competentes e será dividido em quatro provas objetivas, por nível de ensino, e uma redação. Cada prova objetiva tem 30 questões de múltipla escolha. Cada unidade prisional ou socioeducativa tem um responsável pedagógico com acesso ao sistema de inscrição e suas funcionalidades. Além de responsável pela realização e acompanhamento das inscrições, compete a ele a obrigação de realizar o ensalamento e a exclusão de participantes que tiverem sua liberdade decretada. Ainda segundo o Inep, o responsável pedagógico acessará os resultados obtidos pelos participantes, pleiteará sua participação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e em outros programas de acesso ao ensino superior. O responsável pedagógico também fica responsável por divulgar as informações sobre o exame aos participantes.