Barra Urgente

Barra Urgente


Mundo: EUA lançam pela 1ª vez maior bomba não-nuclear no Afeganistão

Quinta | 13.04.2017 | 16h12


MOAB, bomba do tipo lançado no Afeganistão (Foto: Força Aérea dos Estados Unidos)

Os Estados Unidos lançaram pela primeira vez uma bomba MOAB GBU-43, apelidada de "mãe de todas as bombas", no Afeganistão, segundo informou o Pentágono nesta quinta-feira (13). Esta bomba é a mais potente não-nuclear já usada pelos EUA, segundo o Pentágono. De acordo com o porta-voz do órgão Adam Stump, ela tem 11 toneladas de explosivos. O artefato foi usado na provícia de Nangarhar, no Afeganistão, para atacar túneis e cavernas usadas pelo Estao Islâmico na região. Segundo o porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer, o ataque foi lançado às 19h locais (por volta de 11h30, pelo horário de Brasília). "Os Estados Unidos leva muito a sério a luita contra o Estado Islâmico e para destruir o grupo temos que tirar dele espaço de operação, que foi o que fizemos", disse Spicer. A bomba foi lançada por uma aeronave MC-130, operada pelo Comando de Operações Especiais da Força Aérea, disseram fontes militares da CNN. Os militares estão atualmente avaliando os danos causados. A bomba foi desenvolvida durante a Guerra do Iraque.

Chefe orienta como escolher itens frescos para a Páscoa

Quinta | 13.04.2017 | 15h09


(Foto: Reprodução)

Semana Santa é sinônimo de aumento do consumo de peixes e frutos do mar e o cuidado para a compra desses itens deve ser redobrado. O chefe consultor do Grupo LemosPassos, Jesus Almeida, dá dicas sobre o que avaliar para escolher os produtos mais frescos para a data. Ao comprar peixes não congelados, por exemplo, é preciso observar se a pele do pescado está brilhante e suas escamas firmes, indicativos de que ele é fresco. “O olho do peixe deve estar sempre vivo e brilhante. Já as guelras precisam estar sempre avermelhadas, até mesmo no peixe congelado. No peixe fresco, elas também devem ser viscosas”.  Segundo o chefe, o cheiro do pescado deve ser característico de frutos do mar, mas não deve ter o odor forte de amônia, que indica a decomposição da carne. Uma outra dica para ter certeza que o pescado é fresco é apertar a barriga para ter certeza que a musculatura está firme. Já o camarão seco, ingrediente da maioria dos pratos da culinária baiana, deve ter uma coloração bonita, não ter umidade e ter o cheiro característico de mar, salgado e sem arder. “Essas dicas também valem para o bacalhau. Além disso, no caso do pescado salgado, é preciso ficar atento se existem manchas pretas ou alaranjadas que indicam mofo”. Almeida ensina que a cor da carne do bacalhau precisa ser clara, quase translúcida. Já o camarão fresco deve ter cor translúcida e branca, sem manchas.

Lula diz não saber o que acontecerá, mas garante que vai disputar a Presidência

Quinta | 13.04.2017 | 14h13
Autor: Tribuna da Bahia


(Foto: Reprodução)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu-se nesta quinta-feira, 13, das acusações feitas em delação pelos ex-executivos do grupo Odebrecht e deixou claro que, mesmo não sabendo o que vai lhe acontecer, está no páreo para disputar novamente a presidência da República nas eleições gerais de 2018."Não sei o que vai acontecer comigo, mas estou na disputa e vou provar que este País pode voltar a ser feliz", disse o petista à Rádio Metrópole de Salvador. A entrevista foi divulgada nas páginas de Lula nas redes sociais. O ex-presidente mandou um recado aos adversários: "Podem ficar certos que eu vou brigar pra voltar, pra fazer muito mais, porque já fiz este País ser quase a quinta economia do mundo." Indagado como recebeu as delações da Odebrecht, cujos vídeos e transcrições foram liberados a público nesta quarta-feira, 12, após o levantamento do sigilo pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin, Lula disse que há dois anos não consegue passar um dia sem ver "uma denúncia, uma leviandade, uma mentira" envolvendo o seu nome. Mas disse estar tranquilo com a situação e que terá a oportunidade, no dia 3 de maio, no depoimento que prestará ao juiz responsável pela Operação Lava Jato, Sérgio Moro, para esclarecer todos os fatos. 

UFRB abre processo seletivo para professores em diversas áreas

Quinta | 13.04.2017 | 13h12


(Foto: Divulgação)

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) está com processo seletivo simplificado aberto para professores de diversas áreas para atuar no Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB), em Cruiz das Almas. A contratação é por tempo determinado e contempla vagas para Ciências Biológicas, Biodiversidade, Saúde Animal, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. As inscrições estão abertas até o dia 17 de abril e podem ser feitas apenas pelo candidato, exclusivamente de forma presencial. Os interessados devem requerer sua inscrição na Secretaria Administrativa do CCAAB (SECAD). 

Após lista, vice da Câmara defende que Temer retire reforma da Previdência

Quinta | 13.04.2017 | 12h05


(Foto: Reprodução)

O vice-presidente da Câmara, Fábio Ramalho (PMDB-MG), defendeu que a reforma da Previdência seja retirada do Congresso Nacional pelo presidente Michel Temer. O vice-presidente, que é integrante do partido de Temer, afirmou que a divulgação dos novos alvos da Lava Jato fazem o momento ser "de muita tensão". "Neste momento é muito ruim passar qualquer tipo de reforma aqui no Parlamento. Eu se fosse o governo recolhia ela [a da Previdência]. É melhor recolher ela do que perder. E mandaria uma nova reforma discutida com a sociedade. É a melhor maneira de ganhar essa batalha", afirmou Ramalho. Ele ainda afirmou que "a sociedade brasileira é toda contra a reforma da Previdência". A divulgação da lista do ministro Edson Fachin esvaziou a Câmara dos Deputados e o Senado Federal nestas terça e quarta.

Partiu Estágio tem repercussão na Assembleia Legislativa

Quinta | 13.04.2017 | 11h06
Autor: Joana D'Arck | Assessoria Parlamentar


(Foto: Divulgação)

“Enquanto o governo ilegítimo do PMDB de Temer promove no país o recuo da educação a patamares do século passado, com cortes nas universidades federais e suspensão de bolsas estudantis para instituições privadas, na Bahia o governador Rui Costa avança cada vez mais com ações voltadas para a educação”. A comparação é do deputado estadual petista Zé Raimundo, ontem (11), ao repercutir, no plenário da Assembleia Legislativa, o recente anúncio do governador sobre 2mil 535 vagas de estágio disponíveis para universitários na administração pública estadual, por meio do Programa Partiu Estágio. O deputado destacou o investimento total do Governo do Estado nesta iniciativa, que será em torno de R$ 18 milhões anuais. De acordo com as informações oficiais, para participar, os estudantes devem se cadastrar no site do Partiu Estágio, no período de 11/04 a 2/05. É necessário ter idade mínima de 16 anos, estar regularmente matriculado em um curso universitário na modalidade presencial e ter concluído pelo menos 50% da graduação.

Sudoeste: Após tiroteio, adolescente é assassinado e jovem baleado em Itapetinga

Quinta | 13.04.2017 | 09h04
Autor: Itapetinga na Mídia


No início da noite desta quarta-feira (12), mais dois jovens foram baleados no município de Itapetinga, na localidade conhecida como Lunolândia – Bairro Nova Itapetinga. Uma das vítimas, o adolescente Luiz Eduardo Gonçalves da Silva, 17 anos, após ser baleado, foi socorrido às pressas e encaminhado ao HCR – Hospital Cristo Redentor / Fundação José Silveira, mas pouco tempo depois não resistindo aos ferimentos veio a óbito. Segundo informações colhidas com a irmã e esposa de Eduardo, ele teria sido perseguido por dois indivíduos não identificados em uma moto preta, vestidos com roupas pretas, que o alvejou, mas mesmo alvejado conseguiu se refugiar na casa de um tio na mesma rua, de onde foi socorrido até o hospital. Quanto a outra vítima, Victor Alves dos Santos, relatou que estava saindo da casa de sua sogra quando viu uma pessoa sendo perseguida por outros dois em uma moto preta, que tentou se esconder mas foi alvejado por bala perdida na região lombar, sendo encaminhado ao Pronto Socorro do HCR, onde aguarda regulação.

Caixa abre mais cedo nesta quinta para saques do FGTS inativo

Quinta | 13.04.2017 | 08h07


Agências da Caixa atendem em horário especial para saque do FGTS (Foto: Reprodução/TV Fronteira)

Caixa Econômica Federalanunciou que 1.305 de suas agências abrirão duas horas mais cedo nesta quinta-feira (13) para atendimento e saque de contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Nos locais em que os bancos abrem às 9h, a Caixa abrirá a partir das 8h e o fechamento acontecerá às 16h. A lista com a relação de agências com horário diferenciado está disponível no site da Caixa. Para facilitar o atendimento, os trabalhadores devem ter em mãos o documento de identificação e Carteira de Trabalho, ou outro documento que comprove a rescisão de seu contrato de trabalho. Para valores acima R$ 10 mil, é obrigatória a apresentação desses documentos. Desde o anúncio do saque das contas inativas, mais de 1,8 mil agências foram abertas em dois sábados: dias 18 de fevereiro e 11 de março. Já no último sábado (8) foram abertas mais de 2,1 mil agências no primeiro dia do saque do calendário para quem nasceu em março, abril e maio. Os demais sábados em que agências abrirão das 9h às 15h serão dias 13 de maio, 17 de junho e 15 de julho.

Brasil deve produzir 25,1% a mais de grãos em 2017, prevê IBGE

Quarta | 12.04.2017 | 20h13


(Foto: Reprodução)

Pela 6ª vez consecutiva, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aumentou a estimativa de colheita da safra de grãos para 2017. A previsão é de uma supersafra de 230,3 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 25,1% em relação ao ano passado. A expansão da produção agrícola é uma das apostas para a recuperação da economia brasileira. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (11), em Cuiabá. Na primeira estimativa para a safra de 2017, divulgada em novembro de 2016, a previsão era aumento de 13,9% e, em março, esse percentual evoluiu para 21,8% maior do que a de 2016. Em 2016, o país colheu 184 milhões de toneladas de grãos. 

Febre amarela: Fracionamento de vacina não será necessário, segundo ministro

Quarta | 12.04.2017 | 18h13


(Foto: Reprodução)

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, afirmou nesta segunda-feira (10) que foi decidido que não há necessidade de fracionamento de vacina contra a febre amarela neste momento no Brasil. De acordo com o ministro, "nas condições de hoje não haverá, por enquanto, recomendação de fracionamento". O anúncio foi feito após reunião na sede da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), na capital dos Estados Unidos, Washington. O fracionamento pode ser aplicado em casos de grandes epidemias, para que uma dose atenda a vários pacientes. Segundo a Agência Brasil, Barros lembrou que, se acontecerem fatos novos, como uma cidade muito populosa ser classificada como área de recomendação da vacina, é possível que o governo volte a discutir o fracionamento. Segundo ele, essa é uma possibilidade que já foi utilizada e, "nos estudos, desde que houve essa vacinação, as pessoas que tomaram a dose fracionada e integral têm a mesma quantidade de anticorpos". Pela manhã, o ministro se reuniu com a diretora da organização, Carissa Etienne, e tratou das prioridades para o ministério no momento, entre elas o aumento no número de casos de febre amarela e a informatização do Sistema Único de Saúde (SUS).

O fim da Farmácia Popular do Brasil

Quarta | 12.04.2017 | 16h08


(Foto: Reprodução)

Na Ladeira dos Galés, em Brotas, zona central de Salvador, a unidade da Farmácia Popular fechou as portas há alguns meses. Em toda a cidade, 14 unidades encerraram as atividades e outras 43 espalhadas em 37 municípios. A decisão do Governo Federal, anunciada no final do mês passado, atinge em cheio uma população que recebia medicamentos gratuitos, e que agora terão que recorrer aos postos e centros de saúde e às unidades conveniadas do programa “Aqui Tem Farmácia Popular do Brasil”, feito com a rede privada. No final do mês passado, o Governo Federal informou que não mais iria financiar as unidades próprias do programa Farmácia Popular. Em reunião com representantes do Ministério da Saúde e secretários estaduais e municipais da área, ficou decidido que as unidades não mais receberão verbas da União a partir de maio. Caso os municípios optem pela manutenção das unidades, deverão arcar com os custos.  

Travestis e transexuais podem ter nome social em cartões de contas

Quarta | 12.04.2017 | 14h05


(Foto: Reprodução)

Travestis e transexuais poderão ter o nome social em cartões de contas bancárias, instrumentos de pagamentos, em canais de relacionamento e em correspondências de instituições financeiras.O nome social é aquele escolhido por travestis e transexuais de acordo com o gênero que se identificam, independentemente do nome que consta no registro de nascimento.De acordo com portaria do Banco Central (BC), publicada hoje (11) no Diário Oficial da União, a exigência de completa identificação do depositante “não impede o reconhecimento da identidade de gênero de pessoas travestis e transexuais, inclusive mediante utilização do nome social em cartões de acesso a contas e instrumentos de pagamento, em canais de relacionamento com o cliente, na identificação de destinatários de correspondências remetidas pela instituição financeira, entre outros, bem como no atendimento pessoal do cliente.”

Bahia registra maior aumento da produção industrial

Quarta | 12.04.2017 | 13h03


(Foto: Reprodução)

O acréscimo no ritmo da produção industrial nacional na passagem de janeiro para fevereiro de 2017, série com ajuste sazonal, foi acompanhado por nove dos 14 locais pesquisados. Os maiores avanços foram na Bahia (2,8%), que eliminou parte da perda de 4,2% registrada em janeiro, e em Santa Catarina (2,8%), no quarto mês consecutivo de crescimento, acumulando expansão de 7,4% nesse período. Rio Grande do Sul (2,2%), Rio de Janeiro (2,2%), Goiás (2,1%), Minas Gerais (2,0%), Paraná (1,9%), Região Nordeste (1,1%) e São Paulo (0,2%) completaram o conjunto de locais que mostraram aumento na produção nesse mês. Por outro lado, Pernambuco (-7,8%), Pará (-4,1%) e Espírito Santo (-3,9%) apontaram os resultados negativos mais acentuados em fevereiro de 2017, após crescimento no mês anterior: 2,6%, 4,6% e 4,3%, respectivamente. As demais taxas negativas foram assinaladas por Amazonas (-1,1%) e Ceará (-1,0%).

Receita recebeu 10 mi de declarações até esta segunda; na Bahia foram 407 mil

Quarta | 12.04.2017 | 10h11


(Foto: Reprodução)

A Receita Federal recebeu 10 milhões de declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física até as 17h desta segunda-feira (10). O órgão federal espera que 28,3 milhões de contribuintes detalhem seus ganhos referentes ao ano passado. Na Bahia, foram recebidas 407.781 declarações nesse período, mas existe a expectativa de que sejam entregues 1.150.000 declarações em todo o estado até o final do prazo. Os contribuintes têm até 28 de abril para entregar a DIRPF 2017.

Governo diz ao STF que cabe ao Legislativo discutir aborto

Quarta | 12.04.2017 | 08h05


(Foto: Reprodução)

Advocacia-Geral da União (AGU), órgão que representa o governo federal junto à Justiça, enviou nesta segunda-feira (10) parecer ao Supremo Tribunal Federal (STF) no qual disse que cabe ao Poder Legislativo discutir o aborto. O parecer da AGU foi enviado na ação em análise na Corte que trata da descriminalização do aborto. O PSOL argumenta que impedir a interrupção das gestações viola os princípios fundamentais das mulheres. Há cerca de duas semanas, a ministra relatora do caso, Rosa Weber, pediu ao presidente Michel Temer que se pronunciasse sobre o assunto. A magistrada também pediu posicionamentos à Câmara e ao Senado. "Quando se discutem temas essenciais ao funcionamento de um regime democrático, como o dos direitos fundamentais – no caso dos autos, o direito à vida – tem-se que esses [temas] não podem ser subtraídos do Poder competente que representa toda a sociedade, qual seja, o Poder Legislativo", diz o parecer da AGU.

Placar mostra 273 votos contrários e 100 a favor da reforma da Previdência

Terça | 11.04.2017 | 20h05


(Foto: Reprodução)

A atualização do Placar da Previdência, levantamento realizado pelo Grupo Estado com deputados a respeito de reforma que tramita na Câmara, mostra que o número de parlamentares contrários à proposta subiu para 273, enquanto o dos que são a favor continua em 100. Na manhã desta terça-feira (11) havia 35 indecisos; 62 não quiseram responder; 41 não foram encontrados, e um disse que deve se abster. O levantamento também mostrou que 70 deputados são a favor, mas com alteração da idade mínima para mulheres e 54 apoiam as mudanças mas com alteração da idade mínima para homens. Além disso, 74 são favoráveis, mas com criação de uma regra de transição para homens com menos de 50 anos e mulheres com menos de 45 anos, e 77 defendem a retirada da exigência de 49 anos de contribuição para ter o direito de benefício integral. 

Fachin pede que plenário do STF julgue ação sobre doação de sangue por gays

Terça | 11.04.2017 | 19h12


(Foto: Reprodução)

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), emitiu um despacho em que reafirma à presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, que a ação sobre a doação de sangue por homossexuais está liberada para ser incluída na pauta de julgamentos em plenário. Fachin ressaltou que, desde a manifestação da Procuradoria-Geral da República (PGR) na ação, em setembro do ano passado, o assunto está apto a ser levado para discussão em plenário. “Reitero a liberação da presente ação direta para inclusão em pauta de julgamento do plenário deste Tribunal, conforme ato realizado em 06/09/2016, inexistindo ato decisório obstativo de tal inclusão”, escreveu o ministro no despacho divulgado ontem (10). Cabe a Cármen Lúcia definir a agenda do plenário do STF. Em junho do ano passado, Fachin já havia se manifestado a favor de uma apreciação rápida do processo, ao decidir abreviar a tramitação da ação em que o PSB contesta normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Ministério da Saúde que proíbem a doação de sangue por homens homossexuais que tiveram relações sexuais nos últimos 12 meses. 

IFBA tem 750 vagas em seleção para graduação EAD; inscrições gratuitas

Terça | 11.04.2017 | 18h08


(Foto: Divulgação)

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) oferece 750 vagas do processo seletivo 2017.1. As inscrições são gratuitas e acontecem de 26 de abril até 10 de maio, exclusivamente, no site do IFBA. Os cursos disponíveis são de graduação Licenciatura em Computação, Licenciatura em Física e Licenciatura em Matemática, todos na modalidade de Educação a Distância (EAD), através do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). As informações do processo seletivo já estão no edital.As vagas estão distribuídas em 12 polos de apoio presencial situados em Brumado, Camaçari, Dias D’Ávila, Ilhéus, Irecê, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mata de São João, Paulo Afonso, São Francisco do Conde, Seabra e Simões Filho.Do total de vagas, 20% são destinadas a professores em exercício da rede pública federal, estadual ou municipal. 

Reforma trabalhista trará mudanças em 100 pontos da CLT, diz relator

Terça | 11.04.2017 | 17h03


(Foto: Reprodução)

O relatório sobre a reforma trabalhista, do deputado Rogério Marinho (PSDB-RN), que deve ser apresentado na quarta-feira (12) mexerá em 100 pontos da septuagenária Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). "É uma modernização da legislação trabalhista que estamos fazendo", afirmou o deputado. O projeto dá força de lei aos acordos coletivos negociados entre empresas e trabalhadores em vários pontos. Entre eles, permite que sindicatos e empresas negociem jornadas de até 12 horas diárias, desde que respeitado o limite de até 48 horas por semana (contabilizando horas extras). O projeto propõe ainda que patrões e empregados negociem o trabalho remoto (fora do ambiente da empresa), remuneração por produtividade e registro de ponto. O relator afirmou também que vai manter no relatório a regulamentação do trabalho intermitente - que permite jornadas inferiores a 44 horas semanais - e o fim da obrigatoriedade do pagamento do imposto sindical. Marinho disse que o relatório também vai contemplar ao menos duas salvaguardas ao trabalho terceirizado que não constavam do projeto aprovado pela Câmara e sancionado pelo presidente Michel Temer. Uma das proteções que serão colocadas é restringir que empresas demitam seus funcionários e os recontratem na sequência como terceirizados.