Barra Urgente

Barra Urgente


Mais de 70% dos adolescentes baianos não irão às urnas em outubro

Quinta | 03.07.2014 | 19h19
Autor: Da Redação


A juventude se mostra indignada com a atual situação política da Nação (Foto: Reprodução)

“Ainda preciso amadurecer um pouco nesse sentido de eleição, saber em quem votar. Não podemos escolher qualquer pessoa para nossa política”. A justificativa vem do estudante Carlos Coelho, de 16 anos. Apesar de ter o direito de votar, o adolescente não fez o registro eleitoral. E faz parte dos cerca de 71% de baianos com 16 e 17 anos que não irão as urnas em outubro.

 

O dado foi obtido a partir do cruzamento de informações do Censo de 2010 do IBGE e das estatísticas do eleitorado disponíveis no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). De acordo com o IBGE, a estimativa é que, em 2014, aproximadamente 560 mil baianos teriam idade para optar ou não pelo voto. Ainda que tenham esse direito, o número de títulos emitidos para a faixa etária foi 162 mil.

 

O número baiano é superior à adesão nacional. Enquanto no Brasil 20% dos adolescentes fizeram o registro, na Bahia o título foi emitido por 29% deles. Tal como Coelho, Juan Pierre segue no mesmo coro. “Tenho vários motivos (para não fazer o título de eleitor). Primeiro que não vejo candidatos bem sucedidos. E, segundo, eles não merecem meu tempo pra tirar o título e nem ir votar”, reclama Pierre. Ambos não participaram da série de manifestações de 2013, quando parte da juventude foi às ruas com a justificativa de “um Brasil melhor”.

Equipe do Barra Urgente visita Comando da PM na sede em Brumado

Quinta | 03.07.2014 | 16h02


Foto reprodução

São doze cidades, inclusive Barra da Estiva,  que pertencem ao comando da Polícia Militar localizado em Brumado-BA,  atualmente sob a responsabilidade do Major Sílvio Berlink, que aliás, vem desenvolvendo um trabalho elogiado por muitos. Em Barra da Estiva e cidades circunvizinhas, a extensão de comando de Berlink é realizada pelo Tenente Francisco Sousa.

 

O local está em reforma com o intuito de trazer mais mobilidade para todos que por lá transitam, e também para oferecer melhores condições de trabalho para os profissionais que lá atuam.

 

Major Berlink recebeu a equipe do Barra Urgente com a presteza e educação de sempre, e comentou sobre a importância da informação de qualidade chegar ao conhecimento da população, visto que hoje em dia a internet tornou-se o meio mais utilizado de busca de informação por todas as classes sociais.

 

Novo Cidadão: Bebês cariocas já vão sair da maternidade com RG

Quinta | 03.07.2014 | 13h55
Autor: Informações do Correio


Foto: Reprodução

As mães que não tiverem certidão de nascimento ou carteira de identidade também serão atendidas pelo programa. O serviço é gratuito. Ao procurarem o posto do Detran, as famílias receberão um formulário que garantirá a gratuidade para a retirada da segunda via da identidade, obrigatória antes dos 18 anos. 

 

Um posto de identificação e um cartório serão instalados em cada uma das maternidades. A primeira unidade a receber o Novo Cidadão será o Hospital Estadual da Mulher, em São João de Meriti.

 

A expectativa é que, até o fim do ano, outras seis unidades hospitalares da rede pública do Rio estejam inseridas no programa. "Temos que motivar médicos, enfermeiros, assistentes sociais a trabalharem com esse serviço e estimularem 

Barra da Estiva: Cães de rua é um problema recorrente

Quinta | 03.07.2014 | 12h00
Autor: Cleiton Gomes / Barra Urgente


Foto: Cireneu Alves

Essa é uma problemática sempre vista em grandes e pequenas cidades do país, algumas delas adotam medidas para amenizar e até resolver a questão.

 

Em Barra da Estiva é fácil encontrar esses animais perambulando pelas ruas, muitos deles em estado crítico, como é o caso desses cachorros flagrados pela equipe do Barra Urgente, machucados, maltratados.

 

O fato de esperar apenas que o poder público resolva tal questão é o que mais acontece, porém, é preciso que toda a população também se conscientize para não contribuir com o crescimento dos habitantes caninos perdidos na cidade. Uma das medidas, por exemplo, a ser tomada, seria não colocar na rua um cão que não se quer mais, sempre terá alguém disposto a ficar com o bicho, é preciso procurar.

Foto: Cireneu Alves

Pesquisa aponta Obama como pior presidente desde a Segunda Guerra.

Quinta | 03.07.2014 | 10h33
Autor: Bahia Notícias


Foto: Divulgação

Uma pesquisa feita pela Universidade de Quinnipiac revela que cerca de um terço dos eleitores americanos consideram Barack Obama o pior presidente dos Estados Unidos desde o fim da Segunda Guerra, em 1945.

 

O resultado do levantamento aponta que 33% dos eleitores consideram Obama o pior presidente dos últimos 69 anos, o segundo pior é George W. Bush, com 28%.Entre os 1.446 entrevistados, 39% acreditam ele fez um trabalho melhor que Bush, enquanto 40% consideram que ele foi pior que o antecessor. Apesar da alta na popularidade, que foi de 38% para 40%, Obama recebeu notas negativas em temas como economia, relações exteriores, saúde e terrorismo.

 

Sua a melhor nota foi na categoria meio-ambiente. A pesquisa aponta ainda que o melhor presidente do período é Ronald Reagan, que comandou o país de 1981 a 1989.

 

Ayrton Senna do Brasil - modelo de motivação

Quinta | 03.07.2014 | 08h46
Autor: Cleiton Gomes / Barra Urgente


Ayrton Senna da Silva

Acordar todos os dias de bem com a vida e com a motivação elevada não é uma tarefa fácil, os percalços da vida, os tormentos cotidianos algumas das vezes acabam por esfriar o entusiasmo de qualquer ser humano. De onde tirar forças, o que fazer para nunca perder o foco e a fé de alcançar os objetivos pessoais e profissionais?

 

Alguns exemplos de vida, ídolos ou um alguém com quem convivemos têm o dom de nos ensinar a manter viva a tal esperança. Por falar em ídolos, com certeza todos aqueles que um dia ouviram dizer sobre Ayrton Senna da Silva ou Ayrton Senna do Brasil como era carinhosamente chamado, sabem que ele era um atleta altamente preparado fisicamente, mentalmente e espiritualmente, claro que existiam seus momentos de fraquezas, mas seu preparo conseguia sobrepor às incógnitas da vida.

 

Três vezes campeão mundial de Formula 1, ele até hoje é lembrado por suas proezas e autoestima em todas as corridas, mas Senna não brilhava apenas como atleta, ele era ídolo como pessoa, conseguia passar lindas mensagens motivacionais a todos os brasileiros, sua história de vida e palavras de estímulo são sempre usadas em palestras, uma delas é um grande ensinamento que o Barra Urgente quer compartilhar com você.

Seleção de futsal de Barra da Estiva em destaque

Quinta | 03.07.2014 | 07h27
Autor: Cleiton Gomes / Barra Urgente


Foto: ASCOM/PMBE

Conseguir um lugar ao sol no disputado mundo de futebol é uma tarefa árdua e às vezes impossível, principalmente quando se trata de times do interior da Bahia, pois a falta de apoio e a dificuldade de criar um centro de treinamento apropriado para que os atletas possam se adequar à realidade dos grandes times, são na maioria das vezes um desestímulo.

 

Algumas Prefeituras tentam suprir essa barreira, ao apoiar de certa forma as seleções municipais, como exemplo a seleção de Barra da Estiva, que conseguiu conquistar um importante título de campeã baiana de futsal do sudoeste, o que elevou a autoestima dos atletas e a confiança de seus torcedores apaixonados que se fizeram presentes em quase todos os jogos do campeonato.

 

Barra da Estiva, além de terra do café e do morango, também é celeiro de grandes jogadores de futsal. Esse é o poder do esporte, sobretudo do futebol, em que o amor pela bola supera qualquer dificuldade e faz com que todos se contagiem com a emoção fascinadora de cada jogo. 

Colégio Estadual Necy Antônio Duarte de Barra da Estiva é referência em educação

Quarta | 02.07.2014 | 20h15
Autor: Izidy Ramel / Jornalista Barra Urgente


Foto: Reprodução

A boa educação é o que de mais precioso as crianças e adolescentes podem ter em suas vidas, já que é devido a isso que eles têm um bom desenvolvimento em sua fase adulta. Barra da Estiva possui um Colégio Estadual, cujo nome é Necy Antôno Duarte, que é referência em educação na região, o que traz muito orgulho para a cidade.

 

O Colégio realiza bianualmente feiras culturais que são bem movimentadas, o que faz com que cada vez mais pessoas tanto da região como de fora, conheçam a metodologia utilizada. Segundo o site escolas.educacao.ba.gov.br/node/13089, o colégio supracitado possui 44 alunos no ensino fundamental – séries finais – e 702 alunos  no ensino médio.

 

O mesmo site informa ainda que foi realizado em 2012 um investimento de R$ 1.039.400,00 (um milhão trinta e nove mil e quatrocentos reais) referente às despesas com pessoal, terceirizados, manutenção alimentação, escolar, água – energia e recursos diretos na escola.

O nome do colégio é uma homenagem ao padre Necy Antônio Duarte que teve importante participação na fomentação do cultivo do café no município.

 

 

 

Emprego: Mais empresas desistem de candidatos após consultarem perfil em redes sociais

Quarta | 02.07.2014 | 17h02
Autor: Da redação


Reprodução

Faz tempo que as redes sociais deixaram de ser só uma ferramenta para se comunicar com os amigos e se tornaram uma espécie de portfólio. Se por um lado o que se compartilha na internet pode levar alguém ao sucesso instantâneo, por outro, pode queimar o filme.

 

E isso também vale para o mundo corporativo. Uma pesquisa do site de anúncios de empregos CarrerBuilder divulgada nesta segunda-feira mostra que o número de companhias que eliminam candidatos de processos seletivos por conta de postagens na internet tem crescido nos últimos três anos.

 

 Em 2012, 34% dos empregadores que pesquisam os perfis de aspirantes a funcionários em redes sociais disseram ter encontrado conteúdos que os fizeram desistir de contratá-los. Em 2013, esse índice subiu para 43% e chegou a mais da metade (51%) deles este ano.

Necessidade de readequação nas linhas de ônibus intermunicipais em Barra da Estiva

Quarta | 02.07.2014 | 14h50
Autor: Cleiton Gomes / Barra Urgente


Foto: Reprodução

Ao aproximar-se o aniversário de Barra da Estiva que será comemorado no próximo dia 15 de julho, e ao acompanhar a questão da mobilidade das pessoas em se deslocarem para outras cidades da região, é notório que a população e seus visitantes sentem a necessidade de aprimoramento e readequação das linhas de ônibus intermunicipais disponíveis para os passageiros que dependem desse meio de transporte.

 

A precariedade na disponibilização de horários e algumas vezes o estado físico dos ônibus, são reclamações constantes. Difícil imaginar como a população de uma cidade em pleno desenvolvimento fique à mercê dessa situação em pleno século XXI.

Grade de proteção atravessa carro em acidente e idoso sobrevive na BA

Segundo a PRF, homem de 70 anos teria cochilado ao volante na BR-349. José Daltro da Boa Sorte.

Quarta | 02.07.2014 | 11h40
Autor: Do G1 BA com informações da TV Bahia


Foto: Esaú Oliveira Farias/Blog Cotidiano Policial)

Um idoso de 70 anos, identificado como José Daltro da Boa Sorte, sobreviveu a um acidente na BR-349, após uma grade de proteção metálica atravessar o carro que conduzia próximo a Bom Jesus da Lapa na região oeste da Bahia.

 

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o condutor dirigia o veículo no final da tarde de terça-feira (1º), quando teria cochilado ao volante. O carro saiu da pista e bateu contra uma proteção metálica, conhecida como guard rail, instalada perto de uma ponte sobre o rio São Francisco.

 

A proteção entrou pelo para-brisa e atravessou o carro inteiro. O idoso sobreviveu ao acidente e teve apenas ferimentos leves.

Comércio de Barra da Estiva aberto no feriado - exemplo a ser seguido

Quarta | 02.07.2014 | 10h18
Autor: Izidy Ramel / Jornalista Barra Urgente


Foto: Cireneu Alves

O Brasil é um país que tem vários feriados durante ano todo, a Bahia, especificamente, é um estado com diversas datas comemorativas, em que o costume é o comércio de grande parte das cidades fechar.

 

Barra da Estiva tem uma prática justamente contrária a esse costume, o que demonstra a visão de empreendedorismo dos comerciantes da cidade, visto que muitas pessoas utilizam exatamente os dias que são feriados para irem às compras.

 

Em contato com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Barra da Estiva, Lucivaldo Cordeiro, a redação do Barra Urgente foi informada de que a a CDL atua juntamente ao comércio com o livre arbítrio, a própria entidade não está em funcionamento hoje.

Responda a enquete do Barra Urgente

Dê a sua opinião!

Quarta | 02.07.2014 | 09h42
Autor: Barra Urgente


Foto: Divulgação

Você acredita que a seleção brasileira vai conseguir ser hexacampeã nesta copa do mundo?

 

Enquete Localizada na lateral esquerda da página inicial do site.

Responda! Vá lá e clique na resposta que você acredita! O que acha?

O homem que não toma banho há 60 anos

Quarta | 02.07.2014 | 08h15
Autor: Folha de São Paulo


Um homem que mora no sul do Irã está há 60 anos sem tomar banho, segundo relatou a agência de notícias estatal Irna. Identificado como Amoo Hadji, 80 anos de idade, ele leva a vida de forma primitiva, dormindo numa cabana construída por moradores do vilarejo de Dezhgah, na Província de Fars, situada próximo da área onde está instalado.

 

Além da sujeira que forma grossas camadas de crosta em sua pele e barba, o homem também é conhecido na região por gostar de fumar charuto contendo esterco de animais que pastam na região.

 

De acordo com a reportagem da Irna, Hadji se alimenta de pequenos animais e gosta de descansar num buraco no chão que se parece com uma cova. Não se sabe o que o levou a optar por esta vida.

Somos realmente independentes?

Quarta | 02.07.2014 | 07h37
Autor: Cleiton Gomes / Barra Urgente


Foto: Ilustração

A história relata vários gritos de independência em todo o mundo, os historiadores escrevem gloriosos momentos de libertações de diversos povos. Um movimento iniciado em 1821 em terras baianas com desfecho em 2 de julho de 1823, sob o comando do coronel José Joaquim de Lima e Silva, o povo baiano conseguiu dar seu tão esperado “grito de liberdade”.

 

Mas a pergunta que sobrevive até os dias atuais é se realmente o povo baiano tornou-se independente. Na amplitude geral percebe-se que o nordeste do Brasil é totalmente dependente das outras grandes regiões do país, dependente de matéria-prima, educação, saúde e outros meios fundamentais de sobrevivência.

 

Claro que ao estudar a história do Brasil é fácil perceber que há muito tempo a sua política era centralizada entre poucos estados, como é o caso da política do café com leite (poder concentrado entre Minas Gerais e São Paulo), e com isso, os investimentos públicos por sua vez, não chegavam até a Bahia, por exemplo.

 

A problemática com relação a essa dependência real de um povo é que nas páginas dos livros de história é quase tudo fantasioso e diferente do que de fato a população pode sentir na pele.

Somos realmente independentes?

Barra da Estiva: Ponto Velho já é tradição no São Pedro

Terça | 01.07.2014 | 19h09
Autor: Cleiton Gomes / Barra Urgente


Fotos: José Calor (Cal)

A comunidade do Ponto Velho já se destaca na região com sua tradicional festa de São Pedro, que aconteceu no último sábado dia (28) de junho. Como em todos os outros anos o evento conseguiu reunir um grande número de pessoas que foram homenagear o santo, com muita diversão e embalados ao som das bandas Swing do Balanço e Mistura Music.

 

Alguns representantes políticos da região prestigiaram o festejo, que também teve concurso de dança e quadrilha junina, e fizeram valer o título de “Arraiá do Ponto Veí”.

 

A equipe organizadora agradece ao público que esteve presente, e desde já convida a todos para que nos próximos anos retornem a participar do evento na comunidade.

Casas à luz de velas em Barra da Estiva

Terça | 01.07.2014 | 18h09
Autor: Izidy Ramel / Jornalista Barra Urgente


Foto: Cireneu Alves

Em pleno século XXI é impossível acreditar que a luz das velas seja a única forma de iluminação de uma residência urbana, mas essa é a realidade que algumas famílias de Barra da Estiva estão sendo obrigadas a conviver todos os dias.

 

Segundo informações colhidas pela equipe do Barra Urgente, moradores das ruas Nelson Gonçalves, Tenente José Correia e Av. Juvêncio Rodrigues de Souza, todas no bairro Cidade Nova, se queixam que todos os dias a partir das 18:00H acontece um blackout na energia elétrica de suas casas, o que as deixa no escuro,  mesmo com suas contas pagas em dia. Uma das possíveis causas desse problema é a sobrecarga de energia no transformador, em que o mesmo serve geralmente para receber 3.800 volts de energia e reduzí-la para 380 volts.

 

Todos esperam que tal problema seja resolvido o quanto antes possível, para que suas vidas noturnas voltem à normalidade pelo qual é de direito, uma vez que, diga-se de passagem, as contas de energia não param de chegar a suas casas.

Jovem é encontrada morta com cinto amarrado ao pescoço em Jequié

Polícia ainda não sabe se o ocorrido foi um homicídio ou suicídio

Terça | 01.07.2014 | 10h18
Autor: Do R7 com Record Bahia


Maria foi encontrada morta com um cinto no pescoço (Reprodução/Record Bahia)

Uma jovem foi encontrada morta sentada em uma cadeira com um cinto preso no pescoço no município de Jequié, localizado a 365 km de Salvador.

 

A vítima foi identificada como Maria Galdino Fernandes, de 20 anos. Ela havia nascido no município de Ipiaú e estava em Jequié para estudar.

 

A polícia tem informações de que, dias antes da morte, Maria havia postado, em rede social, fotos com familiares e parentes na qual dizia que amava a todos e que sentiria saudades.A polícia não sabe ao certo se o fato se trata de um homicídio ou de suicídio.

Plano real completa 20 anos

Terça | 01.07.2014 | 08h35
Autor: Cleiton Gomes / Barra Urgente


Plano Real é um programa brasileiro que foi criado com o objetivo de estabilização e reformas econômicas. Há exatamente 20 anos se iniciava no Brasil primeiramente como medida provisória com o nome de URV – Unidade Real de Valor, com regras de mudanças na economia do País.

 

Na época o então Presidente Itamar Franco tinha em suas mãos um Brasil com uma hiperinflação que amedrontava a nação, Fernando Henrique Cardoso que tinha a responsabilidade do cargo de Ministro da Fazendo reuniu-se com um grupo de economistas renomados para elaborar tal plano.

 

A popularidade e a eficácia do Real fez com que nas eleições seguidas Fernando Henrique se elegesse Presidente da República. O programa enfrentou três grandes crises mundiais e conseguiu sobreviver até os dias de hoje. O plano trouxe a ampliação do poder de compra da população, aumento do consumo e aumento da produção.

Zé Ribeiro tem candidatura confirmada e garante que está preparado para defender Brumado e região

Terça | 01.07.2014 | 06h18
Autor: Daniel Simurro | Brumado Urgente


O vereador Zé Ribeiro ao lado de Rui Costa durante a convenção do PT em Salvador (Foto: Divulgação)

Tido como um dos políticos mais carismáticos de Brumado, o vereador Zé Ribeiro (PT) está partindo para uma nova etapa de sua carreira, já que irá disputar uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia nas eleições de outubro. Ele que esteve participando na última sexta-feira (27) da convenção estadual do PT em Salvador, teve o seu nome confirmado pelo diretório estadual.

 

O Brumado Urgente falou com o vereador na manhã desta segunda-feira (30), o qual, logo de início, fez questão de ressaltar que “sei que é uma responsabilidade muito grande, mas estou preparado para esse novo desafio” e ainda acrescentou que “estou muito otimista, já que o nosso partido, a nível local se uniu fortemente em torno do meu nome, o que nos estimula ainda mais a fazer uma campanha muito dinâmica e participativa”. Ribeiro ainda destacou que “o homem público tem sempre que estar preparado para defender o povo, então, no meu caso, houve um grande chamamento para representar Brumado e região, então, diante disso, eu prontamente me coloquei à disposição, pois sou um soldado do partido”. 

 

Ele também destacou que “Rui Costa tem uma mentalidade muito dinâmica, o que também foi um grande estímulo para aceitar esse desafio, já que comungo dos meus ideais que ele, especialmente em assuntos concernentes aos jovens”. E finalizou declarando que “outro fator fundamental foi o apoio que recebi da ex-deputada Marizete Fernandes e do ex-vice governador Edmundo Pereira que garantiram que estarão do meu lado durante todos os momentos desta minha nova empreitada. Também quero agradecer aos meus colegas de partido, em especial, os vereadores Zé Carlos de Jonas e Catoze, que, em momento algum, deixaram de me incentivar”.